Regulagem do CO
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Regulagem do CO
Bom dia pessoal,
Alguém poderia me informar qual a a medida de regulagem do CO (Monza Classic SE 2.0 - Álcool/1992)?
Uso 1.9 a 2.0 o carro quando se pisa mais rapidamente no acelerador fica amarrado até desenvolver demora um tempo maior que o normal, um mecânico me informou que o correto é 3.0, anda bem não amarra, mas gasta mais que o normal e estou achando alto, então recorro a vocês que são especialistas.
Fico no aguardo,
Cesar
:smt014
Alguém poderia me informar qual a a medida de regulagem do CO (Monza Classic SE 2.0 - Álcool/1992)?
Uso 1.9 a 2.0 o carro quando se pisa mais rapidamente no acelerador fica amarrado até desenvolver demora um tempo maior que o normal, um mecânico me informou que o correto é 3.0, anda bem não amarra, mas gasta mais que o normal e estou achando alto, então recorro a vocês que são especialistas.
Fico no aguardo,
Cesar
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Att.:
Cesar A Rafaini
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- Carlos A. Freire
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Re: Regulagem do CO
O ajuste de CO deve ser feito com analisador de gases no escapamento, que no caso dos motores álcool deve ficar entre 0,3% e 0,7%.
Os valores médios não é indicado como ajuste final. Mas a média em tensão fica entre 1,5 e 2,0 Vcc.
Meu Monza GLS 96 gasolina já ficou com 1,5 e 1,8 em várias vezes em que foi ajustado com analisador de gases e o mesmo ocorreu com Monza Club 94 álcool de um amigo, mostrando que o ajuste não é só um para o mesmo motor, pois sempre terá diferenças de condições na ignição, motor, combustível, óleo de motor, respiro do motor... Hoje os dois Monza estão com 1,5Vcc
Abs,
Carlos Freire
Os valores médios não é indicado como ajuste final. Mas a média em tensão fica entre 1,5 e 2,0 Vcc.
Meu Monza GLS 96 gasolina já ficou com 1,5 e 1,8 em várias vezes em que foi ajustado com analisador de gases e o mesmo ocorreu com Monza Club 94 álcool de um amigo, mostrando que o ajuste não é só um para o mesmo motor, pois sempre terá diferenças de condições na ignição, motor, combustível, óleo de motor, respiro do motor... Hoje os dois Monza estão com 1,5Vcc
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Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Re: Regulagem do CO
Como o Carlos já disse, não existe valor tabelado para isso. Cada motor tem uma regulagem própria da queima.
Pode-se ter dois motores iguais da mesma quilometragem, certamente os dois terão ajustes diferentes para se conseguir a mesma AFR alvo para esse tipo de motor.
Pode-se ter dois motores iguais da mesma quilometragem, certamente os dois terão ajustes diferentes para se conseguir a mesma AFR alvo para esse tipo de motor.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
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Re: Regulagem do CO
Muito obrigado Carlos e Rafaelo.
Pelo menos assim tenho um parâmetro de regulagem.
Att.:
Cesar
Pelo menos assim tenho um parâmetro de regulagem.
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Cesar
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Re: Regulagem do CO
Quanto a regulagem do potenciômetro de CO é relativo pra cada veículo, como nossos colegas aqui já disseram. No meu Monza (em condições originais de fábrica), poucas vezes (uma ou duas vezes), em todos esses anos, tive regulagens com tensão abaixo de 2,0 vdc no fio verde no potenciômetro, para obter o índice de emissão correto. Eu tenho anotado até hoje na ultima folha do manual do meu carro, a tensão do CO quando novo, que era de 2,61 v. Me lembro, que por um certo tempo, após uma análise, ele ficou com 1,5 v. Hoje, está com 2,40v. Sempre estando no índice correto de emissão, indicado pelo manual do proprietário. (Tive muitas variações nos ajustes, também devido a problemas com combustível adulterado, pois Curitiba há um certo tempo sofre com combustível adulterado nos postos)
Um vizinho, teve por muitos anos, um GL 94 2.0 álcool, e quando o carro era praticamente novo, nós medimos na época e estava com 1,90 v, se não me falha a memória. Depois, de muitos anos, fiz uma manutenção no carro dele e aferimos o CO e para corrigir a emissão ele ficou com 1,3 v.
Um amigo, tem um Kadett Sport 96 2.0 gasolina, que está ajustado com 1,75v. Neste caso, não sabemos, nem eu e o proprietário, quanto está a emissão, mas o carro funciona bem e o consumo é bom até.
É relativo, esses valores dependem de muitos fatores, tais como: combustível, ignição (velas= abertura dos eletrodos, no meu caso, observei que ao ter resultados com tensão maior é devido a abertura maior dos eletrodos, pois ainda uso as BPR5ES-11 e quando utilizava as BPR5EY tive resultados com valores, de tensão, menores - posso estar errado mas é o que pude perceber), bico injetor, calibragem do regulador de pressão, dentre outros fatores.
Espero ter ajudado, com os meus relatos.
Att.
Felipe Lichirgu.
Um vizinho, teve por muitos anos, um GL 94 2.0 álcool, e quando o carro era praticamente novo, nós medimos na época e estava com 1,90 v, se não me falha a memória. Depois, de muitos anos, fiz uma manutenção no carro dele e aferimos o CO e para corrigir a emissão ele ficou com 1,3 v.
Um amigo, tem um Kadett Sport 96 2.0 gasolina, que está ajustado com 1,75v. Neste caso, não sabemos, nem eu e o proprietário, quanto está a emissão, mas o carro funciona bem e o consumo é bom até.
É relativo, esses valores dependem de muitos fatores, tais como: combustível, ignição (velas= abertura dos eletrodos, no meu caso, observei que ao ter resultados com tensão maior é devido a abertura maior dos eletrodos, pois ainda uso as BPR5ES-11 e quando utilizava as BPR5EY tive resultados com valores, de tensão, menores - posso estar errado mas é o que pude perceber), bico injetor, calibragem do regulador de pressão, dentre outros fatores.
Espero ter ajudado, com os meus relatos.
Att.
Felipe Lichirgu.
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Re: Regulagem do CO
Outro fator decisivo é a taxa de compressão, e ainda também podemos levar para o campo atmosférico (umidade, pressão e etc)
Os motores mais taxados são mais eficientes em sua relação, e como o Monza EFI é malha aberta em tudo (avanço físico, pressão combustível e mistura) é certeza que vai dar valores totalmente fora do padrão.
Vejo muito manual técnico por ai que sugestionando a colocar um valor como base. Eu acho totalmente errado e extremamente equivocado da parte do técnico responsável pelo manual (alias nenhum manual se deve levar ao pé da letra), como se cada motor fosse igual.
Nunca vai ser... É por isso que as ECU de malha fechadas são perfeitas na sua queima, elas tomam um alvo (lambda) que na verdade é um mapa só disso, e sempre o motor vai queimar o que o mapa esta dizendo, seja lá o motor e combustível que for... Seria o mesmo que um gnomo no potenciômetro regulando para mais ou para menos em dezenas ou centenas de vezes a cada ciclo.
Os motores mais taxados são mais eficientes em sua relação, e como o Monza EFI é malha aberta em tudo (avanço físico, pressão combustível e mistura) é certeza que vai dar valores totalmente fora do padrão.
Vejo muito manual técnico por ai que sugestionando a colocar um valor como base. Eu acho totalmente errado e extremamente equivocado da parte do técnico responsável pelo manual (alias nenhum manual se deve levar ao pé da letra), como se cada motor fosse igual.
Nunca vai ser... É por isso que as ECU de malha fechadas são perfeitas na sua queima, elas tomam um alvo (lambda) que na verdade é um mapa só disso, e sempre o motor vai queimar o que o mapa esta dizendo, seja lá o motor e combustível que for... Seria o mesmo que um gnomo no potenciômetro regulando para mais ou para menos em dezenas ou centenas de vezes a cada ciclo.
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Re: Regulagem do CO
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Ooops Foi mal, hehe!
Valeu Rafaelo :smt023
Ooops Foi mal, hehe!
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Editado pela última vez por DÉCO em 17 Abr 2015, 19:04, em um total de 1 vez.
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
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