Motor aguenta turbo sem forjar?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rodrigos
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Motor aguenta turbo sem forjar?

Mensagem não lida por Rodrigos »

pessoal, queria saber dos mais entendidos no assunto, até quantos Kg de pressão o motor do Monzão aguenta, sem precisar forjar?
abraços
Rodrigo Sibem
Monza SL/E 91 2.0 alcool - Verm Ciprius perol
Restauração viewtopic.php?f=43&t=6527
póximo - assoalho e estofamento
Modificação a ser feita - Motor e rodas
Modificações recentemente feitas: Suspenção
ImagemImagem
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Motor aguenta turbo sem forjar?

Mensagem não lida por RicardoDS »

Depende do acerto. Mal preparado, com 0,4 vai pro saco rapidinho.

Preparação bem feita (motor bem alimentado, ponto certo, etc...), miolo todo original aguenta bem até uns 280cv.
Editado pela última vez por RicardoDS em 24 Out 2008, 00:30, em um total de 1 vez.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Eu fiz as contas, e pelo que me lembre, o motor do monza 2.0 se preparado da forma correta, aguenta até 1,4 kg de pressão, fechando em 21:1 de taxa se não me engano, mais que isso é risco para o motor. Isso motor em perfeito estado. Estou falando 1,4KG de pressão para o motor que tem taxa original de 8,8 o tubarão tem mais, 9,2:1 ou 9,1:1, ou seja, aguenta menos, 1,3 eu diria. Como falei, tenho o programa que calcula isso que eu fiz em aula, mas não vou rodar ele agora rsrsrs, demora pra carregar tudo.
Rodrigos
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Rodrigos »

heheh, minha idéia não é colocar mta pressão, tipo, umas 0,800g já esta mto bom. não quero colocar turbo para fazer ele andar m,ais e ficar forçando o motor, é mais para fim eestetico mesmo, e pra faze uma "balaka" por aqui, kkkk.
abraço..
Rodrigo Sibem
Monza SL/E 91 2.0 alcool - Verm Ciprius perol
Restauração viewtopic.php?f=43&t=6527
póximo - assoalho e estofamento
Modificação a ser feita - Motor e rodas
Modificações recentemente feitas: Suspenção
ImagemImagem
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Rodrigos escreveu:heheh, minha idéia não é colocar mta pressão, tipo, umas 0,800g já esta mto bom. não quero colocar turbo para fazer ele andar m,ais e ficar forçando o motor, é mais para fim eestetico mesmo, e pra faze uma "balaka" por aqui, kkkk.
abraço..
.8, vai fundo então, sem risco nenhum no 2.0. Pode ir susse.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por TheRipper »

O que faz quebrar não é pressão, e sim PME (grosso modo, torque). É com isso que se deve ter o maior cuidado. Com uma preparação muito bem feita, com comando original, o limite seguro do motor 2.0 fica em torno de 250cv, acima disso é risco de quebra.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

TheRipper escreveu:O que faz quebrar não é pressão, e sim PME (grosso modo, torque). É com isso que se deve ter o maior cuidado. Com uma preparação muito bem feita, com comando original, o limite seguro do motor 2.0 fica em torno de 250cv, acima disso é risco de quebra.
Sim, mas quanto mais pressão tu joga, maior é a taxa, e consequentemente, maior força vai ter pra empurrar o pistão pra baixo. Por isso que se destaxar o motor, tu pode jogar mais pressão, e motor mais taxado aguenta menos pressão, por isso os VHC e os AP aguentam menos. Ele falou em pressão e ela está diretamente relacionada a isto, tem muitos outros fatores que influenciam, não apenas ela, tem a capacidade de queima do combustível, mistura homogênea e muito mais. Então se o cara quer um carro animal de força, destaxa o motor e mete pressão, vai ter muito mais desmpenho mas vai perder tudo em baixa.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por TheRipper »

Eu posso jogar 2KG num motor de Monza e não quebrar, basta rodar com mistura extremamente gorda e ponto atrasado. Novamente, digo que o que faz quebrar é PME, e não pressão. Claro, isso é quebra por esforço mecânico, há também as quebras por acerto mal feito, turbina mal dimensionada, etc.
Pra mim o motor do Monza original não rola turbinar sem forjar, 250cv é pouco para um carro sobrealimentado. Não montaria turbo para ter menos de 300cv.
Responder