Rosberg, se não está havendo circulação de água no motor então o problema não é o que eu tinha dito, mas vou deixar aqui a dica que eu vi a alguns dias quando estava lendo tópicos de lá e de cá! hehe!
FONTE MONZA CLUBE OK!
http://www.monzaclube.com/manuten/esquentei_MC.shtml
..
Data da publicação: 27/02/2004
Autor: Nelson Ocanha (São Paulo, SP)
Lendo o problema de aquecimento relatado, vou descrever o ocorrido em meu Monza Classic SE 2.0 EFI 1992, equipado com câmbio automático. Num belo dia notei que o carro aquecia demais com o ar-condicionado ligado e, inclusive, chegando a cortar a ignicão.
Após checar a parte eletrônica, tudo estava funcionando perfeitamente. Na ocasião, o veículo encontrava-se com apenas 40.000 km. Por indicacão, fui informado que os modelos automáticos aqueciam muito e a solucão seria instalar o radiador do Kadett modelo exportacão, o qual possuía uma colméia mais espessa.
Com muito trabalho instalei o radiador. Mas a solução durou pouco tempo e logo o carro comecou a aquecer novamente _sempre no trânsito com o ar ligado ou em uma subida, o que sugeria um esforço ou falta de troca calórica.
Solucão: instalei uma segunda hélice elétrica do Suzuki Swift _pequena mas muito potente.
Novamente, sem solução. O motor sempre estava com as duas hélices ligadas mas a temperatura não baixava.
Cansado, desisti e encostei o carro por uns dois anos. Após esse período fazia falta um terceiro carro em casa e reativei o Monza com uma nova bateria. Logo em seguida o aquecimento voltou a ponto de derreter o chicote que passa atrás do motor. Nesse tempo, aconteceu um pequeno acidente ao fazer uma manobra: uma pedra grande destruiu o silencioso intermediário (central). Fui na mesma hora trocar o silencioso e, ao sair da loja, tive a impressão de sentir o carro mais potente e o ponteiro da temperatura não saiu do meio com o ar ligado. Também notei que o consumo caiu bastante.
Não tive dúvida: voltei na loja e abrimos o silencioso estragado. Uma parte interna deste se soltou e, consequentemente, tampava a saída dos gases. Principalmente nas subidas, onde a inclinacão do carro ajudava ainda mais a obstruir a saída.
Dica: caso o seu carro venha aquecer do nada e não houver motivo lógico, troque o silencioso ou, pelo menos, desmonte o sistema e faça um teste para ver se está tudo 100%. Esta dica é válida para qualquer veículo.
Essa que é a manha que eu tinha dito à respeito do escapamento! Não que eu saiba se é realmente, mas vale a dica né! Força que esse monza corre sem ferver de novo! Até mais! :smt024