Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)
Então pra entrar em cutoff, o VSS tem que estar mandando pulso, o motor girando acima de 1k (pra identificar que nao ta na lenta), quente, e, com vacuo elevado no coletor (vacuo forçado pelo peso do carro), ai ele corta?
o EFI tem isso??
o EFI tem isso??
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
.
" Estanquiedade " é bem simples de testar : so ligar um positivo da bateria direto no terminal E com o carro desligado (aciona a bomba) = nao pode gotejar (pode ter gente que nao sabe disso lendo este topico) .
" Estanquiedade " é bem simples de testar : so ligar um positivo da bateria direto no terminal E com o carro desligado (aciona a bomba) = nao pode gotejar (pode ter gente que nao sabe disso lendo este topico) .
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Injeção: MPFi
exatamente isso, porem nao sabemos quais sao os valores do projeto.Fariaswolf escreveu:Então pra entrar em cutoff, o VSS tem que estar mandando pulso, o motor girando acima de 1k (pra identificar que nao ta na lenta), quente, e, com vacuo elevado no coletor (vacuo forçado pelo peso do carro), ai ele corta?
o EFI tem isso??
condiçoes da funçao:
VSS tem que ter uma freq de 60 km/h no EFI acho que é isso.
MAP desaceleraçao... ?
RPM acima da lenta ?
CTS aquecido... ?
TPS abaixo de tantos % ?
quanto ao vacuo nao tem relaçao alguma com o peso do carro e sim pela condiçao do motor. tanto é que se pode atingir 8kPa com o carro parado(eu ja atingi 8 kpa com ele parado).
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Modelo: - SELECIONE --------
mas pera, 8kpa é "muito", ou pouco? o carro não tem que ter um vácuo exagerado na borboleta?
---------------------------
uma coisa que tenho reparado faz uns dias, a luz do freio de mão fica "meia bomba" acesa no painel do carro, depois que eu desligo a chave e tranco ele.
o mesmo acontece com a luz dos interruptores do vidro elétrico, elas ficam acesas por um bom tempo.. isso tem alguma ligação entre eles?
---------------------------
uma coisa que tenho reparado faz uns dias, a luz do freio de mão fica "meia bomba" acesa no painel do carro, depois que eu desligo a chave e tranco ele.
o mesmo acontece com a luz dos interruptores do vidro elétrico, elas ficam acesas por um bom tempo.. isso tem alguma ligação entre eles?
-
- MODERADOR
pressao atmosferica 0m = 101 kpaFariaswolf escreveu:mas pera, 8kpa é "muito", ou pouco? o carro não tem que ter um vácuo exagerado na borboleta?
motor na lenta = 25 a 38 kpa
desaceleraçao bruta = 5 a 18 kpa
vacuo absoluto = 0 kpa
quanto mais vacuo o motor tem na lenta mais eficiente ele é, por isso o motor fica gordo na desaceleraçao. eu tenho varios e varios e varios datalog mostrando a mistura rica em baixa pressao de uma desaceleraçao. isso é normal em qualquer motor 4T
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
0,3 a 0,4 bar na lenta (depois de aquecido, é claro) não está pouco, Rafaelo?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
o vacuo na lenta pode variar de 40 a 25 kpa, nao num unico motor mas em projetos e momentos diferentes. isso varia de projeto pra projeto, e de momento pra momento...500EF escreveu:0,3 a 0,4 bar na lenta (depois de aquecido, é claro) não está pouco, Rafaelo?
* quanto mais avanço na lenta mais vacuo ele produz na lenta
* quanto mais quente na lenta mais vacuo ele produz na lenta
* quanto mais rpm na lenta mais vacuo ele produz na lenta
* mistura influencia pq altera a posiçao do regulador pos da lenta
* comando
* vedação de valvulas
* temperatura do ar(densidade)
* temperatura do gases(densidade)
* etc etc
tem outros fatores determinantes, como formato do coletor, estilo do escape, estilo da injeçao, etc.
na literatura de engenharia mecanica diz que quanto maior for o vacuo na lenta, mais ele emulsifica a mistura na camara. ou melhor, quanto maior for o vacuo melhor sera o transporte da mistura A/F pra ser queimada. inclusive tem esse trecho dos manuais da MS. tanto é que eles recomendam que agente tente conseguir o maior vacuo possível. porem tem o limite né, e cada motor tem o seu, o meu é nos 22 a 25kpa nao consegui menos que isso. eu ja consegui 25 kpa mas o avanço na lenta estava muito forte e isso estava esquentando muito os gases, reduzi pra níveis pra seguro o avanço.
obs: outro fator que o vacuo é benéfico é justamente na aceleraçao rapida. existe ate uma funçao na MS pra isso que é a compensaçao por velocidade do pistao. numa aceleraçao rapida tipo o motor sai de 1800 rpm ele ja tem um certo arrasto nos gases oque faz a mistura ser puxada com força, e isso precisa de MENOS combustivel do que se o motor sai-se da lenta por exemplo. se o motor acelerar de 2500 ja vai estar mais rapido a puxada da mistura, ele precisa de menos ainda combustivel do que a 1800, e isso ja notei na pratica pelo datalog, realmente precisa reduzir a oferta(proporcional ao dotTPS). é por isso que tem uma função so pra isso compensador por RPM na rapida.
voltando pra lenta...
o meu motor por ser bem eficiente(VE), ele produz muito vacuo em lenta 27 kpa a 30kpa(geralmente é abaixo disso). os motores menos eficientes produzem de 35 a 40 kpa e alguns chegam a 45 kpa oque ja é muito ruim, pra ter uma ideia, 45 kpa no meu motor ja é uma carga mediana. ja vi tb motores mal programados na MS dando 45 kpa e motores familia 2 GM MPFI aqueles antigos.
Eduardo, o meu ele produz 25 kpa com uma queima de 0.95(ideal pro meu caso) 0.95 * 14,7 = 13,95 AF/R
vou mostrar pra voces o log qualquer do meu motor. CLT é a temperatura da agua do motor e MAP obvio a pressao...
motor aquecido a 102°C

- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
Perguntei porque eu tinha na cabeça que normal era ali perto dos -0,5bar...
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.