Na verdade a corrente no ventilador não é grande, registrei pico de 18A por 2 segundos, por causa da aceleração do conjunto motor hélice e estabilizando com 10,5A e após desligar o carro conseguir observar até 3 minutos de ventilador acionado no radiador. Na minha opinião com relação a bateria do meu Monzão, uma Heliar de 60A, não é grande coisa, porem assim como eu muita gente gostaria de evitar esse “desperdício” da preciosa carga na bateria de nossos Monzas.
Pra resolver esse impasse, recentemente tive uma idéia de instalar um rele que contasse uns 10 a 15 segundos antes de fechar o circuito que aciona o ventilador, evitando o seu funcionamento excessivo pós Monza desligado, só que os reles que eu conheço são de automação industrial com bobina de 24Vdc e são bastante caros, tentei pesquisar reles com retardo em acionamento para ar-condicionado em carros antigos e achei um de Ford original por 130 reais, caro demais!
Quase desisti da ideia quando me veio a mente “Porque não fazer um temporizador?” e fiz um esquema eletrônico baseado num 555, desisti, caprixei d+ nos componentes e não vi segurança e robustez necessária pra instalar isso no meu Monzão e acabei mesmo desenhando um circuito mais simples usando poucos componentes e agüentasse temperaturas altas e consegui construir um protótipo um usando TIPs e um regulador 7812 somente o capacitor acabei usando mesmo um Epcos de 85ºC, acho que já ta bom, é econômico consome 30mA + bobina do rele. Gastei menos de 15 reais!
Instalei no interior na parte perto da caixa de fusíveis bem no cantinho fixo do Monzão, ligando serie com o circuito do eletro ventilador e cebolão. Estou testando com muito sucesso e é claro que por segurança instalei uma chave pra fazer um bypass nesse circuito em caso de falha devolvendo o controle total para o cebolão.
Segue abaixo algumas fotos e o diagrama.
DIAGRAMA
...

FOTO 1º PROTOTIPO EM TESTES NA BANCADA
Usei um rele comum pra simular o rele auxiliar que comprei

Comentem, critiquem, façam sugestões ou dêem apoio !!!
Um grande abraço