Ressuscitação GL 93/94

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ressuscitação GL 93/94

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

alguém sabe se andar com ela desconectada do coletor de admissão é prejudicial,
Lucas

Dia desses fui tirar a caixa do filtro de ar e quando puxei a danada (sempre faço assim) para desencaixar a mangueirinha citada por vc, ela estava podre e quebrou em duas partes.
Para não funcionar o motor sem ela, peguei meu rolo de fita crepe, encostei as partes e enrolei a fita em volta dela. Ficou mais firme que o resto da mangueira.
Mas deve-se limpar a mangueira antes, para a fita colar bem.
Já comprei a mangueira nova (não é original. a que quebrou era original e não durou nada)mas não tenho pressa em instalar. A fita crepe é uma mão na roda. Recomendo andar sempre com um rolo no carro. Acho que até vazamento de água em mangueira dá pra consertar em emergência. :smt021

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
LucasBD
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por LucasBD »

Legal Luiz Carlos, vou fazer o mesmo!!! Obrigado pela dica, não tinha pensado nessa hipótese.
LucasBD
Membro GL (Ní­vel 2)

Pessoal, me ajudem!!! me situação é a seguinte. Tenho um Monza GL 93/94 e desde que comprei há uns 3 meses faz um barulho parece vindo da roda dianteira direita, como se stivesse rangindo, tipo aquelas portas de casa muito velhas, qua qundo fechamos tem aquele rangir, dava mais em situações de curvas apenas com o carro em movimento. Agora esse barulho piorou bastante e esta bem preocupante, em situações de curvas chego a escutar as vezes, não sempre, mas ele faz bastante quando estou um marcha acelerando e solto a acelerador nisso o carro vai reduzindo a velocidade automaticamente, ai faz um barulho muito alto, um ranger muito forte. E ao virar a direção do carro com ele parado também dá muitos estalos, cleck..cleck..cleck, nas duas rodas, com o carro em movimento não percebos os estalos, somente o ranger. Isso pode ser Hemocinetica? se eu continuar andando com ela assim a muito tempo corre algum risco grave? pois so poderei trocal-a talvez no fim deste mês de fevereiro, uso o carro de segundo a sexta pra trabalhar em uma media de 20 a 30 km por dia.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

LucasBD, já colocou a mesma mensagem em outro tópico: http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... =8&t=14923
Para melhor organização deste fórum, evite ficar repetindo mensagens. Postou aguarde que se alguém souber vai responder. Se não teve resposta é porque o pessoal não tem as informações que precisa.

Quanto o problema, é muito difícil fazermos um diagnóstico a distância sobre barulhos. Sem estarmos com carro presente, não temos a ideia de como é e de onde vem o ruído. Recomendo que procure um reparador profissional para essa avaliação.

Juntas homocinéticas não fazem barulhos com carro parado. Se esse ruído acontece com carro parado, recomendo que verifique os rolamentos da suspensão, que vai junto aos amortecedores e, a fixação da caixa de direção na carroceria.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
LucasBD
Membro GL (Ní­vel 2)

Carlos.. Desculpa o incidente, foi ansiedade mesmo, mas já exclui o texto de la, foi centralizar a restauração do meu Monza aqui.

Na verdade Carlos, com o carro parado ele não faz barulho, somente com o carro andando, mas estou intrigado, porque lombadas, buracos e irregularidades no solo não causam o barulho, o que causa é curvas e quando estou em uma marcha acelerando e solto o acelerador ele vai diminuindo a velocidade, engatado, ai o rangido é forte mesmo, parece que alguma coisa vai querar de tão alto. Mas por outro lado fico com medo de comprar a Hemocinetica que é algo bastante caro e não ser ela o problema, porque dizem que Hemocinetica ruim o barulho é de estalos, não de rangido, POR OUTRO LADO minha mãe que tem um Palio 97 disse que quando teve que trocar a Hemocinetica estava com o mesmo barulho.
De contra partida estou com resseio de levar a um reparador, pois ainda não achei um que seja de confiança pra analisar o problema, vai que começa arrumar um tanto de coisa que nem é. Eu não entendo bem dessa parte, se fosse motor, sensores eu ate ficaria mais seguro, mas como é um sistema que não tenho conhecimento, tenho receio de mexanicos.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Como disse, analisar ruídos sem estar com carro presente é muito difícil...
Pode ir a um reparador para avaliação e não necessariamente para executar o reparo. Passe em mais de um para ter um diagnóstico mais preciso e, não compre peças sem antes ter um resultado da avaliação.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
LucasBD
Membro GL (Ní­vel 2)

Vou em uma dessas empresas que executam alinhamento e pedir um orçamento geral da minha suspensão, pois sera umas das coisas que irei mexer nele antes do meio do ano, aproveitar e comentar do barulho.
Amanhã irei comprar uma Válvula Termostática e o sensor de temperatura, pois a água no meu carro esta circulando direto. Vou ver a possibilidade de trocar o cabo de acelerador também, pois o acelerador esta garrando muito, não consigo acelerar pouco, ele desce garrando.
LucasBD
Membro GL (Ní­vel 2)

Pesquisei aqui no Fórum um tutorial pra trocar o cabo de acelerador do Monza, mas só encontrei com dicas do monza 86 a carburador, alguém sabe de algum tópico que diz a respeito da troca do cabo de aceleração do EFI ? Na ferramenta de pesquisa não encontrei nada.
Responder