Maximo rebaixo para usar gasolina podium
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Maximo rebaixo para usar gasolina podium
No álcool 17:1 acho difícil ficar bom. Amigo meu taxou em 14:1 o AP 2.0 dele e ficou ruim, teve que andar com ponto muito recuado e o motor não rendia nada. E tentou de tudo com alimentação, não teve jeito. 17:1 é taxa de Metanol já.
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
No fórum CMRacing atualmente tem um com taxa de 15,5:1 e já teve um com 17:1.
Uma das coisas que "mata" um motor muito taxado é o sistema de ignição, que não dá conta de garantir a centelha nestas condições da câmara.
Por coincidência, estavam discutindo sobre motores taxados no fórum CMRacing estes dias. O dono deste carro escreveu o seguinte:
Uso no meu 15,6:1
Uso no meu 15,6:1
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
Eduardo, o AP 2.0 em questão não tinha problema com falha de centelha, era detonação mesmo, usava velas grau 9 e ainda assim tinha que usar ponto extremamente atrasado. Sobre as taxas citadas no fórum, alguém cubicou as câmaras para ter certeza ou é apenas chute? Essas taxas absurdas são meio impossíveis de se conseguir com pistões comuns.
Matheus, amigo meu que é preparador experiente, diz que a taxa ideal para álcool costuma ficar entre 13:1 e 14:1, dependendo do motor e do comando usado, acima disso traz mais perdas do que ganhos.
Matheus, amigo meu que é preparador experiente, diz que a taxa ideal para álcool costuma ficar entre 13:1 e 14:1, dependendo do motor e do comando usado, acima disso traz mais perdas do que ganhos.
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
isso mesmo se fizer pra 17:1 so mudando os pistoes plano e fatiar o cabeçote pra atingir essa taxa, é o motor vai fica limitado no GNV qualquer outro combustivel vai ser problema como ja foi citado.jonataapolinario escreveu:com ctz da taxa de 16, 17:1, porem esquece usar outro combustivel, porisso que ficamos limitado a uns 12:1
por isso que a maioria das pessoa param no 12:1 isso se o carro dele for a alcool pq dificilmente alguem vai troca pistao cavado pra plano so pra troca usar o GNV.
a maioria das pessoa reclama que GNV nao responde bem, mas ae eu pergunto sera que o motor desse individuo ta regulado e taxado pro GNV? acredito que nao, ae nao tem como julgar. meu vizinho tem na saveiro dele GNV ele sempre reclama que nao anda, que nao sei oque, so vendo um motor feito especialmente pro GNV ae sim analizar se é bom ou nao o desempenho
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- 500EF
- MODERADOR
Este de 15,5 eu não sei dizer. Mas o de 17:1 era de competição. Então não duvido nada de terem tirado uns belos bifes do cabeçote e até do bloco para atingir esta taxa. E segundo o que li na época, o motor durava muitas corridas, coisa de mais de uma temporada.TheRipper escreveu:Eduardo, o AP 2.0 em questão não tinha problema com falha de centelha, era detonação mesmo, usava velas grau 9 e ainda assim tinha que usar ponto extremamente atrasado. Sobre as taxas citadas no fórum, alguém cubicou as câmaras para ter certeza ou é apenas chute? Essas taxas absurdas são meio impossíveis de se conseguir com pistões comuns.
Mas por precaução, eu também não rodaria com mais que 14:1 em carro de uso diário. Com esta taxa já deve dar uma boa melhorada no GNV.
E por falar em GNV, este sim exige muito do sistema de ignição (acho até que já postei uma matéria da NGK sobre isso aqui no fórum). Uma mistura com ele tem uma resistência dielétrica muito maior que as dos combustíveis líquidos. Quem usa GNV e tem uma ignição mais forte, com cabos e velas devidamente isolados, vela mais aberta, etc., diz que o desempenho do carro volta a ser o que era quando era à gasolina.
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
- 500EF
- MODERADOR
Entrei em contato com o dono do carro com 15,6:1 sobre ele ter medido a taxa e a resposta foi a seguinte:
Meu carro original tem 10,8:1 de taxa. Comprei os pistões originais do Gol a álcool que tem 13:1.
Eu estava com o motor na bancada então medi todos os parametros. Na época eu sabia as medidas. Medi original e bateu algo em torno de 10,78:1 . Medi com o pistão do álcool, deu também aproximadamente 13:1.
Fizemos uns calculos toscos e para chegar em 15:1 deveria tirar 0.8mm do cabeçote. Fui na retífica e tiramos 0.6mm. Medi, deu 14,8:1 . Voltamos e mandei tirar mais 0.3mm. Medi outra vez e deu 15,6:1.
Todas as medidas foram feitas no mínimo 2 vezes com o esqueminha do acrílico e com óleo 90.
Meu carro original tem 10,8:1 de taxa. Comprei os pistões originais do Gol a álcool que tem 13:1.
Eu estava com o motor na bancada então medi todos os parametros. Na época eu sabia as medidas. Medi original e bateu algo em torno de 10,78:1 . Medi com o pistão do álcool, deu também aproximadamente 13:1.
Fizemos uns calculos toscos e para chegar em 15:1 deveria tirar 0.8mm do cabeçote. Fui na retífica e tiramos 0.6mm. Medi, deu 14,8:1 . Voltamos e mandei tirar mais 0.3mm. Medi outra vez e deu 15,6:1.
Todas as medidas foram feitas no mínimo 2 vezes com o esqueminha do acrílico e com óleo 90.
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
Corajoso esse aí, hein! hehehehe
Gostaria de ver um teste em dinamômetro, em um motor com essa taxa e um outro com, sei lá, 14:1 de taxa, ambos com curva de ignição bem acertada.
Gostaria de ver um teste em dinamômetro, em um motor com essa taxa e um outro com, sei lá, 14:1 de taxa, ambos com curva de ignição bem acertada.
-
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Esse assunto de compressão é muito interessante.
Isso me fez ficar com uma caraminhola na cabeça.
O motor do meu Monza (O Balthazar) é um 2.0 a gasolina. Se eu colocar nele os pistões do 2.0 a alcool, com quanto de taxa eu fico? Teria que mexer no distribuidor pra não dar pré detonação?
Valeu a atenção gente!!
(Nossa, como aprendo aqui
)
Isso me fez ficar com uma caraminhola na cabeça.
O motor do meu Monza (O Balthazar) é um 2.0 a gasolina. Se eu colocar nele os pistões do 2.0 a alcool, com quanto de taxa eu fico? Teria que mexer no distribuidor pra não dar pré detonação?
Valeu a atenção gente!!
(Nossa, como aprendo aqui

Roberto Marinho
Meu garooouto Balthazar:
Classic SE 89/90 2.0 Gasolina e GNV
Vermelho
Em dia e rodando!!!
"O que difere nós, Monzeiros, dos outros? Nós pensamos e amamos... eles não!"
Visitem meu blog!!!!
http://betosouzaleao.blogspot.com
Restauração do Balthazar
viewtopic.php?f=43&t=9250