Bauditz escreveu: ↑14 Jul 2024, 14:29 Pessoal, boa tarde de domingo.
Estou revivendo o tópico para tirar uma dúvida com vocês. Alguém já utilizou o óleo Motul 7100 20W50 sintético no Monza tubarão?
Vi nas pesquisas que poderia utilizar em motor de carro, apesar de ser destinado para motos. Utilizava na minha Dragstar, era ótimo.
Queria manter o 20W50 que o meu pai usa e trocar somente a questão de ser mineral para sintético, principalmente pelas características já citadas no tópico anteriormente.
Posso ter algum problema em trocar do nada o mineral pelo sintético?
Sei que alguns motores precisam atender algumas especificações.
Tenho receio de trocar a viscosidade do óleo, mas cogitei usar os óleos sugeridos antes por vocês.
O meu pai tem um 1991 carburado, queria começar a ter mais atenção com esses detalhes.
Abraços!
Boa tarde,
Então, eu criei esse tópico há alguns anos quando fiz o motor do meu Monza. Então, desde 2020 estou usando o 5W30 sintético ACDelco no motor (novo) do meu Monza. E está com quase 24 mil km de uso diário, ininterrupto, e sem problemas. Muito pelo contrário, muito satisfeito com a qualidade do óleo. Nível de ruído baixíssimo no motor, nunca mais bateu tuchos hidráulicos de manhã cedo e o motor aparenta girar muito mais leve que antes. Periodicamente faço aferição da pressão de óleo e está OK: acima até do valor tabelado no Manual de Serviço.
De fato, o óleo de base sintético é muito melhor que o mineral. Este último tem mais tendência a formar depósitos no motor e tem tecnologia mais antiga. Mas em contrapartida, temos muitos Monzas rodando com óleo mineral há trocentos anos e sem problemas. Não vejo o óleo mineral como ruim, pois era o que tinha disponível na época do Monza. As coisas evoluíram e no meu caso, optei em usar um óleo mais compatível as folgas do meu motor, a minha realidade de uso e a realidade atual do mercado. Atualmente em Curitiba/PR (onde moro) estamos com certa dificuldade em encontrar óleo 20W50 mineral, desde o ano de 2023. Os locais onde eu frequento, esse óleo tem o mesmo preço do sintético, ou pouca coisa menos, do que eu uso no meu Monza. Minha mulher tem SL/E 1989, onde ainda utilizamos o 20w50 mineral. Pois se trata de um motor muito antigo e usa esse óleo a vida toda dele.
No seu caso, optaria pela troca de um óleo mineral para o sintético, mantendo a viscosidade em 20w50. Uma outra opção, seria utilizar um 15w40 semisintético, em que a viscosidade não foge do indicado em 1991 para o Monza. Na época, indicavam 15w40, 20w40 (extinto) ou 20w50. Em alguns casos, 10w30.
Para fazer essa troca, sugiro que esgote bem o cárter, remova ele, lave-o, inclusive a trompa de aspiração (mais conhecida como pescador) e monte novamente. O ideal é não misturar óleo mineral com sintético. Isso pode virar uma borra tremenda dentro do motor, se acontecer. Pois o óleo sintético tem detergentes poderosos para soltar borras e crostas do motor. Agora se sobrar pouquissimo residuo de oleo mineral com sintético, não vejo problemas. Pois para remover todo o óleo só desmontando o motor inteiro e dando banho químico em tudo.
Outra opção, sem fazer desmontes é fazer a troca. Rodar um pouco (500 km), esgotar o óleo. Colocar óleo e filtro novos, rodar mais uns 2000 km, esgotar novamente. E sugiro que ande em regimes que gere aquecimento no motor, de modo que o óleo entre em seu regime de autolimpeza. Trajetos curtos, só oxida o óleo e piora a situação.
Óleo da Motul é muito bom! E sendo sintético, melhor ainda. Há muitos anos não temos disponível facilmente óleos na viscosidade 20W50 com base sintética. Antigamente, nos anos 90 e até início dos anos 2000 tinha um óleo da Petronas chamado HPX, que era na viscosidade 20w50 e sintético. Ele tinha coloração verde. Meu Monza quando novo (meu pai comprou ele novo) até meados de 2001/2002, usamos esse óleo nele.
Mal não vai fazer! Lembrando que todo óleo, independente se for mineral, semi ou sintético, tem de ser respeitado os prazos de troca previstos no Manual do Proprietário do veículo. O mineral 20w50, feito as trocas certinhas não tem estresse. O sintético é mais por uma questão de tecnologia e acessibilidade.
Espero ter ajudado. Boa sorte! Depois nos conte como foi a experiência.