Boa noite!Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑26 Abr 2024, 11:55A UCE aciona o eletro ventilador do radiador quando a temperatura no motor atinge 101ºC. Já os cebolões acionam o eletro ventilador quando a temperatura na parte inferior do radiador atinge determinada temperatura.Se a UCE, estiver com defeito, sim, já que é ela quem aciona o relê de ventoinha, com base nas informações recebidas do sensor de temperatura CTS.
Mas tem que tomar cuidado na avaliação. Já vi muitos casos de que fizeram adaptações para interruptor térmico em Monza EFI, quando na verdade a UCE estava boa. Havia erro de painel e talvez que fez a alteração não sabia que no Monza EFI, a ventoinha é ligada em 101ºC e desliga entre 94/95ºC
Então, fica difícil adaptar um cebolão cuja temperatura de atuação seja igual ao original.
Mas tem uma coisa boa aí. Quanto mais baixa a temperatura do líquido de arrefecimento no radiador, mais rapidamente o motor quente vai esfriar, quando o termostato abrir. Nunca esfriará demais porque o termostato do sistema vai fechar quando o motor atingir sua temperatura de serviço.
Nos carros antigos, onde o ventilador não era elétrico, este funcionava durante todo o funcionamento do motor. Mantinha o líquido do radiador sempre frio, mesmo que não houvesse necessidade. Mas nem por isso o motor funcionava frio. O termostato não deixava isso acontecer. Esses motores exigiam um maior cuidado com o termostato, que com o tempo tende a fechar menos.
Eu, se fosse adaptar um cebolão, por algum motivo, escolheria um com as temperaturas mais baixas possíveis. Isso porque dirijo no Rio de Janeiro e qualquer refresco no radiador é vantajoso.
O que não se pode fazer é adaptar um cebolão e retirar o termostato do motor. Aí é judiar do motor. Ele vai funcionar frio, e nada funciona bem quando está frio. Motores à etanol então...
Abs
É um divisor de águas. Eu não coloquei termostato ainda, pois a conexão está errada no tubo da termostática. Lá trás, onde há duas entradas para água, tem lado certo para colocar as mangueiras, pois por dentro do tubo há um caminho que leva a boca do termostato. O meu está ao contrário e uma vez que tentei colocar termostato, o carro passou do meio isso em fase de tirar o ar. Não quis arriscar mais. Então, fui descobrir tempos depois que tem que conectar a mangueira no lugar certo.
Alguns dizem para deixar original todo o sistema e outros dizem que acham mais seguros e que não há a necessidade de colocar tudo original, no modo que a UCE controla o funcionamento da ventoinha. Disseram somente para mudar posição do cebolão e colocar um mais quente. Estou usando um de 84 graus se não me engano e também alterar a posição, para colocar no radiador. O meu está com aquele cebolão do Tempra na mangueira do radiador e que pretendo tirar. Eu resolveria essa questão do cebolão muito frio, posição e termostato. Entretando, penso bastante em voltar tudo ao original. Seria bom, pois só gosto de acelerar o carro quando posso, e se o motor estivesse com funcionamento dos sensores (ventoinha) original, com termostato, seria bom, pois estou ciente que há um desgaste pouco elevado para o motor um pouco "frio". A vantagem do kit verão, é que não me preocupo tanto com cabeçote, pois já é mais difícil super-aquecer. Só ando com água desmineralizada e aditivo.
Luiz Carlos, o senhor já faz parte do grupo dos MonzeirosRJ no Whatsapp?
Abraços.