Relé com Retardo no acinomanento

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
cristianochs
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 67
Registrado em: 28 Fev 2008, 19:16
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Relé com Retardo no acinomanento

Mensagem não lida por cristianochs »

Alguem conhece algum relé com retardo no acionamento com bobina de 12Vcc para usar em carros, os que eu conheço são todos para automação industrial e com alimentação em 24Vcc e são bastante caros.

Achei no site da DNI esse, mas não sei como ele funciona !
http://www.dni.com.br/index.php?page=sh ... &Itemid=32

DNI 0338 - Relé para Ar-condicionado
Retardo do ar-condicionado

Alguem sabe ?
" Monza rastreado pelo 4º homem da fornallha "
Monza S/R 1986 1.8 alcool / Brosol Solex 30-34 BLFA
1º dono meu Pai, 2º dona minha Mãe e 3º dono Eu :)
Em processo de restauração iniciado ...
cristianochs
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 67
Registrado em: 28 Fev 2008, 19:16
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Relé com Retardo no acinomanento

Mensagem não lida por cristianochs »

deem uma olhada na solução que desenvolvi em:

viewtopic.php?f=14&t=6952
" Monza rastreado pelo 4º homem da fornallha "
Monza S/R 1986 1.8 alcool / Brosol Solex 30-34 BLFA
1º dono meu Pai, 2º dona minha Mãe e 3º dono Eu :)
Em processo de restauração iniciado ...
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Relé com Retardo no acinomanento

Mensagem não lida por Rafaelo »

qual o tempo de temporizaçao vc quer 60 seg de energização? eu monto pra vc um esquema. so gastando 15 reais no rele dni


mas vamo começa do começo: o eletro ventilador dos monza é desligado assim que vc desliga a chave da ingnição 15. o seu fica ligado direto ate a VT abrir? ou seja ate abaixar a temperatura...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
cristianochs
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 67
Registrado em: 28 Fev 2008, 19:16
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Relé com Retardo no acinomanento

Mensagem não lida por cristianochs »

oi Rafaelo !!

vlw pela dica, mas acabei desenvolvendo algo parecido.
Estou curioso pra saber sobre seu circuito, o meu eu configurei com 12 segundos acho que já é o bastante, ainda estou desenvolvendo, melhorando, testando na pratica pra ter bastante confiabilidade e simplicidade.
O rele auxiliar que usei é um DNI sim !
Parece que os monzas mais antigos são como o meu só desligam quando o cebolão abre !

vlw!!!
" Monza rastreado pelo 4º homem da fornallha "
Monza S/R 1986 1.8 alcool / Brosol Solex 30-34 BLFA
1º dono meu Pai, 2º dona minha Mãe e 3º dono Eu :)
Em processo de restauração iniciado ...
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Relé com Retardo no acinomanento

Mensagem não lida por Rafaelo »

cristianochs escreveu:oi Rafaelo !!

vlw pela dica, mas acabei desenvolvendo algo parecido.
Estou curioso pra saber sobre seu circuito, o meu eu configurei com 12 segundos acho que já é o bastante, ainda estou desenvolvendo, melhorando, testando na pratica pra ter bastante confiabilidade e simplicidade.
O rele auxiliar que usei é um DNI sim !
Parece que os monzas mais antigos são como o meu só desligam quando o cebolão abre !

vlw!!!
sim e so quando abre mas a corrente 30+ e fornecida pelo 15+ ou seja se o carro tiver com a "pos chave" a ventoinha fica ligado, na hora que vc desliga a ingnição corta automaticamente a energia da ventoinha

diferente nos gol,santana,parati etc que vc desliga a chave e so vai desliga a ventoinha quando abaixar a temperatura e a vt abrir

qual é no seu carro?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
cristianochs
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 67
Registrado em: 28 Fev 2008, 19:16
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Relé com Retardo no acinomanento

Mensagem não lida por cristianochs »

sim e so quando abre mas a corrente 30+ e fornecida pelo 15+ ou seja se o carro tiver com a "pos chave" a ventoinha fica ligado, na hora que vc desliga a ingnição corta automaticamente a energia da ventoinha

diferente nos gol,santana,parati etc que vc desliga a chave e so vai desliga a ventoinha quando abaixar a temperatura e a vt abrir

qual é no seu carro?
não entendi a sua pergunta o 30+ e 15 + é a identificação de fios ?
" Monza rastreado pelo 4º homem da fornallha "
Monza S/R 1986 1.8 alcool / Brosol Solex 30-34 BLFA
1º dono meu Pai, 2º dona minha Mãe e 3º dono Eu :)
Em processo de restauração iniciado ...
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Relé com Retardo no acinomanento

Mensagem não lida por Rafaelo »

cristianochs escreveu:
sim e so quando abre mas a corrente 30+ e fornecida pelo 15+ ou seja se o carro tiver com a "pos chave" a ventoinha fica ligado, na hora que vc desliga a ingnição corta automaticamente a energia da ventoinha

diferente nos gol,santana,parati etc que vc desliga a chave e so vai desliga a ventoinha quando abaixar a temperatura e a vt abrir

qual é no seu carro?
não entendi a sua pergunta o 30+ e 15 + é a identificação de fios ?
30+ e corrente direta sem interferencia. e 15+ e corrente com corte exemplo a chave de ingnição que vc coloca na posição II

30,15,85 etc sao normas cada uma com uma identificação e função

exemplo 30+ geralmente e vermelho e 15 geralmente preto.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Relé com Retardo no acinomanento

Mensagem não lida por Rafaelo »

cristianochs escreveu:
sim e so quando abre mas a corrente 30+ e fornecida pelo 15+ ou seja se o carro tiver com a "pos chave" a ventoinha fica ligado, na hora que vc desliga a ingnição corta automaticamente a energia da ventoinha

diferente nos gol,santana,parati etc que vc desliga a chave e so vai desliga a ventoinha quando abaixar a temperatura e a vt abrir

qual é no seu carro?
não entendi a sua pergunta o 30+ e 15 + é a identificação de fios ?
30+ e corrente direta sem interferencia. e 15+ e corrente com corte exemplo a chave de ingnição que vc coloca na posição II

30,15,85 etc sao normas cada uma com uma identificação e função

exemplo 30+ geralmente e vermelho e 15 geralmente preto.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder