Reeditado em virtude das fotos armazenadas no ImageShack não serem mais gratuitas e uma série delas se tornaram indisponíveis para veiculação automática nas matérias que emiti aqui nos Monzeiros como poderão verificar no link que segue, como também os comentários dos associados na ocasião da emissão e que enriqueceram as informações pretendidas.
Vide tópico originário: viewtopic.php?f=15&t=24386
Funcionamento do Módulo HEI - High Energy Ignition
Publicação da Oficina Brasil - Edição de Agosto 2012 - http://www.oficinabrasil.com.br
Flavio Xavier - [email protected]
Nesta matéria, veremos este componente utilizado nos modelos Kadett e Monza da General Motors com injeção eletrônica Delco Multec 700.
Este fica localizado embaixo da mesa do distribuidor, sendo basicamente, uma ignição eletrônica, enviando para a UCE os pulsos da bobina que indica o tempo certo para a centelha e os recebe devidamente corrigidos no momento de energizar a bobina de ignição (faísca).
O mesmo possui 8 pinos de ligação elétrica com o sistema de injeção do veículo, onde, a função de cada um destes, os diagramas correspondentes e os dados obtidos com a análise, veremos na sequência da matéria.
PINO B3 DA UCE - LINHA DE MASSA (SINAL DE REFERÊNCIA BAIXA)
Ligado ao pino G do módulo HEI, é a linha de diagnóstico da massa de potencia do módulo HEI.
A "UCE" mede a queda de tensão desta linha para determinar eficiência do aterramento para carga de bobina de ignição.
PINO 04 DA UCE - CONTROLE DE AVANÇO DE IGNIÇÃO (SINAL EST OU ELETRONIC SPARK TIMING)
Ligado ao pino E do módulo HEI, é a linha de sinal que a UCE manda para o módulo HEI para "chavear" a base do transistor de potência para ignição.
Na partida, SOMENTE quando a rotação ultrapassar 450 'RPM e durante o funcionamento do motor, a UCE envia este sinal de tensão de 5,00 volts DC através do terminal "D4" para o terminal "D" do modulo HEI.
PINO 05 DA UCE - LINHA DE CONTROLE DE DESVIO DE COMANDO DO HEI (BY-PASS)
Ligado ao pino B do módulo HEI, é a linha de controle do circuito de potência de ignição. Durante a partida, enquanto a rotação do motor estiver abaixo de 450 RPM, o módulo HEI controla o avanço da ignição, com valor fixo em 10°.
Quando a rotação ultrapassar acima de 450 RPM e durante o funcionamento do motor, a UCE envia um sinal de tensão de 5,00 volts DC (sinal de referência) através do terminal "B5" para o terminal "C" do modulo HEI. Este sinal desabilita o circuito de controle do módulo HEI, e, a partir deste momento, a UCE assume o controle do avanço de ignição, através da saída EST (terminal D4 da UCE até terminal D do módulo HEI).
Quando houver falha nesta linha, o sinal NÃO chega até o modulo HEI, que ignora a linha EST, onde não vai haver correção de avanço de ignição (o ponto de ignição fica travado).
Caso paire alguma dúvida sobre os diagramas escaneados, favor indicar que postarei o pedaço do diagrama em 'zoom'
Abs
waldir
09.06.14
FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI
- waldir
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FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI
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Re: FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI
Atualização
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- Gilmar Martins
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Re: FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI
Parabéns waldir, isso é muito bom. Embora meu Monza não utiliza essa injeção, certamente o de muitos colegas a utilizam. É muito frustrante quando precisamos dessas fotos, diagramas ou esquemas e quando acessamos elas já não existem. Portanto é de valor incalculável essas postagem de atualização.
Abraços,
Gilmar
Abraços,
Gilmar
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Re: FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI
Boa noite! Ufaaa... Eu estou levando sorte no meu modulo HEI, kkkk! No meu tuba 95 ele é original ainda e ta firme e forte!!! Fuiii
- waldir
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Re: FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI
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- waldir
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Re: FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI
é o mesmo video abaixo, porém, hoje consegui colocá-lo desta forma.
Independente da Marca/Fabricante do Modulo HEI segue video com algumas causas possíveis de defeitos na aplicação
Repetindo, causas de queima do HEI
1 - Voltagem acima de 14,5V
2 - Vazamento de alta tensão da bobina de ignição para a massa entrando pelo negativo do HEI (inclusive testando INOCENTEMENTE se há corrente/faiscamento nas velas próximo ao distribuidor)
3 - Excesso de pasta térmica
4 - Pasta térmica insuficiente ou falta dela.
5 - Pasta térmica em excesso isolando o orifício do parafuso que forma o aterramento do HEI (aterramento deficiente dedicado ao HEI e UCE no cabeçote). Ideal é reforçar o aterramento no lado correspondente ao aterramento (plug de 4 pinos)
6 - Curto do positivo da bateria com a massa (tensão positiva entrando pelo aterramento do HEI)
7 - Alta temperatura no dissipador do HEI, 80ºC do cabeçote + alta temperatura gerado pelo dissipador do HEI por excesso de tensão maior que 14,5V
8 - Procedência do HEI (Ching Ling, No Name) ou reconhecidamente 'fracos' como o MTE, até então.
Embora as causas de queima acima relacionadas reduzem a 'vida' de qualquer Hei cujo transistor de potência trabalhe em faixa inferior de temperatura dos demais conhecidos.
9 - Indiscutivelmente as marcas de qualidade e robustas são: Delphi e Magnete Marelli (desde 20.08.10 = 8 anos) que queimam se não observadas as advertências acima.
10 - Maior vilão de todos os itens relacionados é o regulador do alternador que 'abre' (não regulando mais nada) e a falta de costume de leitura constante do voltímetro do painel, que sinaliza mudança de tensão, não é observada, mas, no primeiro sinal de falha há tempo ainda para preservar o HEI instalado com a troca por novo regulador do alternador. (É R$70,00 do regulador contra R$127,00 à 175,00 do Delphi; R$110,00 à 169,00 do M. Marelli; R$ 92,00 à 114,00 do MTE valores atualizados Ago/18).
BOBINA IMPULSORA
A última bobina impulsora (08.02.14) que eu estava usando era da Delphi e o ressecamento do fio amarelo/branco (+) estava 'vazando' para a mesa do distribuidor onde coloquei um Hei vazio de By Pass ( o mesmo poderia ter ocorrido com um Hei real; e a impedância do Delphi ainda estava em 910 ohms. Troquei por uma bobina paralela marca AJE ($41,00 - a Delphi está $112,00) que está com 820 Ohms. [ a troca foi recente 26.06.18 ] A durabilidade da Bob. Impulsora Delphi é de cerca de 5 anos.
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.ph ... 81#p411499
Vejam algo que deixou de ser lenda:
O meu HEI está colocado fora do distribuidor na 'churrasqueira' há 4 anos e 7 meses. O link de fotos não está abrindo mais. Pretendo refazê-lo, mas, o link que segue apresenta o esquema das ligações.
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.ph ... 05#p392753
waldir
05.08.18
Editado pela última vez por waldir em 06 Ago 2018, 17:22, em um total de 4 vezes.
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Re: FUNCIONAMENTO E DIAGNÓSTICO DO MODULO HEI
Novas considerações e atualização de 05.08.18 seguem abaixo nesta matéria.
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