Sensor de temperatura

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
MonzaClub94SZSP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Sensor de temperatura

Mensagem não lida por MonzaClub94SZSP »

Estou com um Monza Club 2.0 EFI a Etanol, que recentemente fiz uma viagem com ele e percebi que ele não acionou a ventoinha e nem marca a temperatura no painel. Fiz os testes com o sensor de temperatura e ele altera o valor normalmente. Fiz o teste com uma vela e tudo certo ele alterava o valor conforme a temperatura mudava, mas no painel não marcava nada. Aí corri atrás de fazer um teste e vi que tinha outro sensor de temperatura embaixo do distribuidor é ele que é conectado ao painel; fiz um teste aterrando o fio no motor e o painel marcou temperatura máxima, mas não armou ventoinha, eu sei que o defeito não é ela pq eu liguei ela direto para poder manobrar com ele quente.
Tem algum teste que eu possa fazer para testar o chicote e testar o sinal que é enviado para o módulo?

Existe um teste para armar a ventoinha mandando o sinal para o módulo?
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No Monza EFI, tem o sensor de temperatura (CTS) que fica na carcaça da válvula termostática e envia sinais de temperatura do motor para UCE, que com esse sinal e de outros sensores, vai criar a estratégia de funcionamento do motor, além de acionar a ventoinha, quando a temperatura atingir 101ºC.
O sensor de temperatura no cabeçote, abaixo do distribuidor, é o mesmo em todos os Monza e serve para indicar a temperatura no painel e também de base para o relê de advertência de alta temperatura, que acende a luz indicativa no painel.

Para testar o CTS, pode fazer com multímetro medindo resistência ou medindo tensão e comparar a variação pela tabela do manual de injeção eletrônica Multec 700.
Pode também ser feito por um scanner e em conjunto com termômetro de mira a laser, para saber se a informação recebida na UCE é a mesma que está no termômetro.

Para saber se o chicote circuito elétrico da ventoinha e a própria ventoinha estão funcionando, só de desligar o conector do CTS, a injeção entra em modo emergência e a ventoinha dispara. Porém, vai acender a luz de anomalia da injeção e gravar um falso código de erro na memória, o que convém apagar a memória logo em seguida.

Como pode perceber, que ativa e desativa a ventoinha é a UCE com base nos valores obtidos pelo CTS.

É comum o painel marcar errado indicar acima e a temperatura não chegou aos 101ºC de acionamento da ventoinha e também, defeito do CTS de indicar temperatura mais baixo do que está no motor, por isso o ideal é o teste com scanner em conjunto com termômetro.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
marcelobrianztxfk
Modelo: Monza SLE
Ano: 1993
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por marcelobrianztxfk »

Oi Carlos tenho uma duvida; a luz ascendende de meu Monza 93 EFI 2.0 etanol, só acende na primeira marcha nas demais marchas ela não acende. Pode ser mau contato no sensor de velocidade ou no painel?
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

marcelobrianztxfk escreveu: 18 Nov 2025, 19:19 Oi Carlos tenho uma duvida; a luz ascendende de meu Monza 93 EFI 2.0 etanol, só acende na primeira marcha nas demais marchas ela não acende. Pode ser mau contato no sensor de velocidade ou no painel?
Bom dia.
Mais provável ser aplicação errada no sensor de velocidade VSS ou da Central de Injeção.
O ideal é conferir tudo e fazer os testes de funcionamento do sistema de injeção eletrônica.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder