Carlos A. Freire escreveu:Diego,
o sensor térmico do filtro de ar do Monza EFI gasolina, tem a entrada ligada ao distribuidor de vácuo e a saída ligada ao ponta da válvula Thermac. O funcionamento o Marcel já postou aqui e fique atento ao motivo de desligarem o sistema.
No TBI do Monza 96 gasolina, tem três saídas, a primeira da esquerda para direita está a magueira do canister, a do meio fica a mangueira da válvula EGR e a da direita fica a mangueira do sensor MAP.
Eu troquei esse filtro do respiro do motor a uns três anos atrás e se está muito sujo, verifique também se não estão obstruídos a mangueira mais fina que sai da tampa de válvulas e vai ao coletor de admissão e se a a conexão do coletor de admissão onde se conecta essa mengueira também não está obstruída. Retire a mangueira, ligue o motor, coloque o dedo e verifique se há sucçao neste ponto. Essa conexão obstruída, não provoca aumento de consumo ou interferência no desempenho do carro, porém, em viagens longas, a tampa do compartimento do filtro de ar acaba empenando por excesso de calor.
Abs,
Carlos Freire
Professor... agora é que eu ví que tá tudo ligado errado no meu carro... o sensor MAP é uma peça quadrada, que fica embaixo da panela do filtro de ar? Onde é ligada a mangueira que vai para a flauta de distribuição de vácuo?
Então a mangueira que sai da tampa de válvulas tem uma divisão, onde a parte mais grossa é ligada na panela do filtro de ar e a mais fina é ligada no coletor de admissão?
Até mais.