CARRO A MAIS DE 1 ANO PARADO O QUE FAÇO???

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Tiagosierra25
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1985
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

CARRO A MAIS DE 1 ANO PARADO O QUE FAÇO???

Mensagem não lida por Tiagosierra25 »

Eae pessoal recentemente comprei um monza sedan sl/e 1985, carro do meu falecido sogro,o carro está bem cuidado, e antes dele falecer o carro quebrou e nao sei o que era minha esposa falou que o carro só andava com o afogador puxado...Não entendo nada de mecânica e gostaria de saber quais os primeiros passos, e como devo ligar ele após todo esse tempo, pois ainda tem alcoll no tanque, tenho q trlcar o óleo pois ja deve estar velho. Me ajudem por favor a iniciar esse processo de ressuscitação do meu monza.
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Injeção: EFi

Re: CARRO A MAIS DE 1 ANO PARADO O QUE FAÇO???

Mensagem não lida por dutra s a »

tiago , se o carro esta mesmo 1 ano parado , sem partida, sem andar , etc... meu conselho é

levar numa oficina muito competente , honesta, que tenha vasto conhecimento em monza , pois 1 ano parado sem partida mesmo estando tudo original, nao tem pouca coisa a ser verificado nao , pelo contrario tem bastante , pois esse carro vale apena

entao vamos lá , vou descriminar em modo correto e nao só o basico (nao so por cima)

MOTOR : deve ser removido o carter pra limpeza , limpeza do pescador de bomba de oleo tambem ,
deve remover a tampa de valvula ( tampa de porta comando) , pra limpeza dessa tampa junto ao (filtro de vapor de oleo alojano na tampa ) e limpeza das cameras e dutos por onde o oleo circula , acumula , lubrifica, obs : ná tem necessidade de remover cabeçote pra esse trabalho com oleo , basta usar um produto onde ira limpar crostas de oleo e deixar escorrer e agir pelo menos 1 dia escorrendo , a remoçao do cabeçote so deve ser feita caso a agua parada no sistema tenha enferrujado e corroido a junta ,
bomba de oleo deve tambem ser feita limpeza mas nao precisa remove-la do motor

troque correias e tensionadores caso os mesmo estiverem engripados , correias ressecadas e com trinca ,
sobre refrigeraçao , o reparador deve verificar se pode ou nao usar aditivo (eu em particular nao recomendo) com tanto tempo parado , pois os selos do bloco (parecem tampinhas), mangueiras podem estar comprometidas tipo ressecadas ou nao , a bomba de agua deve ser sim removida pra verificaçao se pode continuar com ela ou nao

FREIO : verificçao de pastilhas e discos, trazeiros : geralmente só lonas ( ja vi carros com 10 meses ) parado e ao ver lonas estavam trincadas , nao me pergunte como rsrsr, nao sei se tem tanta necessidade mas eu trocaria o fluido de freio

CAMBIO : nao sei se pro seu modelo é igual ao meu , acho que sim , diz no manual que nao tem precisa de troca do oleo , bom 1 ano parado sem rodar , eu trocaria por garantia , embreagem acredito que nao , so andando ou pedindo pra verificar se ela ta boa ou nao , seu modelo acho que nao precisa remover o cambio completamente pra troca de embragem (kit),

PARTIDA A FRIO (CASO TIVER) : eu trocaria a mangueira que sai do reservatorio DE GASOLINA pro carburador,

CARBURADOR : eu nao manjo a fundo sobre carburador , mas se for original e nunca foi removido , peça pra que nao remova por nada nesse mundo e nem mexa em nada pois esta calibrado de fabrica , pça no minimo que use car-80 com ele no lugar e deixe agir ate quando for dar partida , assim como, peça pra que nao renova todo o distribuidor e nao mexa no ponto dele por nada , apenas verificar sujeira ou trincas dentro da tampa

por mais , velas, filtro de combustivel e de ar e de oleo do motor , carga de bateria , escape com ferrugem podres ou trincas

PROCEDIMENTO IMPORTANTE : ao montar tudo , ja estando com oleo de motor novo , agua no sistema de refrigeraçao completo , correias no ponto , motor no ponto , distribuidor no ponto , antes de dar partida , peça pra virar o motor ( com a bateria desligada e bomba de combustivel inativa ´´sem atuaçao da bomba ´´) fazer a rotaçao do motor no braço rsrsr , pelo menos umas 20 vezes , e depois conectar a bateria etc..e dar partida

DURANTE FUNCIONAMENTO : com o carro funcionando , testar carregamento de alternador , bateria , pressao de combustivel junto a bomba , TEMPÉRATURA, possiveis vazamentos de oleo e agua ja estando quente e apos acionamento da ventoinha de refrigeraçao do motor

POS FUNCIONAMENTO : verificar possiveis vazamentos de oleo e agua, nivel de agua no reservatorio quando estiver esfriando ou quando bem frio , nivel de oleo ,pressao dos cilindros , pressao de oleo , carga de bateria se ha necessidade de troca que varia da data de compra e tempo de uso .

o afogador é usado quando o carro ta com motor frio , ao puxar se escuta o motor acelerado e conforme vai esquentando a aceleraçao vai baixando ate chegar no ponto onde tem de recolocar o afogador totalmente no lugar pro motor esta estabilizado , ( ao puxar o afogador pra esquentar nao precisa ficar acelerando no pé) deixe ele trabalhar só , e fique de olho na temperatura no painel , os que tem injeçao eletronica tambem possui esse sistema , a diferença é que é digital , é um sistema eletrico que permite se andar com ele frio ate esquentar e eu nao recomendo fazer isso em carros com injeçao eletronica porque da mesma forma que os carburados ira beber mais combustivel na fase fria do motor , tanto um com o outro tem de deixar funcionar ao menos 3 minutos antes de sair , no minimo .

seria mais interessante , voce dizer mais especificamente o motivo no qual ele quebrou, o que que quebrou exatamente , qual sua kilometragem atual , se era ou nao de unico dono , quantos mais detalhes tiver pra passar a nos , fotos, informaçoes , podemos ser mais precisos em procedimento desse tipo e de tantos outros ,
caso eu tenha esquecido de mais alguma coisa ou alguma correçao o demais membros podem ficar avontade

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Tiagosierra25
Motor: 1.8
Ano: 1985

Mensagem não lida por Tiagosierra25 »

MUITO OBRIGADO DUTRA PELAS INFORMACOES,EM BREVE MANDAREI FOTOS E MAIS INFORMACOES DO MONZA.
Robson Lott
Ano: 1987

Mensagem não lida por Robson Lott »

Tirando casquinha desse tópico, já que o meu tá ficando (e vai totalizar) alguns bons meses sem ligar, vou compartilhar aqui a lista que fiz, apesar da explicação e qtd de itens bem boa do Dutra!!!

Abração!
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
dutra s a
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994

Mensagem não lida por dutra s a »

gente , o que precisarem estamos a disposiçao , mas devem saber de um fator muito relativo ,

tempo de uso antes de ficar um tempao parado, o que tem nele a se fazer, quanto tempo ficou parado , se nesse tempo foi dado so partida ou nao, se ja foi feito reparos , trocas de peças fundamentais de funcionamento , originalidade de peças , motor (cabeçote e parcial ), carburador, eletrica, injeçao etc.....

ou seja , dependendo do tempo parado , nao precisa fazer muito , ou , tem de fazer tudo e isso é relativo ao de ser de unico dono ou nao , se teve manutençao ou nao, o porque parou etc,etc,etc,

exemplos : monza placa preta em eventos etc..... nunca viajou , nunca rodou nem manutençao de troca de peças originais , porem com mais de 20 anos funciona ´perfeitamente e da pra viajar pra onde for ,
monza tubarao acho que 93 que conheci entrando nos 400,000 km !!!!!! no ano passado, sei por onde ele anda aqui na regiao , nunca foi tirado o cabeçote , no maximo so troca de juntas carter e tampa ...., bomba de agua ..... mas nunca foi aberto o motor inteiro, e atualmente o carro nao raja, nao bate , nao falha , unico dono des de 0km , sempre mantendo em ordem com qualidade a custo caro em peças de manutençao e isso quando da manutençao , troca de oleo sempre em ordem e porai vai....,, o dono afirmou nao ter motivo nenhum de trocar de carro , ele quer morrer com ele , nao da manutençao nao tem custo de manutençao todo mes , todo bimestre, nem semestre etc...., apenas o basico que todo carro precisa , ele tem outros carros com boa manutençao e modernos de hoje , mas dez de 0 so anda no monza , palavras dele

ou seja é relativo o que se precisa fazer num carro que ficou um tempo parado , de como era usado etc.....

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
PedroCTR
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por PedroCTR »

O Dutra disse tudo... Só acho que sobre o fluído de transmissão seria preciso cuidar quanto ao estado dele, se não há limalhas, que indicariam desgaste das engrenagens. Em suma, eu só verificaria o nível e se não tem contaminação ppor água, não arriscaria trocar, já vi muitos casos de ser feita a troca e a caixa roncar, apresentar trancos nas mudanças etc. Por ser RTL(run to life - roda a vida toda) esse fluído não demanda tanta preocupação como óleo de motor, fluído de freio, arrefecimento ou DH.
MONZA - Só quem o possui, o entende.
MONZA SL 1993 2,0 EFI BRANCO MAHLE
AGORA TAMBÉM MONZA GL 1,8 EFI 1994 AZUL STRAUSS
A FAMÍLIA CRESCEU!
Responder