monza barulho estranho no motor

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Wellington Silva
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: monza barulho estranho no motor

Mensagem não lida por Wellington Silva »

Quando acelero some aquele barulho que so fica marcha Lenta porque
O ronco é maior
Esse Barulho e semelhante um som de castanhola,tb notei q ao acelelerar mais forte aparece outro ruido quando gira comeca cair tipo
Uma vibracao ruido tipo raspando em algo mas essa vibracao e na parte de baixo e não no cabeçote
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

esse ruido raspando em algo é exatamente a saia do pistão batendo ainda mais porque você disse quem vem da parte de baixo agora o outro barulho deve ser tucho você tem 2 problemas para solucionar é só com retifica completa do motor
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Wellington Silva
Membro GL (Ní­vel 2)

https://m.youtube.com/watch?feature=you ... dX5O5YXPos

Então! O Barulho e De Baixo Mesmo Olhem o Video Que Fiz Pensei q fosse coletor de escape
Mas e do bloco mesmo esse efeito de saia posso colocar um b12 e rodar ainda uns 10.000km? Ja q to sem grana pra fazer motor agora!corro o risco de me deixar na mão?
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

isso não é saia isso é bronzina batendo não tem como flar se vai andar mais 20 mil ou se vai quebrar hoje vai ter que fazer a retifica completa do motor mesmo já que está sem grana não coloque nenhum engrossador de óleo não mas continue andando de boa sem exigir muito
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Wellington Silva
Membro GL (Ní­vel 2)

Entendi! Ok Obrigado! Um Mecanico Aqui Disse
Que e so trocar os aneis por causa oleo na vela e tb trocar bronzina resolvia ,mas esse jeitinho brasileiro que preocupa!!!
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Wellington

Meu Monza estava fazendo um ruído exatamente igual ao seu, e depois de muita pesquisa descobri que era folga no rolamento da bomba d'água.
Antes de partir para partes internas do motor, acho que você deveria investigar antes os acessórios.
Comece removendo a correia do alternador e funcione o motor sem ela por alguns minutos.
Se o ruido parar, é rolamento do alternador, rolamento do tensor, bomba da DH (se seu carro tiver DH)...
Se continuar, aí você retira a capa da correia dentada e examina ela. Se estiver um pouco frouxa e antes estava tensionada, pode ser folga nos rolamentos da bomba d'água. Procure por marcas nas capas da correia, que indiquem que a correia está raspando em alguma coisa.
O tensionador da correia dentada também pode estar com ruído no rolamento.
Com a correia dentada removida, é fácil ver se o eixo da bomba dágua está com folga.
Só parta para mexer internamente no motor depois de ter certeza de que não é ruido causado por acessórios ou a bomba dágua.
Se você sempre cuidou da troca do óleo, filtro, etc, é muito pouco provável que esteja batendo bronzina. A não ser que o motor esteja muito rodado. Mesmo assim, tem Monza aqui no fórum muito rodado com o motor perfeito nesse quesito.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: Monza Club

Mensagem não lida por mspagiari »

O meu ainda faz o bendito tec tec qdo frio, depois q esquenta pára... disseram q era tucho, saia de pistão e até bomba de agua como o amigo Luiz comentou.

O estranho no seu é q qdo acelera o barulho aumenta, o do meu só é perceptível na lenta qdo frio, se acelerar some o barulho.

Faça orçamentos em vários mecanicos, ou procure um de sua total confiança. Ouça as opiniões e o mais importante PEÇA GARANTIA de no minimo 3 meses.

Já tive carro q mandei fazer parte de cima do motor e depois de 3 meses queimou junta de cabeçote, se não tivesse garantia teria de pagar de novo o serviço q na época ficou em mil reais... Por isso exija nota e orçamento.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

mspagiari

Qual óleo você usa no seu Monza?
Marca e especificação?

O barulho tipo tec tec é causado por folga entre o balancim e a haste da válvula.
Nos carros sem compensadores hidráulicos ou tuchos hidráulicos (o motor do Monza usa compensadores, não tem tuchos), essa folga é regulada manualmente, de tempos em tempos.
Nesses motores mais antigos, o tec tec é normal com motor frio. Quando o motor atinge a temperatura normal de funcionamento, a dilatação das hastes das válvulas e dos outros componentes do trem de válvulas, faz com que a folga seja eliminada.
Isso era muito mais sentido nos motores que não tinham válvula na cabeça do cilindro, como meu antigo Renault Gordini, o Opala 6 cilindros, etc.
Isso porque, por terem varetas no trem de válvulas, a diferença de comprimento dessas varetas, com motor frio e com motor quente, era enorme.

Voltando ao Monza, no momento da partida deve existir a tal folga, mas em poucos giros do motor os compensadores se enchem de óleo e eliminam a folga. Se os compensadores estiverem entupidos ou se o trem de válvulas estiver muito desgastado, os compensadores não conseguem fazer o serviço, e surge o tec tec. O motor esquenta, a folga desaparece por causa da dilatação das peças e o tec tec some. Se os compensadores permanecerem cheios com motor parado, nem na partida se nota o tec tec.

No meu Monza, que é do mesmo ano do seu, anos atrás começou a apresentar o tec tec com motor frio, que desaparecia quando esquentava.
Eu substituí o óleo que eu usava, o 20W50, não lembro da marca dele, pelo Shell HX-5, especificação 15W50. Sendo um óleo 15 quando frio, o óleo tem mais facilidade de penetrar nos orifícios dos compensadores, coisa que o óleo 20W50 não conseguia. Esse óleo da Shell vem com mais detergente que os outros óleos. Isso ajuda a desobstruir os orificios de passagem de óleo dos compensadores.
O ruído sumiu. Ele só volta se eu ficar com o carro parado por muitos dias, e some depois de poucos segundos.
Como a Shell deixou de produzir esse óleo com especificação 15W50, passei a usar nova especificação dele, 15W40.
Fiquei com medo de dar problema, por ser um óleo 40 a quente, mas não deu.
O próprio manual do Monza cita o óleo 40 como uma dos recomendados.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder