Senti o clique do relé...Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑22 Mar 2020, 20:04 André
Como disse o C. Freire, seu carro pode ter mais de um problema.
Como você disse que a bomba não funciona nem aqueles 2 segundos com motor parado, você pode começar testando o circuito elétrico da bomba.
Fusível, fio terra (no porta malas), relé, bomba...
depois de verificar o fusível, o primeiro teste é fácil:
Tira a tampa da caixa de fusíveis.
Gira a chave de ignição sem dar partida, mantendo um dedo da mão esquerda sobre o relé da bomba. Você deverá sentir ele acionar por 2 segundos.
Se não acionar, pode se preparar para problemas no relé ou na fiação elétrica até ele.
Se o relé colar, aí pode-se desconfiar da própria bomba ou da fiação/conector até ela.
Para testar a bomba é só injetar 12 v da bateria num dos contatos da tomada de diagnósticos do lado do passageiro da frente.
Minha bomba não estava funcionando e o problema era mau contato no conector dela. O relé colava, mas a bomba não funcionava nem injetando os 12 volts na tomada. Bastou eu desencaixar e reencaixar várias vezes o conector e o problema foi resolvido.
Aquela área onde fica a bomba costuma sujar muito com lama. Pode ser até necessário substituir o conector, se ele estiver com corrosão.
Abs
Qualquer contato ali da tomada de diagnóstico?