Hoje 16/07 fui numa autoelétrica de confiança e trocou o distribuidor por um outro para teste e 'matou a pau' o ripple no contagiros estabilizou mesmo após a ventoinha ligar umas 4 vezes.Achei a mangueira do Map (joelho) rachada e 2 mangueiras na Flauta rachadas e a mangueira do coletor de adm. ao servofreio rachada na base na abraçadeira. Dei uma geral e após isso verificada na bobina impulsora e fiz a troca (nova com 800 ohms) o desempenho ficou redondo ou quase,
isto é, apos ligar a ventoinha (motor quente) pela manhã no percurso que faço não apresenta o problema, e quando estou no congestionamento principalmente as 18 horas em marcha lenta percebo o conta-giros oscilando em segundos vai e volta de 900 a 1100 RPM.
Efetuou-se a troca da bobina impulsora por uma Delphi e optei também por trocar o rotor.
Carlos e Amigos obrigado pela pronta atenção e comentários sobre as pistas do defeito.
Resumindo: eu coloquei este defeito por colocar uma bobina paralela e com 800 ohms sendo que as anteriores que eu troquei sempre esteve na faixa de 950 ohms. Certamente o isolamento dos fios da bobina é sofrível e ao aquecer muda a impedância da bobina "embaralhando" a UCE.
Abraços
waldir