Consumo Monza Álcool 2.0
- Carburado
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1992
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Consumo Monza Álcool 2.0
Dando uma revivida aqui no tópico.
Comprei meu Monza no dia 04 agora e vim rodando 540 km de Ribeirão Preto/SP até BH/MG.
O carro é 2.0 álcool EFI.
A média deu exatamente 9,71 na estrada, andando tranquilo, ultrapassando os carros lentos e etc.
Mesmo com o carro com problemas de alinhamento.
No segundo abastecimento que foi um uso misto de metade do tanque da viagem na estrada, metade com o trânsito de BH deu 8,4 por litro.
Estou para abastecer essa semana e ver. Eu mantenho uma planilha com as datas e km dos abastecimentos, junto com outros dados.
Depois criarei um tópico para informar aos amigos.
Comprei meu Monza no dia 04 agora e vim rodando 540 km de Ribeirão Preto/SP até BH/MG.
O carro é 2.0 álcool EFI.
A média deu exatamente 9,71 na estrada, andando tranquilo, ultrapassando os carros lentos e etc.
Mesmo com o carro com problemas de alinhamento.
No segundo abastecimento que foi um uso misto de metade do tanque da viagem na estrada, metade com o trânsito de BH deu 8,4 por litro.
Estou para abastecer essa semana e ver. Eu mantenho uma planilha com as datas e km dos abastecimentos, junto com outros dados.
Depois criarei um tópico para informar aos amigos.
-
Arvid202
- Estado: Maranhão-MA
- Modelo: Monza Barcelona
- Ano: 1993
- Combustível:: Gasolina
Será que certo?
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
Não entendi a sua dúvida. A mensagem está um pouco confusa.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
RappeR
- Membro SR (Nível 4)
Boa tarde.
Aproveitando o tópico, eu gostaria de saber dos amigos que tem 2.0 álcool injetado, se esse consumo está dentro, 3,3KM/h com carro parado já com motor aquecido ou tem coisa errada? Andando dentro da cidade ele faz média de 5,5 à 6km. Mas acho alto esse consumo com carro parado.
CONSUMO MARCHA LENTA AFR PARTIDA PRIO AFR PARTIDA TEMPERATURA NO AZUL
Aproveitando o tópico, eu gostaria de saber dos amigos que tem 2.0 álcool injetado, se esse consumo está dentro, 3,3KM/h com carro parado já com motor aquecido ou tem coisa errada? Andando dentro da cidade ele faz média de 5,5 à 6km. Mas acho alto esse consumo com carro parado.
CONSUMO MARCHA LENTA AFR PARTIDA PRIO AFR PARTIDA TEMPERATURA NO AZUL
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Se o AFR que está marcando é com motor acima de 95°C, tem coisa errada.
Nenhum ajuste é feito com motor frio.
Faltou os dados do tempo de injeção com o motor em temperatura normal de uso.
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
RappeR
- Membro SR (Nível 4)
AFR da primeira imagem 2.60 é a primeira partida com motor frio. A última imagem com AFR 4.20, e atual 7.60 é com a temperatura se aproximando do azul.Carlos A. Freire escreveu: ↑25 Mar 2026, 05:34 Se o AFR que está marcando é com motor acima de 95°C, tem coisa errada.
Vou postar um vídeo abaixo, do AFR com carro em movimento já acima de 95ºC. Fica em torno de 8.40 e acelerando não passa de 9.00.
https://youtube.com/shorts/T9rUYT6F8nc? ... VshtmKdk_A
Tempo de Injeção fica em torno de 0.70ms na lenta, em 2.000 giros sobe acima de 1.00ms
https://youtube.com/shorts/1S5jWgAETZs? ... YgO7crgp-v
Pergunto se esse consumo na lenta está acima da média, pq já vi casos dizendo que ele é mais baixo...
Outra coisa é que percebo que a condução 'dirigibilidade' do meu carro é melhor com a temperatura na casa dos 90ºC logo depois do azul, sinto ele mais esperto. Quando está quente sinto ele mais xoxo, pesado... muito tempo ele já é assim, e não tem nenhum outro sintoma.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Vamos lá... Você liga o carro e não anda e com ele e deixa só em marcha lenta ou anda com ele?
O consumo médio é com o veículo em movimento em diferentes situações de carga do motor, pista e clima.
Sabemos que o aparelho que está usando, tem uma diferença de mais ou menos 100 mili segundos com relação aos aparelhos scanners profissionais.
A medição deve ser com o motor aquecido, de preferência ter ligado 2 vezes a ventoinha (não é a toa que é nessa condição que se faz ajustes e ou conferência de ponto), ai sim o tempo de injeção deve ficar próximo de 800ms (scanner profissional), e no álcool, a relação AF próximo de 8,6.
Tudo isso em marcha lenta. Acelerando ou em movimento não tem relevância, pois ai entra muitas variantes. Com o veículo em movimento se procura defeitos de sensores com problemas de falhas intermitentes ou que só ocorrem em determinadas situações de carga do motor.
O problema de ficar andando constantemente com equipamentos de diagnósticos, é ficar procurando coisas que as vezes não tem motivo. Talvez por isso as montadoras tenham diminuído equipamentos como, marcador de temperatura de motor, não ter vareta de medição de nível de óleo da transmissão entre outros. Até os que tem marcador de temperatura do motor, não tem variações acompanhado de fato a temperatura do motor. Deveria ser muitas reclamações em concessionárias e acabaram mudando, rs!
Então, o tempo de injeção, relação AF estão dentro da média, CO conferido com analisador de gases ou no mínimo na média, ponto de avanço inicial, dentro dos 7ºAPMS (2.0 EFI para álcool), a linha de combustível com 2.0bar e 1,5L/min, andando em condição normal vai ter a média de consumo que a maioria tem. Normalmente 10 em rodovias e 6 em trânsito urbano.
Esses são os pontos para verificar se está em ordem.
Digamos que a lenta está errada, vai ter um ou mais dessas medidas fora da média. Ai sim se procura defeito.
O consumo médio é com o veículo em movimento em diferentes situações de carga do motor, pista e clima.
Sabemos que o aparelho que está usando, tem uma diferença de mais ou menos 100 mili segundos com relação aos aparelhos scanners profissionais.
A medição deve ser com o motor aquecido, de preferência ter ligado 2 vezes a ventoinha (não é a toa que é nessa condição que se faz ajustes e ou conferência de ponto), ai sim o tempo de injeção deve ficar próximo de 800ms (scanner profissional), e no álcool, a relação AF próximo de 8,6.
Tudo isso em marcha lenta. Acelerando ou em movimento não tem relevância, pois ai entra muitas variantes. Com o veículo em movimento se procura defeitos de sensores com problemas de falhas intermitentes ou que só ocorrem em determinadas situações de carga do motor.
O problema de ficar andando constantemente com equipamentos de diagnósticos, é ficar procurando coisas que as vezes não tem motivo. Talvez por isso as montadoras tenham diminuído equipamentos como, marcador de temperatura de motor, não ter vareta de medição de nível de óleo da transmissão entre outros. Até os que tem marcador de temperatura do motor, não tem variações acompanhado de fato a temperatura do motor. Deveria ser muitas reclamações em concessionárias e acabaram mudando, rs!
Então, o tempo de injeção, relação AF estão dentro da média, CO conferido com analisador de gases ou no mínimo na média, ponto de avanço inicial, dentro dos 7ºAPMS (2.0 EFI para álcool), a linha de combustível com 2.0bar e 1,5L/min, andando em condição normal vai ter a média de consumo que a maioria tem. Normalmente 10 em rodovias e 6 em trânsito urbano.
Digamos que a lenta está errada, vai ter um ou mais dessas medidas fora da média. Ai sim se procura defeito.
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
RappeR
- Membro SR (Nível 4)
Carlos A. Freire escreveu: ↑25 Mar 2026, 14:52 Vamos lá... Você liga o carro e não anda e com ele e deixa só em marcha lenta ou anda com ele?
Concordo com vc sobre ficar andando com equipamento ficamos procurando problema onde não tem, rs! Mas a questão que estou perguntando sobre o ARF é devido isso que mencionei do carro ficar com a dirigibilidade ruim quando esquenta, depois de um tempo rodando com ele no trânsito, fica xoxo 'pesado'. A temperatura antes de 95º sem ainda ter acionado ventoinha, carro fica muito bom 'foguete'.
O consumo de 3.3L/H me refiro com o carro ligado parado, sem movimentar. Esse q pergunto se está dentro do normal para o 2.0 alcool ou está acima?
O consumo médio eu sei q está dentro ele faz entre 5,5 ou 6KM/L urbano.
A lenta dele está normal geralmente 950RPM depois de pré aquecido.