Correias auxiliares

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Guilherme Mafra
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Correias auxiliares

Mensagem não lida por Guilherme Mafra »

Olá a todos.

Sou novo aqui no fórum e adquiri recentemente um Monza SL/E 1.8 EFI modelo 1992, sendo meu primeiro carro antigo.
Estou com dúvida a respeito das correias auxiliares, pois buscando pelo modelo no carro aparece algumas opções, sendo mais comum a 5PK1250.
Pedi orçamento para 3 oficinas diferentes e todas pediram para levar o carro até o local, pois não sabiam dizer ao certo qual o modelo.
Abrindo o cofre do motor, reparei que utiliza duas correias, uma delas o código é 10A915, utilizada na linha VW pelo que pesquisei.
O carro possui direção hidráulica e não possui ar condicionado, seria então uma correria para tocar o alternador e a outra para tocar direção e bomba d'água?
Vocês sabem dizer qual a numeração correta dessas duas correias?
Grato.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Carlos A. Freire
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Re: Correias auxiliares

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se seu Monza 92 tem direção hidráulica e está com essas correias, essa direção foi adaptada e não é de fábrica.
De 91 a 96 todo Monza com direção hidráulica de fábrica usa a correia poly V que vira o alternador e a bomba da direção hidráulica. Teria mais outra correia se tivesse ar condicionado.
Por isso deve ter visto código de correia de carro de outra marca.
Se tem os códigos nas correias e está funcionando bem, compre por esse códigos. Ou leve amostra para comprar.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Guilherme Mafra
Mensagens: 2
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Re: Correias auxiliares

Mensagem não lida por Guilherme Mafra »

Entendi...
Até o momento apresenta um bom funcionamento, direção precisa e sem ruídos. Vou prosseguir com a compra pelos códigos atuais.
Muito obrigado.
valdeirneto
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Re: Correias auxiliares

Mensagem não lida por valdeirneto »

Boa tarde, pessoal.
Desculpe estar usando um tópico ja aberto para uma nova pergunta

Eu tenho um Monza SL/E 2.0 EFI 91 a álcool, e estou com um problema de estar escapando a correia do alternador. O meu Monza tem direcao hidraulica e ar condicionado. Creio que seja o tensor que esta fazendo escapar, já troquei o mesmo e permanece ocorrendo.

Gostaria de saber se a correia do Monza sem direção serviria para mim.

No caso não gostaria de fazer o uso do tensor...

Existe essa possibilidade ou estou viajando muito?
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Carlos A. Freire
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Re: Correias auxiliares

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

valdeirneto escreveu: 18 Nov 2025, 14:21 Boa tarde, pessoal.
Desculpe estar usando um tópico ja aberto para uma nova pergunta

Eu tenho um Monza 2.0 EFI 91 a álcool, e estou com um problema de estar escapando a correia do alternador. O meu Monza tem direcao hidraulica e ar condicionado. Creio que seja o tensor que esta fazendo escapar, já troquei o mesmo e permanece ocorrendo.

Gostaria de saber se a correia do Monza sem direção serviria para mim.

No caso não gostaria de fazer o uso do tensor...

Existe essa possibilidade ou estou viajando muito?
Precisamos primeiro saber se a direção hidráulica é a original ou adaptada.
Em geral quando a correia escapa é por conta de desalinhamento entre polias.
Se tiver a direção hidráulica original, aquela que tem a bomba em cima do alternador e, usa a correia poly V que faz a direção e alternador, é comum em manutenção de alternador, não colocarem o espaçador na fixação, e ao apertarem os parafusos, a polia fica desalinhada.
Outro defeito comum nesse sistema é de um suporte em "L" quebrar e assim afouxa a correia em determinada faixa de rotação.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
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