MONZA CLASSIC SE 91 CARBURADO XANDE ABV

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
vitormenezes9
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 847
Registrado em: 26 Jun 2014, 12:13
Cidade: Aparecida de Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: MONZA CLASSIC SE 91 CARBURADO XANDE ABV

Mensagem não lida por vitormenezes9 »

Como esse Classic ta lindo!

Parabéns pela maquina Xande ! :smt023
Vitor Menezes

Monza GLS 95/96 2.0 E.F.I Gasolina Cinza Monet
Aparecida de Goiânia, Goiás
Avatar do usuário
xande do abv
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1007
Registrado em: 31 Ago 2012, 18:26
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: MONZA CLASSIC SE 91 CARBURADO XANDE ABV

Mensagem não lida por xande do abv »

vitormenezes9 escreveu:Como esse Classic ta lindo!

Parabéns pela maquina Xande ! :smt023
:smt023 :smt023 :smt023 :wink:
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: MONZA CLASSIC SE 91 CARBURADO XANDE ABV

Mensagem não lida por 500EF »

Algumas continhas, a pedido do vrsilva:

Considerando que seu motor seja STD, cabeçote STD e que tenha taxa original de 8,8:1 (até onde sei, só passou a ser 9,2:1 depois da Le-jetronic + EZK. Nem os 500EF tem esta taxa).

E também tem a questão dos cabeçotes injetados não serem iguais aos carburados. Minhas contas são baseadas no volume e no formato dos injetados que já medi. Se houver diferença nisso para os carburados, muda tudo. E aí você teria que refazer as contas, depois de medir o seu. ;)

Volume do cilindro: 499,558 ml

Volume da câmara STD:

(499,558 + X ) / X = 8,8
8,8X = (499,558 + X)
8,8X - X = 499,558
7,8X = 499,558
X = 64,045897436 ml

Se tirar 2mm do cabeçote STD, considerando 5ml / mm de rebaixo (lembrando que não sei se estes números servem nos carburados):

Novo volume da câmara:
64,045897436 - 10 = 54,045897436 ml

Nova taxa:
( 499,558 + 54,045897436 ) / 54,045897436 = 10,2:1

Para ter taxa alta neste motor, só trocando os pistões pelos dos flex ou pelos do à álcool... Fora isso, você tira, tira, tira material do cabeçote e ainda fica uma piscina na cabeça do pistão para jogar a taxa para baixo... hehehe.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
xande do abv
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1007
Registrado em: 31 Ago 2012, 18:26
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: MONZA CLASSIC SE 91 CARBURADO XANDE ABV

Mensagem não lida por xande do abv »

obrigado :smt023 irei pesquisar preços e avisarei a minha decisão :? valeu 500EF pela ateção!!!e silva :smt098
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: MONZA CLASSIC SE 91 CARBURADO XANDE ABV

Mensagem não lida por 500EF »

Qual o objetivo da conversão? Desempenho? Economia?

E quanto pode investir no projeto?

Aí talvez eu consiga sugerir algo melhor, dentro do que precisa. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
xande do abv
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1007
Registrado em: 31 Ago 2012, 18:26
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: MONZA CLASSIC SE 91 CARBURADO XANDE ABV

Mensagem não lida por xande do abv »

500EF escreveu:Qual o objetivo da conversão? Desempenho? Desempenho?

E quanto pode investir no projeto?

Aí talvez eu consiga sugerir algo melhor, dentro do que precisa. ;)
Desempenho, economia e acabar com a agonia de ter que ficar adiantando e atrasando o distribuidor :roll:
Avatar do usuário
xande do abv
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1007
Registrado em: 31 Ago 2012, 18:26
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: MONZA CLASSIC SE 91 CARBURADO XANDE ABV

Mensagem não lida por xande do abv »

quero estar preparado :smt023 quando tiver que mexer no motor por algum motivo irei converter :shock: posso adiantar a compra de peças para isso ai ficara mais suave no bolso
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: MONZA CLASSIC SE 91 CARBURADO XANDE ABV

Mensagem não lida por 500EF »

Não entendi a parte do evitar mexer no distribuidor... faz isso quando chaveia entre GNV / gasolina?

A taxa alta poderia reduzir a necessidade disso, mas de toda forma, GNV vai pedir mais avanço que álcool também. Se não adiantar, vai perder desempenho e dinheiro com consumo mais alto. E se adiantar e não voltar quando alterar para combustível líquido, vai ter risco de detonação.

Mas ainda é melhor isso do que "variadoido" de avanço eletrônico.

Sobre o projeto, minha sugestão é não comprar peças agora. Junte o dinheiro e faça de uma vez (abra uma poupança específica para isso, se for o caso).

Quanto tiver o valor, abra o motor, verifique a necessidade de retífica do bloco aumentando o diâmetro dos cilindros. Se precisar, faça. Se não precisar ótimo porque será uma despesa a menos.

Mesma coisa para o eixo, veja se precisa e retifique.

Aí, compre um jogo de pistões do à álcool na medida dos cilindros (STD ou sobremedida, por isso não dá para comprar antes), anéis, casquilhos e monte a parte de baixo.

Avalie a necessidade de revisar o cabeçote. Se precisar, revise. Como a intenção é rodar no álcool / gnv, pode tirar material dele para aumentar mais a taxa (eu mandaria para 14:1).

Velas pode usar grau 8 NGK - BP8ES.

Carburação pode usar o seu mesmo, com o setup do à álcool ou trocar por um à álcool que esteja bom (pode ser melhor, mas o difícil é achar um bom por aí...).

Seu carro vai virar outro.

A cereja do bolo nesta receita seria uma ignição CDI. Taxa alta requer mais tensão, álcool requer mais tensão, GNV requer mais tensão. Tudo junto requer mais tensão ainda. Ela pode ser colocada independente do restante do projeto. Antes de começar (já daria uma melhorada nele agora também) ou depois que já tiver feito.

Qualquer coisa, grita aí que eu ajudo... rsrsrs ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder