Sensor do óleo 3 fios (Cebolinha).

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
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André Portuga
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Re: Sensor do óleo 3 fios (Cebolinha).

Mensagem não lida por André Portuga »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 22 Mar 2020, 20:04 André

Como disse o C. Freire, seu carro pode ter mais de um problema.

Como você disse que a bomba não funciona nem aqueles 2 segundos com motor parado, você pode começar testando o circuito elétrico da bomba.
Fusível, fio terra (no porta malas), relé, bomba...
depois de verificar o fusível, o primeiro teste é fácil:
Tira a tampa da caixa de fusíveis.
Gira a chave de ignição sem dar partida, mantendo um dedo da mão esquerda sobre o relé da bomba. Você deverá sentir ele acionar por 2 segundos.
Se não acionar, pode se preparar para problemas no relé ou na fiação elétrica até ele.
Se o relé colar, aí pode-se desconfiar da própria bomba ou da fiação/conector até ela.
Para testar a bomba é só injetar 12 v da bateria num dos contatos da tomada de diagnósticos do lado do passageiro da frente.
Minha bomba não estava funcionando e o problema era mau contato no conector dela. O relé colava, mas a bomba não funcionava nem injetando os 12 volts na tomada. Bastou eu desencaixar e reencaixar várias vezes o conector e o problema foi resolvido.
Aquela área onde fica a bomba costuma sujar muito com lama. Pode ser até necessário substituir o conector, se ele estiver com corrosão.

Abs
Senti o clique do relé...
Qualquer contato ali da tomada de diagnóstico?
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Re: Sensor do óleo 3 fios (Cebolinha).

Mensagem não lida por André Portuga »

tyo escreveu: 22 Mar 2020, 20:04
André Portuga escreveu: 22 Mar 2020, 16:58 Obrigado Carlos...
Bateria arriou, pedi para o mecânico dar uma carga e amanhã ele vem buscar o carro para levar pra oficina. Ele disse que vai fazer uma ligação direta na bomba para chegar até lá. O que achei estranho é que a bomba não aciona os 2 segundos e nem com o motor virando. Desliguei o alarme e também não funcionou. Percebi que o bico também não está injetando.
Então você matou o defeito, se o bico e nem a bomba funcionam ou é modulo HEI ou a bobina impulsora.
Mas chega a acionar o relê mesmo sendo o defeito na impulsora e no HEI?
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Re: Sensor do óleo 3 fios (Cebolinha).

Mensagem não lida por tyo »

André Portuga escreveu: 23 Mar 2020, 17:25
tyo escreveu: 22 Mar 2020, 20:04
André Portuga escreveu: 22 Mar 2020, 16:58 Obrigado Carlos...
Bateria arriou, pedi para o mecânico dar uma carga e amanhã ele vem buscar o carro para levar pra oficina. Ele disse que vai fazer uma ligação direta na bomba para chegar até lá. O que achei estranho é que a bomba não aciona os 2 segundos e nem com o motor virando. Desliguei o alarme e também não funcionou. Percebi que o bico também não está injetando.
Então você matou o defeito, se o bico e nem a bomba funcionam ou é modulo HEI ou a bobina impulsora.
Mas chega a acionar o relê mesmo sendo o defeito na impulsora e no HEI?
Ah! Se o relê aciona o problema ou está na bomba ou no chicote do relê para frente.
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Re: Sensor do óleo 3 fios (Cebolinha).

Mensagem não lida por tyo »

André Portuga escreveu: 23 Mar 2020, 17:24
Luiz Carlos (Rio) escreveu: 22 Mar 2020, 20:04 André

Como disse o C. Freire, seu carro pode ter mais de um problema.

Como você disse que a bomba não funciona nem aqueles 2 segundos com motor parado, você pode começar testando o circuito elétrico da bomba.
Fusível, fio terra (no porta malas), relé, bomba...
depois de verificar o fusível, o primeiro teste é fácil:
Tira a tampa da caixa de fusíveis.
Gira a chave de ignição sem dar partida, mantendo um dedo da mão esquerda sobre o relé da bomba. Você deverá sentir ele acionar por 2 segundos.
Se não acionar, pode se preparar para problemas no relé ou na fiação elétrica até ele.
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Minha bomba não estava funcionando e o problema era mau contato no conector dela. O relé colava, mas a bomba não funcionava nem injetando os 12 volts na tomada. Bastou eu desencaixar e reencaixar várias vezes o conector e o problema foi resolvido.
Aquela área onde fica a bomba costuma sujar muito com lama. Pode ser até necessário substituir o conector, se ele estiver com corrosão.

Abs
Senti o clique do relé...
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Não, tem de ser no conector "E"
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Re: Sensor do óleo 3 fios (Cebolinha).

Mensagem não lida por André Portuga »

Coloquei 12v nesse conector aí é não deu sinal não, tem que virar a chave ou não precisa?
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Re: Sensor do óleo 3 fios (Cebolinha).

Mensagem não lida por André Portuga »

Coloquei direto o 12v na bomba e corri para ligar o carro e pegou, depois que desconectado o 12v ele morreu.
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Re: Sensor do óleo 3 fios (Cebolinha).

Mensagem não lida por tyo »

André Portuga escreveu: 23 Mar 2020, 18:38 Coloquei direto o 12v na bomba e corri para ligar o carro e pegou, depois que desconectado o 12v ele morreu.
Então a bomba e o chicote estão ok. Pode ser que o relê esteja ruim mesmo, vc sentindo o "click" dele os contatos podem estar ruins, coloca outro para teste.
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Re: Sensor do óleo 3 fios (Cebolinha).

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

André

O sistema de alimentação de combustível do Monza é um tanto complicado.
Isso porque, acredito que para aumentar a segurança em caso de acidentes, ele desliga a bomba se o motor não estiver funcionando.
Na partida, para ter combustível e o motor pegar, o sistema permite que a bomba funcione por 2 segundos, mesmo com motor parado.
Passado esse tempo, se o motor de arranque não girar e o distribuidor não sinalizar o sistema de que o motor está girando (bobina de pulsos e módulo HEI), a bomba desliga.
Como reforço, o projeto permite que a bomba funcione mesmo sem sinal do distribuidor, mas através do interruptor de pressão de óleo. Só há pressão de óleo se o motor estiver girando.
No seu caso, em que a bomba só funciona se receber alimentação externa, e para de funcionar se você retirar essa alimentação, mesmo com motor girando, pode-se pensar em duas panes distintas.
Mesmo se o sistema principal, que alimenta a bomba através de um relé, estiver em pane, o interruptor de pressão não deixaria a bomba apagar ao se retirar o fio externo.
Aliás, nem precisaria de fio externo, pois como sua bomba está boa (você disse que checou), quando a luz de baixa pressão de óleo acendesse, a bomba iria funcionar,, alimentada pelo interruptor de pressão do óleo, sem precisar do relé, e o motor ia pegar.

Na minha opinião você tem problemas nos dois circuitos.

Abs
Luiz Carlos
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