Econômetro

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Hoogle
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Re: Econômetro

Mensagem não lida por Hoogle »

José Leal escreveu:se vc não acredita no método carga do BCWS.
como vou acreditar em algo que nem sei oque é :smt005 :mrgreen:

ps: pesquisei, agora já sei =D
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TheRipper
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Re: Econômetro

Mensagem não lida por TheRipper »

O método "carga" funciona, sim, eu sempre uso quando vou subir serra e afins, o único contra desse método, e que NÃO é 100% comprovado, é que motores que rodam com mais carga e menos giro tendem a carbonizar mais.
José Leal
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Re: Econômetro

Mensagem não lida por José Leal »

TheRipper, eu fiz esse teste do BCWS em um Palio ELX 1.0 2004 com CB original.

Em consumo instantâneo o CB indicou consumo elevado usando o método do BCWS. No consumo médio, tb foi indicado consumo maior usando esse método. Sempre trocando marchas a 2000 RPM

Andando dentro da faixa de torque máximo (aprox. 3000 RPM), no consumo instantâneo, consegui valores de até 17km/l, e no consumo médio, valores bem abaixo do registrado pelo método do BCWS.

Não me lembro precisamente dos valores encontrados, mas com certeza usando o método rotação, PARA MIM, é mais econômico que usar o método carga. Além de evitar essa possível carbonização.

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
TheRipper
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Re: Econômetro

Mensagem não lida por TheRipper »

José Leal escreveu:TheRipper, eu fiz esse teste do BCWS em um Palio ELX 1.0 2004 com CB original.

Em consumo instantâneo o CB indicou consumo elevado usando o método do BCWS. No consumo médio, tb foi indicado consumo maior usando esse método. Sempre trocando marchas a 2000 RPM

Andando dentro da faixa de torque máximo (aprox. 3000 RPM), no consumo instantâneo, consegui valores de até 17km/l, e no consumo médio, valores bem abaixo do registrado pelo método do BCWS.

Não me lembro precisamente dos valores encontrados, mas com certeza usando o método rotação, PARA MIM, é mais econômico que usar o método carga. Além de evitar essa possível carbonização.

Até mais.
Peraí, mas você fez o teste em aceleração? Aí não dá certo mesmo, o consumo aumenta porque você exige mais potência do motor! Tem que ser numa situação de velocidade constante, preferencialmente em subidas.
José Leal
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Re: Econômetro

Mensagem não lida por José Leal »

Então eu entendí errado o teste deles, pois achava que era para usar esse método desde a arrancada até a velocidade determinada. :oops:

Quer dizer que se eu estiver em uma subida a 80km/h, é prefeível manter a 5ª e socar a bota no acelerador do que reduzir para a 4ª e manter o giro alto só encostando o pé no acelerador?

[EDIT]: Realmente o método carga é feito tb na cidade, com arrancadas e retomadas de aceleração. Como os carros escolhidossão todos de grande cilindrada e potência (exceto o Polo - 1.6 101cv, que podemos colocar como média cilindrada), isso pode ter influenciado nos valores encontrados pelo BCWS, comparando-se com os valores que eu encontrei...

Não estou aqui querendo defender nada, mas sim para aprender.

Até mais.
Editado pela última vez por José Leal em 19 Mai 2008, 12:23, em um total de 1 vez.
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Robson Lott
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Re: Econômetro

Mensagem não lida por Robson Lott »

Aaaaaaaaahhhhhh!!!!!!1 Essa eu quero saber, oportunidade de teste é q num vai me faltar! Sempre uso o método de rotação elevada e encostando o pé... claro q num é mantendo 4k giros não, até porque quando subo uma serra em estrada e noto q o Monzão dá conta de alcançar o topo sem perder bastante velocidade e giro de 5a., se eu não notar q a bota tá atolada no pedal do acelerador.... não passo pra 4a. !! já até postei um tópico por aqui explicando meus testes com o '88 carburado q tive... mas parece q com o EFI dá a mesma característica....

Com isso, em média de 15 em 15 dias, faço os 480km com 2 serras de 40~60km cada uma e retas de uns 100km constantes (o restante é curvas normais e sobe-desce normal) e média alta nas retas (130, 140km/h) e o '93 Class 2.0 gasolaa faz 12,6 à 12,8 km/L e em 5 horas. Sem extrapolar e sem abusar nas ultrapassagens, pois só as faço quanto tenho certeza mesmo de que dá pra fazer.

Abraços!!!

Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

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José Leal
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Re: Econômetro

Mensagem não lida por José Leal »

Fala aí, Robson, "irmão de Monza"!

Acredito que esse método do BCWS só é válido com carros injetados. De acordo com o site:

"...vale lembrar que a técnica sugerida pelo site aplica-se tão somente a motores a quatro tempos do ciclo Otto, ou seja, a gasolina, álcool e gás natural; para diesel e dois-tempos, vale a regra de acelerar o mínimo possível."
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TheRipper
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Re: Econômetro

Mensagem não lida por TheRipper »

José Leal escreveu:Fala aí, Robson, "irmão de Monza"!

Acredito que esse método do BCWS só é válido com carros injetados. De acordo com o site:

"...vale lembrar que a técnica sugerida pelo site aplica-se tão somente a motores a quatro tempos do ciclo Otto, ou seja, a gasolina, álcool e gás natural; para diesel e dois-tempos, vale a regra de acelerar o mínimo possível."
Na verdade é uma faca dois gumes. Se vai dar certo com carburador, vai depender da giclagem usada no segundo estágio. E na injeção, vai depender do mapeamento. No meu caso, até 2/3 de acelerador eu mantenho marcha alta, mas se precisar cravar o pé, eu prefiro reduzir, pois no mapeamento que fiz da injeção ela vem lavando tudo de álcool quando estou com pé embaixo hehehehe. Mas no geral, o consumo está muito bom, na última viagem que fiz, fez média acima de 9km/l no álcool, com velocidade média geral de uns 110km/h, mas pegando serra e alguns trechos de estrada reta a 160-180km/h.
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