Aquecedor da Mistura do monza 88

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Aquecedor da Mistura do monza 88

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

achei no ml por 75 com frete e comprei,montei ontem a noite e depois de muitos anos eu vi o leds que coloquei junto com o aqueçedor acender.
como alegria de pobre dura pouco,uns 03 minutos depois o fusivel derreteu e eu nao tive nem coragem de testar para ver se o rele sobreviveu :smt021
tive que tomar agua com acucar para nao pegar um alicate e fazer um limpa naquele tanto de fio :mrgreen:

depois de muito procurar me deparo com 01 defeito filho da ... que me desanimou completamente.
ja tinha testado toda a fiaçao procurando algum defeito para nao passar por isto,mas ainda tem alguma coisa pegando que nao consegui descobrir.
vou deixar quieto,mas fim de semana vou arrancar todos aqueles fios e colocar tudo novo e se o rele estragou eu compro outro e se esta porcaria estragar de novo,vou colocar uma chave liga-desliga e quero ver ela estragar.
se fosse um rele facil de achar,ate poderia ficar fazendo testes para achar defeitos,mas este danado e um problema de encontrar
gilmarsehn
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por gilmarsehn »

Olá gente boa,

No meu encontrei fusível derretido e o relé queimado. Pretendo fazer um acionamento manual, provisório, até encontrar o relé original, pois
testei o chicote e está ok(o fio azul que vem do cebola da temperatura próximo a válvula termostática é resistivo - marcou 15kohms, acho que está
correto - se não me engano li em algum lugar que ele é resistivo mesmo).
Pretendo deixar a própria lâmpada da alta temperatura como alerta de que a resistência está ligada(já que a mesma ficou sem função).

Segue esquema rsrs... espero que ajude!

Imagem
Ops: Aterra quer dizer aterrar :)

As dúvidas são:
- Qual a voltagem que deve ir para o aquecedor;
- Se for menos de 12v que esquema devo fazer em X ou Y (resistor, valores,...);
- Seria um bom quebra-galho? Está entrando o inverno e aqui no RS o bicho-pega :)

Se alguém conseguir ajudar aí fico agradecido...falow?! :smt023

Abraço!

Gilmar Sehn
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Ano: 1986

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Qual a voltagem que deve ir para o aquecedor;
12 volts.

eu encontrei 01 original no ML por 75 reais com frete ate aqui.
veja.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -monza-_JM

a notiçia ruim e que quando ligo ele,fede queimado.
entao como estou mexendo no motor agora e estou sem tempo.
assim que puder,vou colocar um rele auxiliar na saida dele para ver se esta peça rara dura mais uns anos.
se ela queimar,vou largar de mao e colocar um botao liga-desliga e deixar isto para la.
boa sorte amigo :smt023
gilmarsehn

Mensagem não lida por gilmarsehn »

valeu Jesuino,

Resolveu meu problema. Vou experimentar um também. Se não aguentar vai ser no manual mesmo.

Obrigadão :smt023

Até mais...

Gilmar
Julio Cesar
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Julio Cesar »

Julio Cesar escreveu:
waldir escreveu:Julio,

o aquecedor atua cerca de 7 a 8 minutos(se tiver válvula termostática funcionando) quando o motor está frio em temperatura ambiente. O relé desliga a resistência quando a temperatura do refrigerante atinge 83ºC

Deixar a resistência ligada além dos 83ºC é desperdício da vida útil da mesma e após esta temperatura o aquecimento do coletor de admissão é maior deixando de ter influência na estabilidade do motor na fase fria.

Waldir,

Consegui num site algo melhor que a temporização por tempo 'RC'. É um Multivibrador monoestável - Temporização independente da duração do pulso de disparo. Contudo, baseio-me no tempo que citara de 7 a 8 minutos! Fiz uma modificação no esquema, tendo em vista que o tempo era muito curto usando o resistor de 100k, como pode ver: 11seg, rsrs! Então, usando a fórmula: T= 1,1. R. C, e substituindo o valor do resistor de 100k, pelo de 4,7M, tem-se o tempo de 8,6 min, aproximadamente! Assim que eu montar, exponho aqui. O esquema encontra-se neste link: http://ivairijs.vilabol.uol.com.br/CI-555.html#Ivair

Abs,

Julio Cesar

Olá, pessoal! Faz um bom tempo que não entro aqui. Mas instalei o relé somente com um botão tipo campainha para acioná-lo. Fiz isso devido à inconstância do funcionamento do relé( ora ele desligava, ora ele ficava ligado direto). Temi, então, um sério problema de danificar o aquecedor que comprei. Como não achei mais o CI-555, então resolvi fazer dessa forma. Quanto ao tempo de pressionamento do botão, fiz uma simulação apertando o tal botão e cheguei ao tempo de 1m30s. Tempo que o carro pega sem injetar nem mesmo a gasolina da partida a frio.

Abs,

Julio Cesar
darlan santos
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Estado: Minas Gerais-MG
Ano: 1989

Mensagem não lida por darlan santos »

a respeito dessa ligacao do aquecedor do coletor ser ligado direto na saida 87 eu me ferrei fui ligar la e arriou minha bateria como o carro desligado coloquei esse fio as 3 da tarde foi sair as 7 e nem a luz da bateria acende.
to bem arranjado mesmo
darlan santos
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Estado: Minas Gerais-MG
Ano: 1989

Mensagem não lida por darlan santos »

queria saber se o fio que vem de baixo do celetor e ligada na porta 87 ou no fio da chave?
FelipyBergson
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994
Injeção: EFi

Mensagem não lida por FelipyBergson »

Pessoal boa tarde!

O aquecedor funciona de acordo com o sensor de temperatura do bloco.
é o sensor do ponteiro do painel mesmo?

alguem tem o circuito simples dele junto com o sensor de pressão do oleo?
Responder