MONZA CLASSIC SE 91 CARBURADO XANDE ABV
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: MONZA CLASSIC SE 91 CARBURADO XANDE ABV
Como esse Classic ta lindo!
Parabéns pela maquina Xande ! :smt023
Vitor Menezes
Monza GLS 95/96 2.0 E.F.I Gasolina Cinza Monet
Aparecida de Goiânia, Goiás
Monza GLS 95/96 2.0 E.F.I Gasolina Cinza Monet
Aparecida de Goiânia, Goiás
- xande do abv
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1991
- Injeção: Carburador
:smt023 :smt023 :smt023vitormenezes9 escreveu:Como esse Classic ta lindo!

- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Algumas continhas, a pedido do vrsilva:
Considerando que seu motor seja STD, cabeçote STD e que tenha taxa original de 8,8:1 (até onde sei, só passou a ser 9,2:1 depois da Le-jetronic + EZK. Nem os 500EF tem esta taxa).
E também tem a questão dos cabeçotes injetados não serem iguais aos carburados. Minhas contas são baseadas no volume e no formato dos injetados que já medi. Se houver diferença nisso para os carburados, muda tudo. E aí você teria que refazer as contas, depois de medir o seu.
Volume do cilindro: 499,558 ml
Volume da câmara STD:
(499,558 + X ) / X = 8,8
8,8X = (499,558 + X)
8,8X - X = 499,558
7,8X = 499,558
X = 64,045897436 ml
Se tirar 2mm do cabeçote STD, considerando 5ml / mm de rebaixo (lembrando que não sei se estes números servem nos carburados):
Novo volume da câmara:
64,045897436 - 10 = 54,045897436 ml
Nova taxa:
( 499,558 + 54,045897436 ) / 54,045897436 = 10,2:1
Para ter taxa alta neste motor, só trocando os pistões pelos dos flex ou pelos do à álcool... Fora isso, você tira, tira, tira material do cabeçote e ainda fica uma piscina na cabeça do pistão para jogar a taxa para baixo... hehehe.
Considerando que seu motor seja STD, cabeçote STD e que tenha taxa original de 8,8:1 (até onde sei, só passou a ser 9,2:1 depois da Le-jetronic + EZK. Nem os 500EF tem esta taxa).
E também tem a questão dos cabeçotes injetados não serem iguais aos carburados. Minhas contas são baseadas no volume e no formato dos injetados que já medi. Se houver diferença nisso para os carburados, muda tudo. E aí você teria que refazer as contas, depois de medir o seu.

Volume do cilindro: 499,558 ml
Volume da câmara STD:
(499,558 + X ) / X = 8,8
8,8X = (499,558 + X)
8,8X - X = 499,558
7,8X = 499,558
X = 64,045897436 ml
Se tirar 2mm do cabeçote STD, considerando 5ml / mm de rebaixo (lembrando que não sei se estes números servem nos carburados):
Novo volume da câmara:
64,045897436 - 10 = 54,045897436 ml
Nova taxa:
( 499,558 + 54,045897436 ) / 54,045897436 = 10,2:1
Para ter taxa alta neste motor, só trocando os pistões pelos dos flex ou pelos do à álcool... Fora isso, você tira, tira, tira material do cabeçote e ainda fica uma piscina na cabeça do pistão para jogar a taxa para baixo... hehehe.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
- xande do abv
obrigado :smt023 irei pesquisar preços e avisarei a minha decisão
valeu 500EF pela ateção!!!e silva :smt098

- 500EF
- MODERADOR
Qual o objetivo da conversão? Desempenho? Economia?
E quanto pode investir no projeto?
Aí talvez eu consiga sugerir algo melhor, dentro do que precisa.

Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
- xande do abv
Desempenho, economia e acabar com a agonia de ter que ficar adiantando e atrasando o distribuidor500EF escreveu:Qual o objetivo da conversão? Desempenho? Desempenho?

- xande do abv
quero estar preparado :smt023 quando tiver que mexer no motor por algum motivo irei converter
posso adiantar a compra de peças para isso ai ficara mais suave no bolso

- 500EF
- MODERADOR
Não entendi a parte do evitar mexer no distribuidor... faz isso quando chaveia entre GNV / gasolina?
A taxa alta poderia reduzir a necessidade disso, mas de toda forma, GNV vai pedir mais avanço que álcool também. Se não adiantar, vai perder desempenho e dinheiro com consumo mais alto. E se adiantar e não voltar quando alterar para combustível líquido, vai ter risco de detonação.
Mas ainda é melhor isso do que "variadoido" de avanço eletrônico.
Sobre o projeto, minha sugestão é não comprar peças agora. Junte o dinheiro e faça de uma vez (abra uma poupança específica para isso, se for o caso).
Quanto tiver o valor, abra o motor, verifique a necessidade de retífica do bloco aumentando o diâmetro dos cilindros. Se precisar, faça. Se não precisar ótimo porque será uma despesa a menos.
Mesma coisa para o eixo, veja se precisa e retifique.
Aí, compre um jogo de pistões do à álcool na medida dos cilindros (STD ou sobremedida, por isso não dá para comprar antes), anéis, casquilhos e monte a parte de baixo.
Avalie a necessidade de revisar o cabeçote. Se precisar, revise. Como a intenção é rodar no álcool / gnv, pode tirar material dele para aumentar mais a taxa (eu mandaria para 14:1).
Velas pode usar grau 8 NGK - BP8ES.
Carburação pode usar o seu mesmo, com o setup do à álcool ou trocar por um à álcool que esteja bom (pode ser melhor, mas o difícil é achar um bom por aí...).
Seu carro vai virar outro.
A cereja do bolo nesta receita seria uma ignição CDI. Taxa alta requer mais tensão, álcool requer mais tensão, GNV requer mais tensão. Tudo junto requer mais tensão ainda. Ela pode ser colocada independente do restante do projeto. Antes de começar (já daria uma melhorada nele agora também) ou depois que já tiver feito.
Qualquer coisa, grita aí que eu ajudo... rsrsrs
A taxa alta poderia reduzir a necessidade disso, mas de toda forma, GNV vai pedir mais avanço que álcool também. Se não adiantar, vai perder desempenho e dinheiro com consumo mais alto. E se adiantar e não voltar quando alterar para combustível líquido, vai ter risco de detonação.
Mas ainda é melhor isso do que "variadoido" de avanço eletrônico.
Sobre o projeto, minha sugestão é não comprar peças agora. Junte o dinheiro e faça de uma vez (abra uma poupança específica para isso, se for o caso).
Quanto tiver o valor, abra o motor, verifique a necessidade de retífica do bloco aumentando o diâmetro dos cilindros. Se precisar, faça. Se não precisar ótimo porque será uma despesa a menos.
Mesma coisa para o eixo, veja se precisa e retifique.
Aí, compre um jogo de pistões do à álcool na medida dos cilindros (STD ou sobremedida, por isso não dá para comprar antes), anéis, casquilhos e monte a parte de baixo.
Avalie a necessidade de revisar o cabeçote. Se precisar, revise. Como a intenção é rodar no álcool / gnv, pode tirar material dele para aumentar mais a taxa (eu mandaria para 14:1).
Velas pode usar grau 8 NGK - BP8ES.
Carburação pode usar o seu mesmo, com o setup do à álcool ou trocar por um à álcool que esteja bom (pode ser melhor, mas o difícil é achar um bom por aí...).
Seu carro vai virar outro.
A cereja do bolo nesta receita seria uma ignição CDI. Taxa alta requer mais tensão, álcool requer mais tensão, GNV requer mais tensão. Tudo junto requer mais tensão ainda. Ela pode ser colocada independente do restante do projeto. Antes de começar (já daria uma melhorada nele agora também) ou depois que já tiver feito.
Qualquer coisa, grita aí que eu ajudo... rsrsrs

Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.