Problema no Modo de Ajuste do Monza EFI (Jump ALDL)
-
- Mensagens: 3
- Registrado em: 21 Mai 2025, 21:36
- Cidade: Teresina
- Estado: Piauí-PI
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Problema no Modo de Ajuste do Monza EFI (Jump ALDL)
Fui verificar o ponto de ignição do meu Monza GLS 2.0 ano 95, por conta da marcha lenta alterada (alta), mas ao jampear os terminais A e B do conector ALDL para entrar no modo de ajuste, o carro apresenta dificuldade para pegar e fica com a marcha lenta excessivamente baixa, quase morrendo. Porém, em funcionamento normal, como disse acima, a marcha lenta se mostra alterada (“alta”). O que pode está acontecendo?
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17867
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Problema no Modo de Ajuste do Monza EFI (Jump ALDL)
Para entrar no modo ajuste, o motor deve estar funcionando e a ventoinha deve ter sido acionada por pelo menos duas vezes.
Motor com marcha lenta alta, em geral o problema está com entrada falsa de ar, conexão de vácuo soltas ou invertidas ou problemas com sensor de posição da borboleta TPS.
Motor com marcha lenta alta, em geral o problema está com entrada falsa de ar, conexão de vácuo soltas ou invertidas ou problemas com sensor de posição da borboleta TPS.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Mensagens: 3
- Registrado em: 21 Mai 2025, 21:36
- Cidade: Teresina
- Estado: Piauí-PI
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Problema no Modo de Ajuste do Monza EFI (Jump ALDL)
Obrigado pela resposta, mas o problema é justamente que com motor aquecido (ventoinha acionada várias vezes), o motor fica com marcha lenta extremamente baixa…
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17867
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Problema no Modo de Ajuste do Monza EFI (Jump ALDL)
Então foi o que eu disse. Muitos faz o jumper com o motor parado e depois liga para conferir o ponto de avanço inicial com a pistola. Nessa condição o motor não dá marcha lenta, fica morrendo ou fica muito baixa. Para conferir o ponto de avanço inicial,depois de a ventoinha entrar por pelo menos duas vezes e com motor ligado e funcionando, fazer o jumper. Assim vai conseguir conferir ou ajustar o ponto de avanço inicial pelo distribuidor.angelo1912 escreveu: ↑29 Mai 2025, 07:45 Obrigado pela resposta, mas o problema é justamente que com motor aquecido (ventoinha acionada várias vezes), o motor fica com marcha lenta extremamente baixa…
Com motor parado e feito o jumper, é para conferir códigos de falhas armazenados.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Felipe Lichirgu
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 150
- Registrado em: 20 Jan 2013, 00:45
- Cidade: Curitiba
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Problema no Modo de Ajuste do Monza EFI (Jump ALDL)
O motor parado (ou, desligado) com o jumper no A e B do ALDL, o motor de passo da marcha lenta fica todo avançado. Ou seja, em zero passos e sem passagem de ar em seu canal. Por isso se tentar ligar o motor com o jumper, dificilmente terá marcha lenta para ajustes.
Quando é feito o jumper com o motor em funcionamento (modo de ajuste de campo), a estratégia é outra: ele fixa a abertura do motor de passo em determinada rotação para ajuste.
Quando é feito o jumper com o motor em funcionamento (modo de ajuste de campo), a estratégia é outra: ele fixa a abertura do motor de passo em determinada rotação para ajuste.
FelipeLichirgu