Duvida: funçao deste rele
-
italo_
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: Espírito Santo-ES
- Modelo: Monza GL
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Duvida: funçao deste rele
Amigos fiz o teste.... FUNCIONA tudo perfeitamente!
Ou seja: monza efi com e sem AC tem a mesma central com a mesma programaçao e o mesmo chicote saindo da central...em cima do porta-luvas, na imenda daquele chicote que fica pendurado num conector largo....dai em diante muda o chicote. Entao naquele ponto puxeis os fios, fiz os testes de todas as saidas do AC com rele e funcionou tudo como se fosse original!
Segunda duvida: sim, rafaelo.... a ECM precisa receber os +12v pelo pino do interruptor E TAMBEM do pino referente ao interruptor de ciclagem....quando a temperatura cai muito (quase antes de congelar o evaporador, ou o sistema sem gas), o interruptor abre, a central deixa de receber este sinal e desliga o ar
No diagrama do manual oficial nao deixava claro, agora esta sanado.
Bom, ja fiz todas as intalaçoes naquele padrao top hehehe..segunda que vem entra a parte do compressor, mangueiras, condesador e gas....essa parte ja deixei agendado com uma oficina especializada. Em breve detalharei o projeto todinho em um topico
Ou seja: monza efi com e sem AC tem a mesma central com a mesma programaçao e o mesmo chicote saindo da central...em cima do porta-luvas, na imenda daquele chicote que fica pendurado num conector largo....dai em diante muda o chicote. Entao naquele ponto puxeis os fios, fiz os testes de todas as saidas do AC com rele e funcionou tudo como se fosse original!
Segunda duvida: sim, rafaelo.... a ECM precisa receber os +12v pelo pino do interruptor E TAMBEM do pino referente ao interruptor de ciclagem....quando a temperatura cai muito (quase antes de congelar o evaporador, ou o sistema sem gas), o interruptor abre, a central deixa de receber este sinal e desliga o ar
No diagrama do manual oficial nao deixava claro, agora esta sanado.
Bom, ja fiz todas as intalaçoes naquele padrao top hehehe..segunda que vem entra a parte do compressor, mangueiras, condesador e gas....essa parte ja deixei agendado com uma oficina especializada. Em breve detalharei o projeto todinho em um topico
-
italo_
- Membro GL (Nível 2)
Ar condicionado instalado e funcionando com sucesso, gelando muito, muito mesmo, nossa. Usei um compressor da Hella/magnetti marelli com o suporte original do monza, caixa evaporadora universal no lugar da minha caixa de ar, condensador universal masterflow do tamanho ou ate maior que o original.
Nos eletroventiladores fiz assim: por tras, no radiador, tirei o meu (muito pequenininho e so tem 4 pas, parece um catavento de brinquedo) e coloquei o eletroventilador do meu opala (5 pas, bem grande, defletor de metal, original wapsa; encaixou quase como o original, so tive que fazer 1 suporte lateral dele, mas embaixo ele apoia exatamente naquele calço da travessa inferior do radiador, deve ser muitissimo parecido com do monza com Ac); para fazer as duas velocidades usei o resistor do astra/vectra; na baixa fica suave e na alta um escandalo. Na frente, colado no condensador, um eletroventilador universal daqueles que se ve por ai nos carrinhos modernos.
Funcionamento dos eletro: o ventilador da frente (universal), funciona sempre que ligar o compressor do ar; o sinal que liga o rele do compressor, tambem liga ele. Quando o compressor desliga, ele desliga e quando nao to usando o ar ele nunca é ativado.
Ja o ventilador principal, é totalmente chaveado pela central (conforme dito acima, fiz as conexoes na ECM como no original). Ao ligar o ar, ele energiza o resistor que botei. Sem o ar, ele so é solicitado na alta velocidade quando a temperatura do liquido de arrefecimento chega naquele valor. Curioso, ja que alguns amigos que do forum relatam que mesmo sem o ar ligado, o ventilador entra na primeira velocidade, nem precisando da segunda na maioria dos casos.
Nos eletroventiladores fiz assim: por tras, no radiador, tirei o meu (muito pequenininho e so tem 4 pas, parece um catavento de brinquedo) e coloquei o eletroventilador do meu opala (5 pas, bem grande, defletor de metal, original wapsa; encaixou quase como o original, so tive que fazer 1 suporte lateral dele, mas embaixo ele apoia exatamente naquele calço da travessa inferior do radiador, deve ser muitissimo parecido com do monza com Ac); para fazer as duas velocidades usei o resistor do astra/vectra; na baixa fica suave e na alta um escandalo. Na frente, colado no condensador, um eletroventilador universal daqueles que se ve por ai nos carrinhos modernos.
Funcionamento dos eletro: o ventilador da frente (universal), funciona sempre que ligar o compressor do ar; o sinal que liga o rele do compressor, tambem liga ele. Quando o compressor desliga, ele desliga e quando nao to usando o ar ele nunca é ativado.
Ja o ventilador principal, é totalmente chaveado pela central (conforme dito acima, fiz as conexoes na ECM como no original). Ao ligar o ar, ele energiza o resistor que botei. Sem o ar, ele so é solicitado na alta velocidade quando a temperatura do liquido de arrefecimento chega naquele valor. Curioso, ja que alguns amigos que do forum relatam que mesmo sem o ar ligado, o ventilador entra na primeira velocidade, nem precisando da segunda na maioria dos casos.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
Só para título de informação, o motor e hélice da ventoinha do Opala 6cc com A/C é igual ao do Monza com A/C. É a mesma peça.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
italo_
- Membro GL (Nível 2)
hmm sensacional, sem querer acabei fazendo a coisa certa! Valeu carlos!
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Injeção: MPFi
o Ronaldo me falou isso. parece que a ECU dos 96 sofreu uma mudança no projeto original.italo_ escreveu:Curioso, ja que alguns amigos que do forum relatam que mesmo sem o ar ligado, o ventilador entra na primeira velocidade, nem precisando da segunda na maioria dos casos.
pelo menos ate 94 sem o AC so liga a segunda velocidade, e posteriormente a primeira velocidade é acionado como medida de eficiência energética(se a primeira nao baixar, a segunda entra em açao) isso evita desperdício energético.
hoje os carros atuais sao assim, todos tem 2 velocidades mesmo sem AC, so se for muito básico.
--------------------
nessa ECU que estou projetando pro monza EFI c/ motor N20XF vou utilizar esse algoritmo. que na verdade é bem simples.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
No meu atual Monza, GLS 94 com ar de fábrica, ao ligar o ar entra imediatamente a baixa velocidade do eletroventilador. De vez em quando, independente da temperatura do motor, entra a alta velocidade.Curioso, ja que alguns amigos que do forum relatam que mesmo sem o ar ligado, o ventilador entra na primeira velocidade, nem precisando da segunda na maioria dos casos.
Com ar desligado, só entra a alta velocidade, qdo o ponteiro da temperatura atinge o meio da escala. A baixa velocidade não entra nunca com ar desligado.
No meu Monza anterior, um GLS 94 modelo 95, ao ligar o ar não entrava automaticamente a baixa velocidade. A alta só entrava qdo o ponteiro da temperatura atingia o meio da escala.
Com ar desligado, ao atingir o meio da escala entrava a baixa velocidade. A alta só entrava mesmo com ar ligado, com ar desligado não entrava nunca.
Não sei se esse comportamento era original de fábrica, mas acredito que sim, pois comprei o carro com 28 mil km reais (comprovados pelas datas e quilometragem das 3 revisões que haviam sido feitas até a data da minha compra.
Fiquei com esse carro de 98 a 2005, nunca andei com ar desligado e o carro nunca aqueceu demais. E olha que aqui no Rio faz calor de verdade e congestionamento é o que nunca faltou.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
italo_
- Membro GL (Nível 2)
o meu, 95/95 se comporta como o seu atual monza: nunca entra a baixa com o AC desligado. O que é um desperdicio como comentou o rafa... no monza do carlos ja consta essa mudança na programaçao da ecm né
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Ano: 1996
Sim, meu Monza GLS 96 com A/C de fábrica, com A/C desligado aciona a 1ª velocidade no 1/2 de escala e desliga em 1/4 de escala. Só vai acionar a 2ª velocidade se o marcador se aproximar de 3/4 de escala, quando há algum problema com refrigeração.italo_ escreveu:o meu, 95/95 se comporta como o seu atual monza: nunca entra a baixa com o AC desligado. O que é um desperdicio como comentou o rafa... no monza do carlos ja consta essa mudança na programaçao da ecm né
Quando se liga o A/C, no mesmo instante liga a 1ª velocidade, mesmo com motor frio e depois de um tempo aciona a 2ª velocidade. Depois alterna entre 1ª e 2ª velocidades conforme necessidade de temperatura do motor ou pressão interna do sistema de A/C.
O lado bom de acionar a 1ª velocidade da ventoinha do radiador sem acionar o A/C é que não faz barulho, pois essa velocidade é bem silenciosa quase não se escuta ela funcionando. Já a 2ª é muito escandalosa, parece a ventoinha da Kombi diesel, rs!
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP