Projeto Monza LF/E
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Re: Projeto Monza LF/E
Lúcio, com calma tudo se resolve!
Você teve muita sorte, descobriu este detalhes todos a tempo de polpar o motor. Já pensou se vc não tivesse visto tudo isso agora?
E cada manutenção que fizer, por menor que ela seja, inúmeros outros problemas vc evitará para o futuro.
Bom sorte pra vc e para o seu Monzão. Carro antigo é assim mesmo. Todos nós aqui já passamos por alguma situação desagradável.
Mas, tudo se resolve!
Lembre-se, sempre: pesquise preços, procure com calma e pechinche os preços. Neste momento de crise no país, vc consegue bons descontos. Às vezes, por questões de minutos ou dois ou três telefonemas, você encontra a mesma peça, mas com enormes diferenças de preço. Vale a pena ser cauteloso, sempre!
Outra coisa: seu carro está ficando muito bom. Vc é muito criativo e caprichoso. As combinações são diferentes das originais, mas muito interessantes!
Abraço
Você teve muita sorte, descobriu este detalhes todos a tempo de polpar o motor. Já pensou se vc não tivesse visto tudo isso agora?
E cada manutenção que fizer, por menor que ela seja, inúmeros outros problemas vc evitará para o futuro.
Bom sorte pra vc e para o seu Monzão. Carro antigo é assim mesmo. Todos nós aqui já passamos por alguma situação desagradável.
Mas, tudo se resolve!
Lembre-se, sempre: pesquise preços, procure com calma e pechinche os preços. Neste momento de crise no país, vc consegue bons descontos. Às vezes, por questões de minutos ou dois ou três telefonemas, você encontra a mesma peça, mas com enormes diferenças de preço. Vale a pena ser cauteloso, sempre!
Outra coisa: seu carro está ficando muito bom. Vc é muito criativo e caprichoso. As combinações são diferentes das originais, mas muito interessantes!
Abraço
- Lucio Fla 26
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Re: Projeto Monza LF/E
Depois da pancada, agora só estou fazendo levantamentos para o serviço.
Comecei levando meu cabeçote para retifica para ser avaliado, resultado: foi condenado pois quebrou uma sede de tucho e não tem retificas que façam esse tipo de solda por aqui...
Um amigo me deu um cabeçote retirado de um Monza tubarão.
Aí que vieram as surpresas na hora de comparar.
O cabeçote que ganhei foi de um Monza Tubarão 2.0 carburado gasolina.
O do meu carro é um fase 2 1.8 Carburado álcool.
Os cabeçotes tem numerações diferentes, mas são idênticos.
Pelo pouco que eu conheço sobre Monza, sabia que cabeçote não se altera quando ao combustível, mas quanto as cilindradas eram diferentes.
No meu caso, o cabeçote original do carro é o R 90 20 98 50, na internet encontrei essa numeração referindo-se ao cabeçote para motor da Blazer 2.2 EFI, enquanto o cabeçote que ganhei R 90 20 98 79 é realmente de Monza 2.0 Carburado. O estranho que no cabeçote original está escrito 1.8...
Enfim, vou preparar esse cabeçote 2.0.
Já fiz até uma lista do que vou mexer no motor.
-Rebaixar cabeçote até a margem limite;
-Polir dutos do cabeçote;
-Polir dutos do coletor de admissão (se for possível);
-Trocar eixo de comando pelo letra J ou o do famoso Omega 2.2 álcool;
-Tuchos mecânicos (talvez);
-Trocar tampa do comando de valvulas original pela tampa de plastico dos GM 8v;
-Trocar a mufla do carburador por mufla de pressurização;
-Colocar filtro de ar esportivo com sistema similar ao Cold Air Intake;
-Colocar fita térmica no coletor de escape;
-Mangueiras d'água de silicone;
-Radiador novo;
-Ventoinha nova;
-Novo reservatório para o fluido da DH;
-Servo de freio novo;
-Acrescentar o Alternador de 120A;
-Distribuidor Hall do Monza MPFI;
-Modulo de ignição 7 pinos VW;
-Bobina de ignição do gol Mi;
-Tampa do distribuidor de acrílico;
-Velas iridium;
-Trocar cabo de embreagem;
-Trocar Kit de embreagem;
E a lista só tende a aumentar...
Comecei levando meu cabeçote para retifica para ser avaliado, resultado: foi condenado pois quebrou uma sede de tucho e não tem retificas que façam esse tipo de solda por aqui...
Um amigo me deu um cabeçote retirado de um Monza tubarão.
Aí que vieram as surpresas na hora de comparar.
O cabeçote que ganhei foi de um Monza Tubarão 2.0 carburado gasolina.
O do meu carro é um fase 2 1.8 Carburado álcool.
Os cabeçotes tem numerações diferentes, mas são idênticos.
Pelo pouco que eu conheço sobre Monza, sabia que cabeçote não se altera quando ao combustível, mas quanto as cilindradas eram diferentes.
No meu caso, o cabeçote original do carro é o R 90 20 98 50, na internet encontrei essa numeração referindo-se ao cabeçote para motor da Blazer 2.2 EFI, enquanto o cabeçote que ganhei R 90 20 98 79 é realmente de Monza 2.0 Carburado. O estranho que no cabeçote original está escrito 1.8...
Enfim, vou preparar esse cabeçote 2.0.
Já fiz até uma lista do que vou mexer no motor.
-Rebaixar cabeçote até a margem limite;
-Polir dutos do cabeçote;
-Polir dutos do coletor de admissão (se for possível);
-Trocar eixo de comando pelo letra J ou o do famoso Omega 2.2 álcool;
-Tuchos mecânicos (talvez);
-Trocar tampa do comando de valvulas original pela tampa de plastico dos GM 8v;
-Trocar a mufla do carburador por mufla de pressurização;
-Colocar filtro de ar esportivo com sistema similar ao Cold Air Intake;
-Colocar fita térmica no coletor de escape;
-Mangueiras d'água de silicone;
-Radiador novo;
-Ventoinha nova;
-Novo reservatório para o fluido da DH;
-Servo de freio novo;
-Acrescentar o Alternador de 120A;
-Distribuidor Hall do Monza MPFI;
-Modulo de ignição 7 pinos VW;
-Bobina de ignição do gol Mi;
-Tampa do distribuidor de acrílico;
-Velas iridium;
-Trocar cabo de embreagem;
-Trocar Kit de embreagem;
E a lista só tende a aumentar...
Editado pela última vez por Lucio Fla 26 em 10 Out 2015, 22:43, em um total de 2 vezes.
Projeto em andamento:
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- Lucio Fla 26
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Re: Projeto Monza LF/E
Vlw Matheus, estou pensando em fazer algumas modificações no interior, tirar um pouco desse branco, mas no momento o foco é o motor.matheusrsouza escreveu:Fala mano velho! Cara, não imaginava que o interior do seu carro fosse tão legal. Tá um visu diferente, mas bem clean!
Vamos por partes. Meu carro no gnv, com ponto adiantado e ignição original, nunca perdeu em potência pra nenhum popular da vida. Houve uma vez que eu tomei pau duma palio 1.5 na linha vermelha, mas eu tava com ponto de ignição pra gasolina e rodando no gás. Não deu tempo de trocar e a palio foi embora kkk.
Vc viu o rapaz comentando sobre carburado com gnv. O bicho simplesmente não quebra.
Vc tá querendo taxar seu carro. Já pensou em por pistões pra carro injetado? Tenho qse ctz que a compressão eh maior.tirando um bifinho do cabeçote fica ainda melhor. Bobina mi, cabos de vela não resistivos e velas iridiuns fechariam o pacote. O lance do modulo eh um problema, mas eu acho que o diodo zener seguraria a onda.
Vms por nesse projeto aí pra frente... Um abraço
Quanto a ignição, eu tenho um projeto um pouco diferente da galera daqui...
Vlw Déco, essa questão de tuning eu venho analisando bastante antes de modificar, mas como eu sempre falei aqui no fórum, quero fazer algo diferente, mas que não seja algo que estrague o carro.DÉCO escreveu:.
C@r@c@ Lucio, que lindo !!
Assumo que tenho severas restriçoes quanto a Tuning em Monza (é muito classico pra isso) , POREM seu projeto é de muito bom gosto , parabens !!
Esta lateral " liza " sem frisos, é show ! , gosto muito :smt023
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MOTOR:
Um motor " batendo " é capaz de rodar centenas de milhares de kilometros,(nao faltando oleo) , porem tem um pequeno problema : pode chegar a um desgaste excessivo e " matar " as medidas de camisa de virabrequim, mas isto é uma excessao , muito dificil chegar a este extremo .
Só nao da pra andar quando começa a " beber " muito oleo, meleca as velas, falha etc, fora isso vai embora . . .
abraço
Vlw S h E e Q u O ! Estou estudando bastante sobre o que vou fazer no motor, por enquanto apenas faço pesquisas na internet, mas quando estiver com dinheiro vou começar a comparar preços e lojas...S h E e Q u O escreveu:Lúcio, com calma tudo se resolve!
Você teve muita sorte, descobriu este detalhes todos a tempo de polpar o motor. Já pensou se vc não tivesse visto tudo isso agora?
E cada manutenção que fizer, por menor que ela seja, inúmeros outros problemas vc evitará para o futuro.
Bom sorte pra vc e para o seu Monzão. Carro antigo é assim mesmo. Todos nós aqui já passamos por alguma situação desagradável.
Mas, tudo se resolve!
Lembre-se, sempre: pesquise preços, procure com calma e pechinche os preços. Neste momento de crise no país, vc consegue bons descontos. Às vezes, por questões de minutos ou dois ou três telefonemas, você encontra a mesma peça, mas com enormes diferenças de preço. Vale a pena ser cauteloso, sempre!
Outra coisa: seu carro está ficando muito bom. Vc é muito criativo e caprichoso. As combinações são diferentes das originais, mas muito interessantes!
Abraço
Quanto as modificações, é o que eu sempre digo, quero um carro diferente do original, algo como se fosse uma série especial.
Por isso o título do tópico é "Monza LF/E".
Projeto em andamento:
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Re: Projeto Monza LF/E
É isso mesmo, ele lembra bastante uma série especial. Pra falar verdade, me lembra os Ascona europeus também.
As rodas de aço que vc escolheu deu um toque de "modelo importado" nele.
Me lembro, também, do Gol G5 Vintage, lembra?
Abraço!!
As rodas de aço que vc escolheu deu um toque de "modelo importado" nele.
Me lembro, também, do Gol G5 Vintage, lembra?
Abraço!!
- Lucio Fla 26
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Re: Projeto Monza LF/E
Rsrs , lembrar os Asconas é um bom parâmetro, tenho o sonho de colocar as lanternas traseiras do Monza Classic e faróis de neblina amarelos, mas o grande diferencial seria colocar os para-choques do Kadett GSI e o aerofólio do Omega A, ainda não descartei do meu projeto, apenas tive que mudei o foco para o interior e motor...S h E e Q u O escreveu:É isso mesmo, ele lembra bastante uma série especial. Pra falar verdade, me lembra os Ascona europeus também.
As rodas de aço que vc escolheu deu um toque de "modelo importado" nele.
Me lembro, também, do Gol G5 Vintage, lembra?
Abraço!!
Quanto as rodas, eu sempre gostei de rodas de ferro, um dia ainda colocarei rodas 17 de ferro. kkkk
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Re: Projeto Monza LF/E
.
Que pena este "pequeno" imprevisto no cabeçote, mas como ja disseram, poderia ter sido muuuuuito pior .
Vc pretende ja fazer tudo daquela lista ?
Entao, procura um comando " J " , c seu carro tava com o original, vai dar uma diferença sensivel . Ha muito tempo atraz, comprei um comando J pra por no meu, procurei com muito critério por um original usado em perfeito estado, e encontrei, por um preço otimo, e no caso comprei o kit que veio com tuchos recondicionados, uma Bost@ , mas nao teve problema pois paguei um preço legal e os tuchos e balancins vieram como " brinde" .
O cabeçote 2.0 fica bom no 1.8,(ao contrario nao fica bom) ja vai melhorar um pouco mais o desempenho, c nao me engano as valvulas sao de diametro maior, vai dar mais fluxo.
Vc comentou que vai fazer uma modificaçao diferente na igniçao, fiquei curioso sobre seu projeto, mas o sistema Hall é bem melhor e eu nao sabia que era compativel, na igniçao só nao esquece de cabos diretos, junping no rotor, e velas bp7es , nao resistivas,(as de iridium sao otimas,principalmente c o carro for GNV, mas sao resistivas) e um escape dimensionado ia bem tbm.
Gostaria de trocar experiencia com vc sobre o seu projeto de igniçao, talvez até por MP , ou vc abrir um tutorial do seu projeto , pra nao tirar muito o foco do seu " up " no Monza.
abraço
Que pena este "pequeno" imprevisto no cabeçote, mas como ja disseram, poderia ter sido muuuuuito pior .
Vc pretende ja fazer tudo daquela lista ?
Entao, procura um comando " J " , c seu carro tava com o original, vai dar uma diferença sensivel . Ha muito tempo atraz, comprei um comando J pra por no meu, procurei com muito critério por um original usado em perfeito estado, e encontrei, por um preço otimo, e no caso comprei o kit que veio com tuchos recondicionados, uma Bost@ , mas nao teve problema pois paguei um preço legal e os tuchos e balancins vieram como " brinde" .
O cabeçote 2.0 fica bom no 1.8,(ao contrario nao fica bom) ja vai melhorar um pouco mais o desempenho, c nao me engano as valvulas sao de diametro maior, vai dar mais fluxo.
Vc comentou que vai fazer uma modificaçao diferente na igniçao, fiquei curioso sobre seu projeto, mas o sistema Hall é bem melhor e eu nao sabia que era compativel, na igniçao só nao esquece de cabos diretos, junping no rotor, e velas bp7es , nao resistivas,(as de iridium sao otimas,principalmente c o carro for GNV, mas sao resistivas) e um escape dimensionado ia bem tbm.
Gostaria de trocar experiencia com vc sobre o seu projeto de igniçao, talvez até por MP , ou vc abrir um tutorial do seu projeto , pra nao tirar muito o foco do seu " up " no Monza.
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
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Re: Projeto Monza LF/E
Então Déco, o projeto da ignição é diferente pois quero colocar o sistema hall, quero desligar o máximo de mangueiras de vácuo, além do mais o avanço centrifugo tem seus buracos em certos regimes de funcionamento.
Quanto a situação dos componentes não-resistivos, ainda estou com minhas dúvidas, pois penso que pode causar interferência principalmente no próprio sensor hall.
Quanto a velas, almejo as iridium, o jumper no rotor do distribuidor vai ser crucial pra ter um ganho no GNV, mas a resistência tem que ser bem calculada pra não ter fuga na carcaça do distribuidor e acabar queimando o hall, quanto aos cabos de vela, somente apenas após testes poderei aprovar os cabos diretos, mas acredito que cabos NGK originais deem conta do recado...
Quanto ao cabeçote, o 2.0 que tenho aqui é idêntico ao o 1.8 original, não muda nenhuma medida.
Esse mito de cabeçote deve se aplicar aos Fase 1 e aos Injetados, que realmente tem medidas diferentes.
Ainda vou levar na retifica, mas se der para colocar válvulas maiores, será uma boa.
Quanto ao comando, eu tenho um comando J usado, ainda vou levar na retifica para analisarem, mas caso condenem, tentarei procurar a "lenda" do comando do Omega 2.2 ou o da Blazer 2.2 EFI, se utilizar um desses comandos, terei que colocar bomba de combustível elétrica.
Quanto a Tutorial, não me habilito pois ainda não tive a oportunidade de colocar em prática.
Quanto a situação dos componentes não-resistivos, ainda estou com minhas dúvidas, pois penso que pode causar interferência principalmente no próprio sensor hall.
Quanto a velas, almejo as iridium, o jumper no rotor do distribuidor vai ser crucial pra ter um ganho no GNV, mas a resistência tem que ser bem calculada pra não ter fuga na carcaça do distribuidor e acabar queimando o hall, quanto aos cabos de vela, somente apenas após testes poderei aprovar os cabos diretos, mas acredito que cabos NGK originais deem conta do recado...
Quanto ao cabeçote, o 2.0 que tenho aqui é idêntico ao o 1.8 original, não muda nenhuma medida.
Esse mito de cabeçote deve se aplicar aos Fase 1 e aos Injetados, que realmente tem medidas diferentes.
Ainda vou levar na retifica, mas se der para colocar válvulas maiores, será uma boa.
Quanto ao comando, eu tenho um comando J usado, ainda vou levar na retifica para analisarem, mas caso condenem, tentarei procurar a "lenda" do comando do Omega 2.2 ou o da Blazer 2.2 EFI, se utilizar um desses comandos, terei que colocar bomba de combustível elétrica.
Quanto a Tutorial, não me habilito pois ainda não tive a oportunidade de colocar em prática.
Projeto em andamento:
viewtopic.php?f=43&t=31116
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Re: Projeto Monza LF/E
.
Nao tenho intençao de te convencer de nada, apenas palpites e afirmaçoes baseadas em experiencias minhas e de outros nos 5 anos que tenho no forum.
Rotor : o Jumping proporciona 0,0 de resistencia, e vc sabe né a eletricidade(faisca), sempre procura o caminho mais facil, jamais ela trocaria um caminho com 0,0 de resistencia por qq outra, inclusive a resistencia do ar.
Uso cabos diretos de cobre para veiculos com GNV, os cabos de velas em bom estado possuem em torno de 2 a 4 de resistencia ohmica, enquanto os cabos diretos de cobre possuem 0,0 , eu medi tudo com multimetro, porem o equipamento correto para estas mediçoes seria um ohmimetro .
abraço
Nao tenho intençao de te convencer de nada, apenas palpites e afirmaçoes baseadas em experiencias minhas e de outros nos 5 anos que tenho no forum.
Nao acredito em interferencia em sistemas robustos como estes, ainda c vc falasse que ia causar interferencia em modulo de IE ou em sonda lambda eu concordava, o hall trabalha com atraçao magnetica, e a igniçao com campo magnetico, e outra c fosse assim causava interferencia até na minha bobina impulsora que trabalha apenas com pulso e isto nao acontece.Quanto a situação dos componentes não-resistivos, ainda estou com minhas dúvidas, pois penso que pode causar interferência principalmente no próprio sensor hall.
Velas de iridium sao uma boa pedida para GNV realmente, porem possuem resistencia dentro da ceramica (ja vi gente tirar esta resistencia e substituir por um pedaço de cobre, usando maçarico e alicate, que podem causar trinca na ceramica e perder esta vela caríssima, no youtube) .Quanto a velas, almejo as iridium, o jumper no rotor do distribuidor vai ser crucial pra ter um ganho no GNV, mas a resistência tem que ser bem calculada pra não ter fuga na carcaça do distribuidor e acabar queimando o hall, quanto aos cabos de vela, somente apenas após testes poderei aprovar os cabos diretos, mas acredito que cabos NGK originais deem conta do recado...
Rotor : o Jumping proporciona 0,0 de resistencia, e vc sabe né a eletricidade(faisca), sempre procura o caminho mais facil, jamais ela trocaria um caminho com 0,0 de resistencia por qq outra, inclusive a resistencia do ar.
Uso cabos diretos de cobre para veiculos com GNV, os cabos de velas em bom estado possuem em torno de 2 a 4 de resistencia ohmica, enquanto os cabos diretos de cobre possuem 0,0 , eu medi tudo com multimetro, porem o equipamento correto para estas mediçoes seria um ohmimetro .
Vou buscar estas informaçoes depois eu te passo.Quanto ao cabeçote, o 2.0 que tenho aqui é idêntico ao o 1.8 original, não muda nenhuma medida.
Esse mito de cabeçote deve se aplicar aos Fase 1 e aos Injetados, que realmente tem medidas diferentes.
EU, preferiria buscar um comando esportivo ja pronto nao mto grande, que deve custar menos do que o do omega.Quanto ao comando, eu tenho um comando J usado, ainda vou levar na retifica para analisarem, mas caso condenem, tentarei procurar a "lenda" do comando do Omega 2.2 ou o da Blazer 2.2 EFI, se utilizar um desses comandos, terei que colocar bomba de combustível elétrica.
Muito certa sua afirmaçao, mas tira bastante fotos , depois de pronto e funcionando e obtendo um resultado satisfatório, vc cria um tutorial com tempo, lógico, c quiser.Quanto a Tutorial, não me habilito pois ainda não tive a oportunidade de colocar em prática
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
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Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...