A Evidencia nº 2, faz sentido ter problemas com o TPS, eu mesmo já tive por duas vezes, até hoje no meu, exatamente esse defeito e só resolveu com a troca do TPS.Fariaswolf escreveu:Rafaeloss,
Tá assim... liso perfeito na lenta, liso em rotações mais altas, mas quando tu dá uma rápida (por ex, uma ultrapassagem forçada) reduz lá pra uma terceira (Se estiver em quinta por ex), ele faz um rátátatatatata parece 3step, ai dá um buracão na aceleração, cai rpm, mas depois retoma e dispara. ta assim desde quando cagou o pistão.
porque eu acho que é o TPS?
evidencia 1: eu trouxe a TBI aqui pra cima quando aconteceu aquilo, e meti um limpa TBI por TUDO, não tirei o TPS (na hora esqueci desse detalhe), praticamente lavei a TBI pra sair todo óleo , então deve ter penetrado nele, e tá assim.
evidencia 2: as vezes, na rua, depois do motor estar quente, trava em 1400rpm por alguns minutos, depois vai caindo (coisa que fez antes quando deu problema justamente no TPS).
evidencia 3: o sensor tem quase 2 anos, é sem marca (made in-paraná), e custou 20 pilas.
hoje vou tirar a lambda, vou limpar ela com um limpa TBI de secagem rápida que eu tenho aqui , elenao é oleoso, parece um limpa contato.
Portanto, o ideal é fazer os testes de tensão e resistencia com o multimetro, com ele montado no TBI. Testando ele em descanso, metade da abertura e abertura total da borboleta. Observação importante, os valores nessas posições, principalmente em borboleta totalmente aberta e em descanso, não podem alterar conforme a movimentação da borboleta. Por exemplo: se em descanso ele der o valor de 0,47vdc e vc ao mexer a borboleta e voltar para o descanso, e der 0,60vdc, p.ex., tem coisa errada (observar se o eixo do TBI não ta emperrando)! Mas assim, eu particularmente, prefiro tirar o chicote dele e fazer esses testes nele na escala de resistencia, são mais precisos. Agora não bem de cabeça os valores em volts do TPS de acordo com o uso do acelerador.. mas temos topicos falando disso.