Modelo Correto de Velas de Ignição

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
FabioFudoli
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Modelo Correto de Velas de Ignição

Mensagem não lida por FabioFudoli »

Olá galera, gostaria de saber ao certo o código correto das velas do Monza 86/87 álcool (carburado) 2.0.
No catálogo da Bosch diz SP-35 e NGK BPR7ES-11D, porém liguei em umas auto peças aqui e me falaram que eu estava enganado, e o modelo era SP34 da bosch, ninguém tinha NGK (interior é f***). Dei uma pesquisada nos preços das velas iridium, mas 1 unidade custa o jogo das normais haha pesado.

Meu consumo esta muito alto, cerca de 4 á 4,5km/l na cidade, bobina tem uns 3 meses de uso, cabos cerca de 1 ano... só as velas que devem fazer mais de 20mil km que tão rodando. Como não tenho ferramenta pra trocar, não sei que estado elas estão.

Ta complicado com esse álcool á R$2,79 não sei mais o que posso fazer :|

Obrigado desde já.
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Ano: 1986

Re: Modelo Correto de Velas de Ignição

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

F 000 KE0 P35
a correta para seu carro da marca bosch seria esta ai amigo :ok: :ok: :ok:
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Fábio

Como disse o Jesuino, a vela correta para seu Monza é a SP35 (especificação simplificada). A folga dos eletrodos é 1,1mm
A SP34 é para motores 1.8 e 1.6. Essas últimas têm a folga dos eletrodos diferente,0,9mm

Na verdade o catálogo é um tanto confuso, pois dá para os Monzas a álcool 1.6 e 1,8 a vela SP34, mas logo em seguida dá para os Monzas Hatch 1.6 e 1.8 a SP35

http://br.bosch-automotive.com/media/pa ... LowRes.pdf

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Motor: 1.8
Ano: 1989

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Caramba Fabio, ai em Botucatu que é do interior, mas é de bom porte nao ta achando as NGK ?

Eu nao uso mais velas comuns da bosch, as especiais ouvi falar muito bem .
Iridium, num carro a alcool nao poussue qq bom nivel de custo/beneficio, somente a vida util gigantesca, mas é bem viavel em GNV .
NGK é essa mesmo BPR7ES eu uso outra, mas meu caso é totalmente diferente, nao serve de parametro pra ninguem .
Velas realmente mexem muito no consumo, na lista de "inimigos" do consumo correto, velas desgastadas so perdem para pneu murcho .(2º lugar na lista).
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
FabioFudoli
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Ano: 1987

Mensagem não lida por FabioFudoli »

Então Deco, é que não estou em Botucatu haha to na cidade onde faço faculdade, interiorzão do paraná.

Depois de muita procura, achei as NGK BPR7ES-11D, salgado (80conto) mas achei. Na hora da troca as velas antigas eram ngk tbm porém sem esse 11D no final, que na tabela diz que é pra etanol. A antiga estava aparentemente em bom estado.

Bom, vamos ver como fica o consumo agora, espero que melhore :mrgreen: :mrgreen:

obrigado galera!!
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Motor: 1.8
Ano: 1989

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Vai melhorar sim, depois quando tiver tempo, aproveita e testa continuidade dos cabos e resistencia deles :ok:
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

achei as NGK BPR7ES-11D, salgado (80conto) mas achei. Na hora da troca as velas antigas eram ngk tbm porém sem esse 11D no final, que na tabela diz que é pra etanol. A antiga estava aparentemente em bom estado.
Fabio

Realmente o preço foi um tanto salgado.
As velas instaladas anteriormente no seu Monza não eram as específicas para ele. Isso porque não tinham o número 11 no final da especificação. Esse 11 significa que a folga dos eletrodos é de 1,1mm.
Mas, se quem instalou essas velas ajustou a folga de acordo, não tem problemas. As que não têm especificação saem de fábrica com a folga de 0,8 mm, muito pouco para velas de Monza com eletrodos normais (S). Só velas com eletrodo em V ou Y funcionam bem com 0,8mm de folga.
Só por curiosidade, meça a folga das velas velhas. Se estiverem com 0,8mm pode estar aí a causa do alto consumo do carro.

Quanto à letra D no final, ela significa que essa vela tem um tratamento superficial diferenciado. Deve ser para evitar corrosão, não sei.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder