Bom dia Monzeiros!
Estou precisando da ajuda de vocês mais uma vez.
Há muito tempo que meu monza, 92 EFI Gasolina, apresentava prolemas com marcha lenta ao reduzir após curto período em alta velociada (tipo 80 km/h). Já li vários tópicos aqui falando sobre o assunto e mesmo eliminando várias possibilidades com as instruções dos tópicos o problema persistia. Pois bem, a falta de tempo para verificar e falta de oficina aqui em BH que tenha boa aparelhagem e bons profissionais me levou a ficar com o carro assim por muito tempo, alguns anos. Até que outro dia ele oscilou ao parar no semáforo, apagou e não quis pegar mais. Insisti na chave e ele funcionou, mas era perceptível que o motor não estava legal, então encostei o carro e abri o capô para ver se encontrava algo de errado. O óleo estava cheio de água. Levei para a oficina e não era só junta do cabeçote queimada, o próprio cabeçote estava cheio de pontos corroídos pela ação da água. Foi retificado o cabeçote e aproveitei e mandei o mecânico dar uma geral, pegar tudo que estivesse com problema. Aí foi junta do cárter, disco de embreagem, regulagem da caixa de marcha, enfim, acho que tudo que se refere a mecânica ele mexeu.
Peguei o carro pensando que como ele sempre baixava água esse problema da água misturar com o óleo e o cabeçote todo detonado já vinha de bom tempo e que talvez a água pudesse umedecer as velas e causar a oscilação na marcha lenta. Sei lá, apenas imaginei que meus problemas estariam todos resolvidos. Só que na minha primeira saída com o carro ele começou a morrer do nada. Percebi que ele morria mais quando eu estava parado e o ventilador do radiador acionava. Se não estivesse acelerando e o ventilador acionasse ele apagava. Mas era só bater na chave de novo que ele pegava. Na minha segunda saída com o carro ele apagou e não quis funcionar mais, então fui tentar diagnosticar o que estava ocorrendo. Tirei o cabo de uma das velas e o deixei próximo ao bloco do motor e ao girar a chave nada de faísca. Tirei o cabo que vai da bobina para o distribuidor e havia faísca muito fraca, avermelhada e falhando. Apesar de o motor já estar quente, já havia rodado cerca de 10 km, não foi super aquecimento na bobina porque ela não estava quente. Eu tinha compromisso que não podia atrasar, então pedi carona a um colega meu que me levou no meu destino e deixei o monza estacionado na rua mesmo. Era um sábado. No domingo eu fui lá pra ver se conseguiria saber se o problema era bobina, módulo hei, ou qualquer outra coisa. Só que ao chegar no carro resolvi dar partida e funcionou. Levei o carro pra casa e deixei uma semana parado sem ânimo nenhum de mexer nele.
Vim aqui no fórum pegar as dicas de como testar os itens de ignição.
Cabos de vela: Um estava com quase 20 Khoms de resistência, então comprei um novo jogo de cabos de vela Delphi. Ao tirar da caixa todos estavam com resistência abaixo de 7 k. (O teste foi feito com os cabos frios ainda, mas só pra ver se já não vieram com problemas.)
Velas: As velas estavam com dentro do normal, mas quando o mecânico mexeu ele havia dito que duas estavam com problema e ele havia trocado, mas colocou velas diferentes, com 3 pontas, então resolvi comprar outro jogo de velas também, para ficar todas iguais. Comprei, acho que ACDelco, na caixa vem escrito GM. Testei a resistência das velas novas e estavam dentro do normal.
Bobina impulsora: Resistência de 950 homs. Não troquei porque vi em um tópico aqui que o normal é entre 500 e 1500 homs. Também apresenta uma boa aparência (Não está esfarelando).
Módulo hei: Tirei ele para fazer o teste nos pinos. Como já mostrado aqui no fórum alguns pinos deveriam dar por volta de 5k, mas eles estavam dando certa de 19K de resistência. Então pensei "Bingo", o defeito está aqui. Comprei um novo módulo hei, Delphi, e antes de colocar no carro fui testar (Como já foi dito muitas vezes por aqui, peças novas também tem defeito), e para minha surpresa todos os valores dos pinos que apresentam resistência estavam em torno de 19K também, igual ao que considerei com defeito. Aí eu desamimei. O novo veio com defeito, ou meu multímetro está bichado, ou sou tapado eu não sei testar nada? Eu tinha um módulo hei velho, que já havia trocado a muito tempo, e resolvi fazer os testes nele. Os pinos também apresentam cerca de 19k (sempre varia entre 18.xx e 19.xx), exceto por um pino que ficava sempre em 1. Então aqui a minha primeira dúvia: O módulo hei está ou não com defeito?
Bobina de ignição: Não tive como testar. Comprei uma nova pensando que se a que está no carro não estiver com defeito eu deixo uma de reserva que sei que não vou perder dinheiro. Mas fica a interrogação, se a bobina que está no carro e também a nova estiverem com defeito? Não sei como testar.
Linha de combustível: Isso eu já havia testado antes. Comprei os equipamentos para verificar de tanto procurar em oficinas e não encontrar. Pressão regulada em 2 bar. Vazão de 1.8 L/m. Estanqueidade eu não sabia exatamente como deveria ficar, mas enquanto o carro estava ligado e a pressão em 2 bar eu fechei o registro do medidor e a pressão subiu para cerca de 3.5 bar e o motor apagou. Deixei assim, fechado, e passados cerca de 30 minutos a pressão havia caído um pouco, estava por volta de 2.6 bar. Não sei se deveria manter em 3.5 bar ou se essa queda é normal.
Enfim, depois de trocar as velas, trocar os cabos das velas (pelos testes esses dois itens estão ok), testar com a bobina velha e com a bobina nova (Esse item não sei dizer se estão ok) e também testar com o módulo hei velho e o novo (também não sei estão ok porque apresentaram os mesmos resultados no teste), o carro está muito ruim. Eu ligo e ele pega normalmente, mas agora nem precisa andar em alta velocidade e reduzir para a lenta oscilar. Mesmo ligando e permanecendo parado ele oscila o tempo todo. Estando parado se eu pisar fundo ele sobe o giro até cerca de 4500 - 5000 e cai bruscamente e volta a subir de novo (Chega a dar um pipoco no escapamento quando faço isso).
Lembrei também que a pouco tempo eu havia dado uma geral no TBI e o compartimento da válvula que auxilia no controle de marcha lenta está limpo e a válvula também funcionando dentro dos padrões.
Sensor de posição de borboleta funcionando dentro dos padrões. (Verificado com auxílio do Scanner)
Tampa do distribuidor tem pouco tempo de uso, não tem trinca, não está suando, carvão parece novo.
Rotor: resistência baixa, não me lembro o valor, mas estava dentro do normal de acordo com o tópico que eu estava lendo no mento do teste.
Acho que já escrevi demais. O que pode estar fazendo o motor falhar? Módulo hei (novo e velho com problema)? Será que quando o mecânico mexeu no cabeçote deixou a correia fora do ponto (O carro pega, dei até uma volta no quarteirão, mas percebe-se que está falhando)?
Se alguém souber de uma oficina aqui em Belo Horizonte que tenha bons profissionais e aparelhagem para dar uma geral no monza também pode me indicar que eu levo lá. Aqui no fórum eu só encontrei recomendação de uma oficina em bh, mas fui lá e eles não trabalham mais com monza.
Se alguém quiser analisar os resultados do ElanScan é só dizer como quer que eu execute os procedimentos que posso anexar os logs.
Motor falhando
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Motor falhando
Na mensagem diz que a faísca era fraca e avermelhada. Sintoma de problemas no módulo HEI ou na bobina de ignição.
Se puder passar os dados obtidos do scanner seria bom, principalmente os dados de tempo de injeção e da relação A/F, Esses dois valores indicam se há algo errado com funcionamento do motor, mesmo quando não há falha sentida ao guiar o veículo.
Se esses dados vierem em modo gráfico, melhor ainda.
Obs: Nessa manutenção do cabeçote, foi trocado o comando de válvulas?
Abs,
Carlos Freire
Se puder passar os dados obtidos do scanner seria bom, principalmente os dados de tempo de injeção e da relação A/F, Esses dois valores indicam se há algo errado com funcionamento do motor, mesmo quando não há falha sentida ao guiar o veículo.
Se esses dados vierem em modo gráfico, melhor ainda.
Obs: Nessa manutenção do cabeçote, foi trocado o comando de válvulas?
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
JFerreira
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1992
Um detalhe que esqueci de informar é que os logs que enviei foram feitos após o carro parar na rua e eu levar pra casa, antes de trocar as velas e cabos. Se precisar de refazer a leitura eu posso enviar amanhã no final do dia.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Ano: 1996
JF Ferreira, achei que estava utilizando um scanner profissional. Esse que passou não sei interpretar ou pelo menos teria de estuda-lo para entender. Vi que alguns dados não são diretos e tem que fazer cálculos, o que não ocorre com equipamento profissional.
O módulo gráfico que havia pedido era o que mostra todos os sensores trabalhando ao mesmo tempo, onde mostra valores min, máximo e onde está no momento. Visualizando todos ao mesmo tempo facilita a interpretação.
Não encontrei no arquivo que passou, o tempo de injeção e a relação A/F.
Abs,
Carlos Freire
O módulo gráfico que havia pedido era o que mostra todos os sensores trabalhando ao mesmo tempo, onde mostra valores min, máximo e onde está no momento. Visualizando todos ao mesmo tempo facilita a interpretação.
Não encontrei no arquivo que passou, o tempo de injeção e a relação A/F.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
JFerreira
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1992
Entendi.
Vou ver se essa semana encontro alguma oficina com o scanner profissional para rastrear e conseguir essas informações.
Vou ver se essa semana encontro alguma oficina com o scanner profissional para rastrear e conseguir essas informações.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
.Rotor: resistência baixa, não me lembro o valor, mas estava dentro do normal de acordo com o tópico que eu estava lendo no mento do teste
Rotores à vezes apresentam rachaduras imperceptíveis no isolamento.
Vale a pena substituir o rotor por um novo, já que é um componente relativamente barato e é sempre bom ter um de reserva no porta malas.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ