Monza com problemas na Primeira partida do dia

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza com problemas na Primeira partida do dia

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não pode. Se a pressão estiver muito abaixo de 2.0 bar e, vazão abaixo de 1,5l/m não vai perceber olhando ou visual no TBI. É necessário equipamentos como manômetro e vazômetro.
Eu mencionei todos componentes da linha de combustível e você se apega a só bomba e fltro novos, rs! Idade de peças não quer dizer nada. O meu Monza GLS 96 ainda está com pré filtro original. Eu nunca troquei e tem 20 anos, rs!
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Ah sim! entendi. kkkkkkk
massss, acho q o problema não é a linha... sabe porque?

pois eu posso injetar o tanto de gasolina que for pelo ejetador... q mesmo assim nem da sinal...
então discarto essa possibilidade de ser... pois senao ele iria pegar apenas com a gasolina injetada.

Nossa... que legal.. O meu quando o julio trocou pra mim, estava sem. kkkkkkkk
não tinha mais o pre filtro. kk
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bem observado. Mas Tomé cuidado com excesso de combustível aplicado no momento da partida, que o carro afogado também tem dificuldade em pegar. Mesmo injetando na partida a frio, pressão da linha acima de 2.0bar ou gotejando.
O Monza Club 94 álcool de um amigo, foi adaptado sistema manual e, se deixar ir muito combustível na partida, fica com o mesmo sintoma que está reclamando. Um Monza SL/E 87 alcool que tive no começo dos anos 90, pegava muito bem no calor ou no frio. O sistema era automático de fábrica. Se por algum motivo ele não pegasse na primeira ou no máximo na segunda, tinha que abrir o capô e desligar o motor de partida a frio, pois se injetasse mais uma vez não pegava mais por ficar afogado.
As vezes que fiquei com esse Monza Club em casa, no frio, até aprender as manhas, tive muita dificuldade na partida com esse sistema manual. O carro não pegava por afogar. Falava para meu amigo que tinha de fazer uma dancinha para ver se o motor levava, kkkkk! Depois que me explicou como fazia, pegava de primeira. É como se o motor só sentisse o cheiro da gasolina, de tão rápido que acionava o partida a frio.

Descartando problemas com linha de combustível só resta o sincronismo do motor, ignição e compressão. Essa última tem que estar muito baixa mesmo para afetar assim, diferente de motores diesel que depende muito da compressão para pegar.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Luiz Carlos [Rio]
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Luiz Carlos [Rio] »

Eu acho que compressão baixa só ajuda na hora da partida.
O motor de arranque gira mais fácil, consumindo menos amperagem da bateria e baixando menos a voltagem. Isso Possibilita sobra de energia para bomba de combustível e sistema de ignição. a centelha também salta mais fácil entre os polos das velas.
Como bem citou o Carlos Freire, motores Diesel precisam de compressão, pois essa é necessária para iniciar a combustão da mistura ar+combustível na câmara de combustão.
No nosso caso a compressão mais baixa só significa menor força de expansão no momento da queima. Não influencia na ignição da mistura. Pelo contrário, aumento de pressão na câmara de combustão no momento do disparo da centelha prejudica o salto da própria centelha.
Qdo testavamos velas recondicionadas num equipamento de teste que havia para isso, íamos aumentando a compressão (simulada) e chegava um momento em que a centelha não saltava mais. Aí a vela era condenada.
Qdo um motor a gasolina não acende, pode ter falta de centelha ou falta ou excesso de combustível. Centelha muito avançada também dificulta a partida.
Se for à alcool a coisa complica um pouco, pois sob certas condições de temperatura há necessidade de se injetar gasolina. E aí pode ser falta ou excesso de injeção de gasolina.

Abs
Sou o Luiz Carlos (Rio)
Fui mudar meu email no perfil (o email antigo não existe mais) e deu algum problema, que me impede o acesso na conta antiga
Enquanto não resolvo isso junto à administração, estou neste perfil novo.
Abs
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

menor compressao = menos poder explosivo = menor velocidade de descida

resumido so prejudica baixa compressao... e nao vai ter velocidade suficiente pra partir esse motor.

o ronaldo ja me comentou que os cilindros deles nao estavam bem a um tempo atras. como o motor é alcool e baixa compressao vai ter problemas na partida, muito combustivel pouca pressao nao vai gerar explosao alguma e so vai inundar esses cilindros.

revisa primeiro a compressao ronaldo. aproveita e coloca tudo pra tras o distribuidor afim de aumentar a frente de chama desse motor, se pegar facil nem precisa medir compressao alguma ja vai saber oque é
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Carlos A. Freire escreveu:Bem observado. Mas Tomé cuidado com excesso de combustível aplicado no momento da partida, que o carro afogado também tem dificuldade em pegar. Mesmo injetando na partida a frio, pressão da linha acima de 2.0bar ou gotejando.
O Monza Club 94 álcool de um amigo, foi adaptado sistema manual e, se deixar ir muito combustível na partida, fica com o mesmo sintoma que está reclamando. Um Monza SL/E 87 alcool que tive no começo dos anos 90, pegava muito bem no calor ou no frio. O sistema era automático de fábrica. Se por algum motivo ele não pegasse na primeira ou no máximo na segunda, tinha que abrir o capô e desligar o motor de partida a frio, pois se injetasse mais uma vez não pegava mais por ficar afogado.
As vezes que fiquei com esse Monza Club em casa, no frio, até aprender as manhas, tive muita dificuldade na partida com esse sistema manual. O carro não pegava por afogar. Falava para meu amigo que tinha de fazer uma dancinha para ver se o motor levava, kkkkk! Depois que me explicou como fazia, pegava de primeira. É como se o motor só sentisse o cheiro da gasolina, de tão rápido que acionava o partida a frio.

Descartando problemas com linha de combustível só resta o sincronismo do motor, ignição e compressão. Essa última tem que estar muito baixa mesmo para afetar assim, diferente de motores diesel que depende muito da compressão para pegar.
Sim, isso é fato... mas tipo, eu lembro q antes... podia estar frio o tanto que for, bastava um toquinho no ejetador ele pegava na hora!! agora não pega nem no calor. kkk
O meu foi isolado o sistema automatico, e ligado o manual... esta facil de voltar o original, basta imendar um fiosinho q partiram no meio pra ligar o manual la, acredito q é pra não dar retorno....
hsuahusahu, ainda bem q ele pegou as manhas do carro... huashusa

Luiz Carlos [Rio] escreveu:Eu acho que compressão baixa só ajuda na hora da partida.
O motor de arranque gira mais fácil, consumindo menos amperagem da bateria e baixando menos a voltagem. Isso Possibilita sobra de energia para bomba de combustível e sistema de ignição. a centelha também salta mais fácil entre os polos das velas.
Como bem citou o Carlos Freire, motores Diesel precisam de compressão, pois essa é necessária para iniciar a combustão da mistura ar+combustível na câmara de combustão.
No nosso caso a compressão mais baixa só significa menor força de expansão no momento da queima. Não influencia na ignição da mistura. Pelo contrário, aumento de pressão na câmara de combustão no momento do disparo da centelha prejudica o salto da própria centelha.
Qdo testavamos velas recondicionadas num equipamento de teste que havia para isso, íamos aumentando a compressão (simulada) e chegava um momento em que a centelha não saltava mais. Aí a vela era condenada.
Qdo um motor a gasolina não acende, pode ter falta de centelha ou falta ou excesso de combustível. Centelha muito avançada também dificulta a partida.
Se for à alcool a coisa complica um pouco, pois sob certas condições de temperatura há necessidade de se injetar gasolina. E aí pode ser falta ou excesso de injeção de gasolina.

Abs
Muito estranho, pois aparentemente ta tudo ok, menos a compressão do carro que eu sei que ta ruim...
o meu é alcool mesmo... ele não pega com ejetador e nem com.. kkk antes, se tivesse frio, bastava uma injetadinha e o bixo pegava no primeiro giro!
era ... mesmo!

Rafaelo escreveu:menor compressao = menos poder explosivo = menor velocidade de descida

resumido so prejudica baixa compressao... e nao vai ter velocidade suficiente pra partir esse motor.

o ronaldo ja me comentou que os cilindros deles nao estavam bem a um tempo atras. como o motor é alcool e baixa compressao vai ter problemas na partida, muito combustivel pouca pressao nao vai gerar explosao alguma e so vai inundar esses cilindros.

revisa primeiro a compressao ronaldo. aproveita e coloca tudo pra tras o distribuidor afim de aumentar a frente de chama desse motor, se pegar facil nem precisa medir compressao alguma ja vai saber oque é
Então, fas sentido sim!
Não entendi oq vc pediu pra eu colocar tudo pra trás o distribuidor para aumentar a frente de chama...

aproveita e coloca tudo pra tras o distribuidor afim de aumentar a frente de chama desse motor, se pegar facil nem precisa medir compressao

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

colocando pra tras(direçao ao parabrisa) tu esta adiantando a centelha.

adiantando a frente de chama, seria o nome tecnico... isso faz aumentar a pressao do cilindro, melhorando a queima ja que se aumenta a pressao e isso gera um maior aproveitamento da explosao. alem que aumenta a velocidade de descida do pistao. ou seja, o motor ganha mais potencia e facilita o giro do motor fazendo ele pegar mais facil.

faça esse teste e retorne pra gente se melhorou, ou nao mudou nada. eu to considerando que tu nao esta com o fator da queima errado. e sim levando em consideração que esta com baixa compressão.

obs: uma vez tu me comentou por email que teu motor tava queimando oleo, e isso certamente é dos cilindros. e motor que queima oleo(parte de baixo) é o primeiro a ser candidato a ter baixa compressão.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

AH sim... beleza então... vou fazer isso!! E amanha posto o resultado! Vlw a Dica...
Sim, alem de queimar óleo, esta fraco em retomadas... Pra entrar em uma subida tem q ser embaladao, pq se ele fraquejar... dai é tenso pra embalar. kkk
Ele só anda bem depois que embala. kk

E se eu parar ele em uma descida e engatar primeira, ele vai descendo... de pouco em pouco... acho q minha compressão esta péssima!

Mas farei o teste amanha!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Responder