Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!
- rafamts
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GL
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!
Rafaelo, estou pensando em lixar o verniz só depois que terminar a pintura das outras peças. Usei verniz Lazzudur 8937 alto sólidos HS. Ontem pintei um paralama e a tampa da mala. O próximo passo será a porta do carona e lateral traseira. Como você me sugeriu, já estou pensando sinceramente em pintar todo o carro. Essa cor azul perolizado é bem chatinha rs rs rs.
Dúvida: se eu fosse pintar somente o paralama teria que alongar para a porta e capô para disfarçar a diferença de cor? Tenho que me aprofundar mais nessa técnica.
Dúvida: se eu fosse pintar somente o paralama teria que alongar para a porta e capô para disfarçar a diferença de cor? Tenho que me aprofundar mais nessa técnica.
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
sim, acertar essa cor so pra profissionais de longa data, eu mesmo tenho dificuldade, imagine um iniciante... pinte ele todo aos pouco que é mais negocio.
obs: azul strauss STD
somente na porta, se puxar pro capo é possivel que fique ate pior. e no capo como tem um "corte" e esse corte é na horizontal, dae ele proprio ja disfaça. mas diferente da porta que estao no mesmo plano. ae tem que alongar meia porta...
pinte tudo aos pouco é melhor. sim, deixe pra lixar tudo quando terminar de pintar, pq a poeira do verniz vai ficar por la, e lixar e depois ter que lixar novamente o overpsray das demais peças nao faz sentido algum. e ate melhor esperar.
obs: azul strauss STD
somente na porta, se puxar pro capo é possivel que fique ate pior. e no capo como tem um "corte" e esse corte é na horizontal, dae ele proprio ja disfaça. mas diferente da porta que estao no mesmo plano. ae tem que alongar meia porta...
pinte tudo aos pouco é melhor. sim, deixe pra lixar tudo quando terminar de pintar, pq a poeira do verniz vai ficar por la, e lixar e depois ter que lixar novamente o overpsray das demais peças nao faz sentido algum. e ate melhor esperar.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- rafamts
Rafaelo, na lata que comprei veio azul strauss perolizado. O que seria esse STD?
Sobre o alongameto, deixa ver se entendi: alongamento seria só em áreas laterais? Se fosse pintar só o capô ou a tampa de mala não precisaria fazer o alongamento, correto?
Sobre o alongameto, deixa ver se entendi: alongamento seria só em áreas laterais? Se fosse pintar só o capô ou a tampa de mala não precisaria fazer o alongamento, correto?
-
- MODERADOR
tonalidade original(standard) ou seja. azul strauss sem variaçao(correções). certamente o teu é STD por isso que esta dando problemas de fechamento na tonalidade. acertar esse tipo de cor nao é tao simples assim.rafamts escreveu:Rafaelo, na lata que comprei veio azul strauss perolizado. O que seria esse STD?
se for pintar paralama ou porta. alongue nas proximidades, pintar um paralama certamente teria que alongar ate a metade da porta do motorista, e se caso fosse a porta do motorista alonga-se meio paralama e meia porta passageiro(4P) ou um pouco da lateral no caso do monza(2P)rafamts escreveu:Sobre o alongameto, deixa ver se entendi: alongamento seria só em áreas laterais? Se fosse pintar só o capô ou a tampa de mala não precisaria fazer o alongamento, correto?
se fosse o capo, ae sim teria que alongar do aquela parte do vinco "redonda" é a borda do paralama vamos chamar assim. sim se fosse a mala seria o mesmo processo.
por isso acho mais facil tu pintar tudo direto. menos chance de dar falhas, pq perolizado a noite é uma coisa, e quando tu poem no sol é outra e ai começa mostrar a falta do alongamento e do acerto da tinta.
- rafamts
Só por curiosidade mesmo, pois não vou fazer esse processo. Vou pintar mesmo o carro por partes. Se eu fosse pintar o capô e usar a técnica do alongamento faria o seguinte processo: lixar os paralamas com lixa 1200. Depois de pintar o capô alongaria a pintura até a borda superior dos paralamas, sem usar nenhum tipo de mascaramento nos paralamas. Depois aplicaria o verniz nos paralamas integralmente. Seria esse o procedimento?
-
- MODERADOR
isso, porem é bom na ultima demao fazer o alongamento, e essa ultima demao, na parte do alongamento tu usa um thinner fundidor de emendas, ele vai melhorar e afinar ainda mais... depois tu vem com o verniz e denovo a ultima demao tu alonga. e denovo tu usa o thinner bem esfumaçado mesmo pra queimar as emendar.
depois que secar é so lixar tudo novamente e polir. esse seria o processo correto.
ah 2 demao de fundimento por camada.
depois que secar é so lixar tudo novamente e polir. esse seria o processo correto.
ah 2 demao de fundimento por camada.
- rafamts
Rafaelo, beleza, então usa-se o thinner fundidor tanto na aplicação do poliéster quanto na aplicação do verniz. Leque bem aberto, né? Isso pra evitar escorrer. Aplicar o thinner só no local da emenda mesmo.
Na hora de alongar a pintura no paralama, não há a necessidade de ´´matar`` o alongamento naquele vinco que o paralama faz, ou seja, a tinta tem que ficar aplicada certinha naquela parte superior somente? Como não se faz mascaramento acho que é inevitável a tinta ser pulverizada em partes inferiores do paralama.
Quando você mencionou que no caso de uma pintura do paralama não haveria necessidade de alongar o capô pressuponho que pelo mesmo motivo não precisaria alongar para a coluna do parabrisa, correto?
Seguem fotos do monza
Diferença de tonalidade

Pistola deu umas cuspidinhas.....

Na hora de alongar a pintura no paralama, não há a necessidade de ´´matar`` o alongamento naquele vinco que o paralama faz, ou seja, a tinta tem que ficar aplicada certinha naquela parte superior somente? Como não se faz mascaramento acho que é inevitável a tinta ser pulverizada em partes inferiores do paralama.
Quando você mencionou que no caso de uma pintura do paralama não haveria necessidade de alongar o capô pressuponho que pelo mesmo motivo não precisaria alongar para a coluna do parabrisa, correto?
Seguem fotos do monza
Diferença de tonalidade

Pistola deu umas cuspidinhas.....

-
- MODERADOR
pinte ele todo Rafael, a diferença é muito grande. ta da cor(tonalidade) do omega aqui em casa essa tua nova aplicaçao... nem alongando vai dar certo, pq o alongamento tem que ter tinta preparada. e a tua ta bem queimada(cor) a tendencia é sempre ficar mais claro. por isso essa diferença.
senao vai fica um concha de retalhos tua pintura. vai aos pouco, pinta, deixa secar sem lixar, depois pinta outras peças e no final lixe tudo e faz o polimento geral nao tem problema.
nao perca tempo alongando e mesmo assim teria que ter preparado a cor e pelo visto nao foi feito, como avia dito a cor é STD essa tua nova. é bem mais vivo o azul
senao vai fica um concha de retalhos tua pintura. vai aos pouco, pinta, deixa secar sem lixar, depois pinta outras peças e no final lixe tudo e faz o polimento geral nao tem problema.
nao perca tempo alongando e mesmo assim teria que ter preparado a cor e pelo visto nao foi feito, como avia dito a cor é STD essa tua nova. é bem mais vivo o azul