Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!

Mensagem não lida por Rafaelo »

ficou muito bom Sheldonn, deu uma melhorada e tanto. ficou novo praticamente e protegido oque é o principal, o conduite é pra isso mesmo proteger e deixar mais maleavel matendo a forma.

dica: quando for passar o chicote(sem conduite) pelo passa-fio aplique oleo no chicote isso facilita a entrada e nao deixa entrar agua.

da pra melhorar usando a tecido, consegui achar a bendita ja encomendei 2 rolo pra atualizar todo o meu chicote. vale muiiiito apena,lembrando que isso é usado em todos os carros de hoje em dia desde 93 o omega ja usava em seus arremates de pontas. o acabamento é show, fora a flexibilidade de ela fornece oque é o mais importante :wink:

:D
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... gratis-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... o-grud-_JM
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Surfin »

Ficou ótimo mesmo!
Eu concordo com o Rafaelo, trocaria a fita isolante por essa que ele achou agora (se não tivesse achado, acho que deixava só no conduíte)
Monza: SL/E 1993
Sheldonn
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por Sheldonn »

Rafaelo escreveu:ficou muito bom Sheldonn, deu uma melhorada e tanto. ficou novo praticamente e protegido oque é o principal, o conduite é pra isso mesmo proteger e deixar mais maleavel matendo a forma.

dica: quando for passar o chicote(sem conduite) pelo passa-fio aplique oleo no chicote isso facilita a entrada e nao deixa entrar agua.

da pra melhorar usando a tecido, consegui achar a bendita ja encomendei 2 rolo pra atualizar todo o meu chicote. vale muiiiito apena,lembrando que isso é usado em todos os carros de hoje em dia desde 93 o omega ja usava em seus arremates de pontas. o acabamento é show, fora a flexibilidade de ela fornece oque é o mais importante :wink:

:D
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... gratis-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... o-grud-_JM
Rafa obrigado pelos comentários amigo. Muito bom saber que você gostou do trabalho realizado no chicote, pois se uma pessoas extremamente detalhista como você achou que o serviço está bom é por que realmente está. A dica do óleo está anotada e falando nisso os fios foram lubrificados com WD-40 e algumas gotas de óleo Singer. Adorei o resultado, pois o WD-40 ao longo do tempo seca, mas deixa a proteção contra a umidade e o óleo singer permanece impedindo que os fios ressequem; particularmente adorei o resultado.

Em relação à fita tecido infelizmente terei de deixar para uma próxima oportunidade, pois no passo que as coisas tem andado, preciso montar a porta por que posso precisar do carro a qualquer momento, mas para um futuro próximo comprarei a fita tecido e deixarei aqui para efetuar a atualização do chicote.

Outro ponto importante que queria te perguntar é a respeito dos passadores dos fios. Vc percebeu que eles estão melados de tinta. Como faço para efetuar limpeza dessa peças de borracha aguarás, querosene ou outro produto? E depois dessa limpeza o que devo aplicar para reviver a borracha, alguma espécie de óleo? Aguardo contato meu amigo.
Surfin escreveu:Ficou ótimo mesmo!
Eu concordo com o Rafaelo, trocaria a fita isolante por essa que ele achou agora (se não tivesse achado, acho que deixava só no conduíte)
Surfin obg pelo comentário meu caro. Segui a recomendação do Rafaelo e aí está o resultado. Como disse acima a fita tecido ficará para uma próxima oportunidade. Um abraço querido.
Monza Classic Se - Chevrolet andando na frente.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

notei que tava brilhoso mesmo, pra tirar é simples somente thinner tira facinho. aguaraz é fraco pra isso, eu limpei todos os meus com thinner ficam novos.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
jhsantana
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jhsantana »

Sheldonn escreveu: Outro ponto importante que queria te perguntar é a respeito dos passadores dos fios. Vc percebeu que eles estão melados de tinta. Como faço para efetuar limpeza dessa peças de borracha aguarás, querosene ou outro produto? E depois dessa limpeza o que devo aplicar para reviver a borracha, alguma espécie de óleo? Aguardo contato meu amigo.
Sheldonn, não tente limpar com querosene, pois pode acontecer de reagir com a borracha e amolecer, ai você perde a mesma.
Tente limpar com aguarras e depois delavar com sabão neutro, aplique silicone spray, de preferência 3M, acho que tem grandes chances de ter sucesso.
Abs
O filhão Gustavo, meu orgulho, minha vida

Tópicos
Reforma do Classicão
viewtopic.php?f=43&t=5260

OCD 4.1
viewtopic.php?f=23&t=29909

Em busca do sonhado Classic 500EF
Sheldonn

Mensagem não lida por Sheldonn »

Senhores muito boa tarde a todos. Venho com mais um update* na reforma da porta traseira do meu carro. É um uma atualização simples, mas que se mostrou bastante eficaz depois de fazer o teste, mas vamos com calma que vou explicando tudo bem direitinho para vocês entenderem.

Fiz a limpeza do botão do vidro elétrico da mesma porta traseira e o resultado foi simplesmente maravilhoso, como vocês perceberão nas fotos a seguir, portanto sem mais delongas vamos às fotos e depois posto algumas questões importantes:

Começaremos com o botão fora da carcaça. Você não imaginal como eu fiquei apreensivo com a retirada dessa carcaça, pois pensei assim: "essa peça tem 20 anos, será que não vai dar nenhum problema removê-la? Será que eu não vou acabar quebrando a danada da peça?", mas superei a insegurança e com muito jeito removi a carcaça que para minha surpresa e felicidade saiu ilesa, embora tremendamente encardida, vejam:

Imagem

A seguir observem o estado geral da fiação, do conector, carcaça do botão e da tomada:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois de uma boa limpeza com thinner, aguarás tudo ficou bem mais aceitável. Para finalizar uma leve borrifada de WD-40 para evitar umidade e formação de zinabre, vejam como ficou tudo:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O mais interessante de tudo é que ao terminar o serviço tive a imensa curiosidade de testar para ver se o motor do vidro elétrico estava funcionando. Para aqueles que vem acompanhando a reforma desde o seu início, Há mais ou menos 1 mês, devem se lembrar que o vidro traseiro esquerdo não se movimentava, quando acionado pelo botão, mas depois dessa limpeza ao acionar o botão voilá, o motor funcionou perfeitamente. Isso me deixou muito, mas muito feliz mesmo, no entanto a trava elétrica está desligada. Precisarei remover a fiação da trava elétrica que está instalada para que a original volte a funcionar como outrora, mas essa é uma batalha que será travada adiante. Por enquanto e só amigos sugestões, críticas e comentários são sempre muito bem vindos.

Ps 1: Não consegui abrir o botão do vidro elétrico, tem como fazer isso? Tentei, mas simplesmente desisti com medo de quebrá-lo.

* Eu usava levianamente o termo upgrade, quando na verdade o correto mesmo é update, portanto desconsiderem a falha, a partir de hoje será update mesmo.
Monza Classic Se - Chevrolet andando na frente.
sergioelf
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por sergioelf »

Sheldonn,

Ficou muito bom mesmo, como sempre!
Acabei de descobrir que o nome correto para a tão difícil fita de tecido para o chicote chama-se BANDAGEM PARA CHICOTE.
Ainda tem aquela que geralmente é usada dentro do painel, feita de espuma que se chama ESPUMA PARA CHICOTE.

Quando eu for fazer a parte mecânica do meu comprarei esta bandagem para fazer os arremates nos moldes originais conforme o Rafaelo disse.
Ate já fiz a substituição dos conduítes corrugados do cofre, porém, ficaram sem o arremate nas extremidades.

Abs
sergioelf
Ex-Monza SL/E 85/85 1.8 - Álcool - Prata
Monza Classic SE 92/92 EFI 2.0 - Gasolina - Vermelho Ciprius
Visitem meu tópico de restauração
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=10171
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Surfin »

Para abrir o botão do vidro elétrico, com ele fora da moldura como na primeira foto, é só colocar uma chave de fenda fina na lateral dele, onde fica o "eixo", entre o botão e a carcaça, e ir forçando de leve para o lado até desencaixar.
Se olhar de perto da pra ver que parece ter um espaço pra isso mesmo (que também facilita na montagem).

Depois de aberto da pra ver que o botão é bem simples de ser arrumado/feita manutenção, já arrumei 2, inclusive troquei os leds de alguns que não funcionavam mais (coloquei azul e depois voltei pro verde clássico).
Recomendo wd-40 e uma lixa fina (tipo 1200) para fazer a limpeza interna. Se o botão não acende mais, provavelmente é só refazer a solda do led.
Monza: SL/E 1993
Responder