Painel digital com iluminação por LEDs

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Painel digital com iluminação por LEDs

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

sim, leds brancos. Tem que ver se o teu led não é grande demais para caber no PD.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Painel digital com iluminação por LEDs

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Ficou muito bom, heim! Show de bola! :mrgreen: :smt023
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Painel digital com iluminação por LEDs

Mensagem não lida por 500EF »

Dani MPFI escreveu:Mas para a iluminação ficar bem destacada,tem que usar LED`S brancos não é? Pois LED`S de outra cor,não destacaria a cor vermelha,que tem em aguns campos, como temperatura, no painel, né? E eu possuo os LED`S brancos de 6 mm,será q dá? Ou é obrigado os de 3mm? Vi por ai que "meteram" 14 LED`S! Se puder,informe mais detalhes. Obrigado.
Teria que fazer um teste para ver se ele não iria concentrar muito a luz. A vantagem de usar vários LEDs menores é que você consegue cobrir de forma homogênea todo o acrílico que distribui a luminosidade por trás do LCD.

Usando LEDs maiores talvez você fique com uma parte muito clara e cantos mais escuros. Mas só testando para ter certeza.

Minha sugestão é que tire o painel e desmonte a capa externa e tire a placa onde ficam as lâmpadas. depois arrume uma fonte de 110v ~ 12v (muitos equipamentos elétricos usam esta voltagem, certifique-se nas especificações delas, se de tudo não encontrar, use uma saída da fonte do seu PC, ligando o LEd nos fios amarelo e preto de qualquer conector daqueles que vai para os HDs e CDROM antigos). Aí, com o quarto escuro aproxime o LED do acrílico e observe se a luz está bem distribuida. Se estiver, use cola quente para fixá-lo.
Marcell 500 EF escreveu:sim, leds brancos. Tem que ver se o teu led não é grande demais para caber no PD.
Espaço até tem bastante, só não terá como usar a capinha metálica que antes cobria a lâmpada, mas mesmo usando os LEDs pequenos já seria difícil usá-la. E como eles não aquecem, não vejo problema em ficar sem ela.

Diego Paiva escreveu:Ficou muito bom, heim! Show de bola! :mrgreen: :smt023
Valeu, Diego.

Com as dicas que você passou foi bem simples fazer. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Painel digital com iluminação por LEDs

Mensagem não lida por 500EF »

Vou fazer um comentário um meio off-topic.

Estava fazendo algumas gambiarras lá em casa este fim-de-semana e precisei desmontar um trilho de cortina persiana vertical velho que eu tinha guardado.

Aí eu vi que a peça que suporta as tiras da cortina (chamam vulgarmente de "jacaré") tem uma engrenagem bem parecida com a dos hodômetros dos painéis digitais. Inclusive é helicoidal.

Se algum dia alguém estiver precisando de trocar e quiser fazer uma tentativa, acredito que nestas lojas que dão manutenção em persianas devem ter um monte disso no lixo.

Vejam como ela é:

Imagem
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Painel digital com iluminação por LEDs

Mensagem não lida por José Leal »

Eduardo, ficou bem destacado os nºs. Muito bonito. Vc ainda está usando a película que dá o fundo verde ao PD? Achei que ele tb dava a cor amarelada aos nºs.

Estou pensando seriamente em mudar meu PD tb, pois noto que na região das lâmpadas, a tal película fica com a cor diferente, daí não sei se é mesmo da lâmpada danificando a peça. Quero aproveitar e trocar a cor dele, para ficar igual ao meu aparelho de DVD.

Teria como vc descrever como é o processo de desmontagem do PD até chegar à esta parte da película (troquei minha engrenagem do hodômetro, então já tenho uma noção de como é o sistema)?

Um abraço e até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Painel digital com iluminação por LEDs

Mensagem não lida por 500EF »

Eu só troquei as lâmpadas pelos LEDs, José.

Para isso, basta você tirar a carcaça e depois a placa, que as lâmpadas já saem com ela.

O amigo do sertão é que tem mais experiência com a película, mas eu gostei de como o meu ficou com a original.

O que eu observei foi que a região próxima à lâmpada sofre bastante com o calor. A placa já tinha sinais de aquecimento e os soquetes das lâmpadas estavam bem derretidos já. E o que talvez estivesse contribuindo com o tom mais amarelado é que a parte do acrílico onde colei os LEDs estava meio "enfumaçada", como se fosse um vidro fumê. Eu limpei bem (só passei a unha de leve e saiu... fiquei com medo de esfregar outra coisa e arranhar) e ela voltou a ser transparente.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
weuller

Re: Painel digital com iluminação por LEDs

Mensagem não lida por weuller »

Alguém aí sabe qual a engrenagem do hodômetro do painel comum do monza sle? Do meu teve que ser retirada, estava danificada e estava travando o velocímetro! Resultado, alguém abriu o painel e quebrou a lente de leitura do velocímetro! Ficou horrível e sem o hodômetro! :smt010
Dani MPFI
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 30 Jul 2008, 01:15
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Painel digital com iluminação por LEDs

Mensagem não lida por Dani MPFI »

Gostaria de informar a todos,que sou técnico eletrônico,portanto,não se preocupem em usar "alguns termos técnicos" pois disto sei bastantate hehehe! O legal mesmo seria usar LED`S azuis, mas os LED`S azuis não ficam bem com a parte colorida do painel,como marcador da reserrva,voltímetro,temperatura,óleo. A não ser que se bote os LED`S azuis,só no display do velocimetro e o conta giros,ia ficar muito lindo! E um "carnaval" hehehe. Mas daria um trabalho!!!!! :lol:
Responder