Esquentou de novo

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Rosberg
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Esquentou de novo

Mensagem não lida por Rosberg »

Diego Paiva escreveu:Ontem, peguei no mangote que vai pra VT e estava quente, já o mangote que fica do lado esquerdo (aquela que passa entre o motor e a bateria) estava morna.

Tirei a VT, rodeio no carro e esquentou de novo e, os mangotes, estavam como ontem. Uma mais quente que outra. Acho que o problema desse carro é circulação. Como averiguar isso, em casa?!
Cara, o problema nao é a VT, o problema é o mecânico!!!!
Eu acho que tá certo as mangueiras do lado esquerdo mais frias .... pq veja bem, as mangueiras do lado esquerdo recebem água depois de passar pelo radiador, ou seja, a água foi resfriada :?
Que mecânico é esse que não testa o carro, nem manda testar o cabeçote na retífica :? :oops:[/quote]

Pessoal,

Tirei a tampa do reservatiorio da agua e liguei o carro. Olhei, olhei e olhei e nada dagua se mexer. Fiquei curioso, tirei o mangote que vem do radiador para o reservatorio e nada dagua sair, ele disparou, fiquei 8 minutos e nada dagua. Pareçe que não está circulando.
Rosberg
Ex: Monza Classic 86/86
FOTOS: viewtopic.php?f=5&t=6210

Atual: Astra Sedan CD Bege Nevada 2003/2004
viewtopic.php?f=23&t=19003

Atual: Honda Biz 125CC Fuel Injection 2010/2010
viewtopic.php?f=23&t=12440
-Wilton-

Mensagem não lida por -Wilton- »

RicardoDS escreveu:
-Wilton- escreveu:Ueh, mas se o diametro dos cilindros aumentaram, os pistões nao deveriam ter aumentado tambem???
Não mudou o diâmetro dos cilindros / pistões entre o 1.8 fase I e o 1.8 fase II.
-Wilton- escreveu:mas entao eu consigo colocar um pistao do 87 no meu 86???
Não. (conseguir até consegue, tudo é possível nesse mundo de gambiarras)
Diâmetro é o mesmo.
Altura, material, peso e mais um monte de variáveis são diferentes entre as duas versões dos motores.
As bielas são diferentes, as do fase II pesam umas 100g a menos.
Várias peças foram aliviadas.

Não conheço a fundo o fase I, então não posso dar muitos palpites (minha especialidade, dar palpite :mrgreen: ), mas não creio que seja muito vantajoso mexer no miolo do fase I.
Pelo custo x benefício sou mais um kit turbo e um trabalho nervoso no cabeçote. :smt023

O turbo eh certeza jah..EheH
MAS...e se meu motor for proi saco?? achu pra comprar?? ou eu me fud* bunito?
GM Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 - Azul Enseada - Original
GM Cavalier SRi 1.8 1986/1986 - Preto Cadillac - 15" Tsuya - SUSP = 0,50m - Bi-Xenon 5000k + 3000k [LEGALIZADO]
Imagem[/b]
vlade
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por vlade »

O CERTO DE DAR PASE NUM CABEÇOTE É UMA VES VC JA FES TRES RETICA VAI QUEIMAR A JUNTA SEMPRE
ESTA MUITO REBAIXADO E ESQUENTA MESMO DESTE JEITO!
QUNDO VC COMPRAR OUTRO CABEÇOTE PROCURE VER A MEDIDA QUE SE ENCONTRA NO MANUAL DO MONZA
DEVE TER A MEDIDA PARA GASOLINA E A ALCOOL!
Rosberg

vlade escreveu:O CERTO DE DAR PASE NUM CABEÇOTE É UMA VES VC JA FES TRES RETICA VAI QUEIMAR A JUNTA SEMPRE
QUNDO VC COMPRAR OUTRO CABEÇOTE PROCURE VER A MEDIDA QUE SE ENCONTRA NO MANUAL DO MONZA
Outro cabeçote? Acho que não vai precisar.

REalmente meu carro está circulando de forma deficitaria a água, fiz um teste em dois monzas. Quando vc acelera forte, ele jorra uma lapada dágua, quando o meu acelera forte, ele da uma 'mijada' pelo mangote.

Nota-se claramente a diferença.
Rosberg

Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Rosberg escreveu:
vlade escreveu:O CERTO DE DAR PASE NUM CABEÇOTE É UMA VES VC JA FES TRES RETICA VAI QUEIMAR A JUNTA SEMPRE
Outro cabeçote? Acho que não vai precisar.

REalmente meu carro está circulando de forma deficitaria a água, fiz um teste em dois monzas. Quando vc acelera forte, ele jorra uma lapada dágua, quando o meu acelera forte, ele da uma 'mijada' pelo mangote.

Nota-se claramente a diferença.

Retira todos os mangotes e vai testando por onde a água passa com dificuldade. :smt023
Pode ser que tenha alguma sujeira no radiador.... vai ver alguma sujeira se soltou do motor e ficou no radiador, sei lá... da uma verificada nisso.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
weuller

Mensagem não lida por weuller »

Rosberg, se não está havendo circulação de água no motor então o problema não é o que eu tinha dito, mas vou deixar aqui a dica que eu vi a alguns dias quando estava lendo tópicos de lá e de cá! hehe!

FONTE MONZA CLUBE OK!
http://www.monzaclube.com/manuten/esquentei_MC.shtml

..

Data da publicação: 27/02/2004
Autor: Nelson Ocanha (São Paulo, SP)

Lendo o problema de aquecimento relatado, vou descrever o ocorrido em meu Monza Classic SE 2.0 EFI 1992, equipado com câmbio automático. Num belo dia notei que o carro aquecia demais com o ar-condicionado ligado e, inclusive, chegando a cortar a ignicão.

Após checar a parte eletrônica, tudo estava funcionando perfeitamente. Na ocasião, o veículo encontrava-se com apenas 40.000 km. Por indicacão, fui informado que os modelos automáticos aqueciam muito e a solucão seria instalar o radiador do Kadett modelo exportacão, o qual possuía uma colméia mais espessa.

Com muito trabalho instalei o radiador. Mas a solução durou pouco tempo e logo o carro comecou a aquecer novamente _sempre no trânsito com o ar ligado ou em uma subida, o que sugeria um esforço ou falta de troca calórica.

Solucão: instalei uma segunda hélice elétrica do Suzuki Swift _pequena mas muito potente.

Novamente, sem solução. O motor sempre estava com as duas hélices ligadas mas a temperatura não baixava.

Cansado, desisti e encostei o carro por uns dois anos. Após esse período fazia falta um terceiro carro em casa e reativei o Monza com uma nova bateria. Logo em seguida o aquecimento voltou a ponto de derreter o chicote que passa atrás do motor. Nesse tempo, aconteceu um pequeno acidente ao fazer uma manobra: uma pedra grande destruiu o silencioso intermediário (central). Fui na mesma hora trocar o silencioso e, ao sair da loja, tive a impressão de sentir o carro mais potente e o ponteiro da temperatura não saiu do meio com o ar ligado. Também notei que o consumo caiu bastante.

Não tive dúvida: voltei na loja e abrimos o silencioso estragado. Uma parte interna deste se soltou e, consequentemente, tampava a saída dos gases. Principalmente nas subidas, onde a inclinacão do carro ajudava ainda mais a obstruir a saída.

Dica: caso o seu carro venha aquecer do nada e não houver motivo lógico, troque o silencioso ou, pelo menos, desmonte o sistema e faça um teste para ver se está tudo 100%. Esta dica é válida para qualquer veículo.

Essa que é a manha que eu tinha dito à respeito do escapamento! Não que eu saiba se é realmente, mas vale a dica né! Força que esse monza corre sem ferver de novo! Até mais! :smt024
Rosberg

weuller escreveu:Rosberg, se não está havendo circulação de água no motor então o problema não é o que eu tinha dito, mas vou deixar aqui a dica que eu vi a alguns dias quando estava lendo tópicos de lá e de cá! hehe!

FONTE MONZA CLUBE OK!
http://www.monzaclube.com/manuten/esquentei_MC.shtml

..

Data da publicação: 27/02/2004
Autor: Nelson Ocanha (São Paulo, SP)

Lendo o problema de aquecimento relatado, vou descrever o ocorrido em meu Monza Classic SE 2.0 EFI 1992, equipado com câmbio automático. Num belo dia notei que o carro aquecia demais com o ar-condicionado ligado e, inclusive, chegando a cortar a ignicão.

Após checar a parte eletrônica, tudo estava funcionando perfeitamente. Na ocasião, o veículo encontrava-se com apenas 40.000 km. Por indicacão, fui informado que os modelos automáticos aqueciam muito e a solucão seria instalar o radiador do Kadett modelo exportacão, o qual possuía uma colméia mais espessa.

Com muito trabalho instalei o radiador. Mas a solução durou pouco tempo e logo o carro comecou a aquecer novamente _sempre no trânsito com o ar ligado ou em uma subida, o que sugeria um esforço ou falta de troca calórica.

Solucão: instalei uma segunda hélice elétrica do Suzuki Swift _pequena mas muito potente.

Novamente, sem solução. O motor sempre estava com as duas hélices ligadas mas a temperatura não baixava.

Cansado, desisti e encostei o carro por uns dois anos. Após esse período fazia falta um terceiro carro em casa e reativei o Monza com uma nova bateria. Logo em seguida o aquecimento voltou a ponto de derreter o chicote que passa atrás do motor. Nesse tempo, aconteceu um pequeno acidente ao fazer uma manobra: uma pedra grande destruiu o silencioso intermediário (central). Fui na mesma hora trocar o silencioso e, ao sair da loja, tive a impressão de sentir o carro mais potente e o ponteiro da temperatura não saiu do meio com o ar ligado. Também notei que o consumo caiu bastante.

Não tive dúvida: voltei na loja e abrimos o silencioso estragado. Uma parte interna deste se soltou e, consequentemente, tampava a saída dos gases. Principalmente nas subidas, onde a inclinacão do carro ajudava ainda mais a obstruir a saída.

Dica: caso o seu carro venha aquecer do nada e não houver motivo lógico, troque o silencioso ou, pelo menos, desmonte o sistema e faça um teste para ver se está tudo 100%. Esta dica é válida para qualquer veículo.

Essa que é a manha que eu tinha dito à respeito do escapamento! Não que eu saiba se é realmente, mas vale a dica né! Força que esse monza corre sem ferver de novo! Até mais! :smt024
Hum...o meu só aquece se pegar subidas ou se exigir do motor. Aparentemente, pareçe com meu problema e eu coloquei o escapamente todo novo.

Vou testar.
Rosberg

Rosberg

Tirem-me uma dúvida? Qual o sentido que a correia da bomba dagua roda? Horária ou anti-horoária?

Pela foto que vou postar, se o sistema rodar em sentido HORARIO, essa bomba trabalhará de forma deficitaria, contudo, o sistema terá que trabalhar em anti-horario para trabalhar como deveria ser.

Imagem
Rosberg

Responder