coy escreveu:vc ta falando do gargalo da bomba?
Se não me engano o Diego Paiva fez a troca exatamente assim: congelando a peça e dando calor na carcaça, uma vez o Rafaelo me disse que nestes projetos existe uma diferença de 1mm (se eu não estiver com memoria fraca) justamente para um perfeito encaixe e vedação .
Rafaelo escreveu:aquele que tem a base movel é do escape... legal, entao nao tem erro.
legal, depois de quente a diferença fica absurdamente evidente nos dutos polidos.
vi uns topicos que vc fala pra congelar o tubo e aquecer o bloco, isso ai dá certo msm?
claro, coloca no freezer na parte mais fria, e aqueça o bloco com queimador GLP, depois apresenta la o tubo e bate nele com um tarugo duro de madeira ou tecnil que ele entra. ele é dificil pq entra na pressao mesmo.
coloque vaselina, oleo no tubo antes de congelar. deixa la uns 60 min
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é 1 Décimo(0.1mm) Marconi, 'padrão' pra peças prensadas.
é isso ai mesmo Coy e Rafaelo, esse gargalinho da bomba!
eu já havia visto vcs trocando, e uma pessoa do forum amassou dois, então já pedi três logo de cara. um amassou hoje cedo, o segundo tá inteiro, e tem o terceiro intacto ainda.
eu botei no freezer agora por uns 40 min, aqueci o bloco e tentei, mas não deu muita coisa, porém, entrou!
vou continuar forçando amanhã pra ver se ele termina de entrar, se não entrar repito todo o processo.
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Rafaelo, vc falou do torque, vai aumentar muito mesmo? pra quanto acha que vai a potencia e o torque?
aqueça a manha o alojamento do tubo(parte do bloco pelo lado externo) sem meter a chama no tubo. depois vai batendo com um taco a boca dele aos pouco nao de uma vez. e jogue oleo por dentro onde ele vai entrando... certamente ele vai entrar. é so ter paciencia pq se bater um pouco forte ou torto ja era, dae entorta. porem ele pode entortar é quando estiver os primeiros 25% do comprimento da peça sao fundamental. depois entra sem amassar.
tu vai ver oque é aumentar, pode apostar!
teu motor tem oque 18 kg? prepara 21kg. e potencia certeza que pega mais que 130cv. so uma dica, quando terminar tudo, abra aquela coisa linda da wideband, so compre um modulo nem perca tempo fazendo um pq é treta demais. vai por mim, junta uma grana e compra a coisa certa. se errar ja sabe oque acontece, nao tem volta né.
calma cara, não se despede não, ainda falta muito, vai ajudar por mais alguns meses! uhahauhauhauhahuauh
vc com certeza sabe, que se passar o dedo por dentro dos tubos, tanto de admissão quanto escp. vc sente um degrau afiado entre a sede e o cabeçote, correto?
eu alisei aquilo, na verdade, deixei a sede plana junto com o cabeçote, não tem mais degrau ali nem nada afiado.
olhando o cabeçote de frente, na adm, e escp, se vc enfiar o dedo pelo duto por onde entra a mistura, vc ia notar que é bem estrangulado ali, na curva de 90º mais ou menos, também dei uma desbastada nessa parte, nesse calombo ai, tanto adm quanto escape.
então passando o dedo,não tem restrição mais, nada afiado, canto vivo, etc. ta tudo liso, derrapando e brilhando igual a cabeça dos pistões, claro que sobrou umas marcas de desbaste da lima rotativa, aonde nao tinha nada que alcançasse, mas é coisa de 2%, alisou bastante e deu bastante brilho na adm e escp.
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beleza, amanhã eu faço isso, vou aquecer e ir batendo, parece que ja entrou uns 15%, o ... é isso mesmo que vc disse, entrou 1º torto, já era, tem que tirar e por denovo.
eu inventei uma prensa aqui, usando um parafuso de bieleta, e dois soquetes grandes, tipo um sacador de buchas mas ao contrario, quando aperta a porca ele puxa o gargalo pra dentro do bloco, entende?
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pq é tão dificil de aumentar o torque aspirando? o torque vem quando a camara é 100% preenchida, ou com o aumento da taxa de compressão tanto teórica quanto real?
e pra amaciar, tem gente que diz que é pra deixar o carro ligado parado 1 hora, é isso ai msm ou ja vai pra rua, acelerando moderadamente?
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por mim eu teria comprado já, mas esse mês, quem foi estrangulado foi eu, tive que dar presente de aniversario pra patroa, e lá se foi todo investimento que era das peças pro carro. além disso hoje veio um cliente reclamando de uma venda e querendo o dinheiro de volta, então apertou a ponto de suicidio aqui.
infelizmente eu vou ter que fazer esse controlador da wideband temporariamente, mesmo que tudo montado em uma protoboard, só pra regular o motor e deixar o carro rodando, ai depois eu pego o condensador e um hallmeter discreto e ja escondo tudo isso ai.
o meu problema ta sendo o gravador de PIC, ninguém tem pra fazer o ATmega
Fariaswolf escreveu:vc com certeza sabe, que se passar o dedo por dentro dos tubos, tanto de admissão quanto escp. vc sente um degrau afiado entre a sede e o cabeçote, correto?
eu alisei aquilo, na verdade, deixei a sede plana junto com o cabeçote, não tem mais degrau ali nem nada afiado
sim, é onde a fresa comeu, pra encaixar o anel. pode lixa sim... so nao mexa na sede, aqui ali tem uns 3 degrau e cada um com uma funçao.
Fariaswolf escreveu:olhando o cabeçote de frente, na adm, e escp, se vc enfiar o dedo pelo duto por onde entra a mistura, vc ia notar que é bem estrangulado ali, na curva de 90º mais ou menos, também dei uma desbastada nessa parte, nesse calombo ai, tanto adm quanto escape.
então passando o dedo,não tem restrição mais, nada afiado, canto vivo, etc. ta tudo liso, derrapando e brilhando igual a cabeça dos pistões, claro que sobrou umas marcas de desbaste da lima rotativa, aonde nao tinha nada que alcançasse, mas é coisa de 2%, alisou bastante e deu bastante brilho na adm e escp.
tenta tirar umas foto disso queremos ver como ficou.
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sei sim, se estiver alinhado pode por ela tb.
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Fariaswolf escreveu:pq é tão dificil de aumentar o torque aspirando? o torque vem quando a camara é 100% preenchida, ou com o aumento da taxa de compressão tanto teórica quanto real?
e pra amaciar, tem gente que diz que é pra deixar o carro ligado parado 1 hora, é isso ai msm ou ja vai pra rua, acelerando moderadamente?
devido a taxa de compressao e avanço, no turbo é mais facil devido a taxa dinamica que sobre muito forte. o aspirado é sempre igual, entao é mais dificil. torque em aspirado sem mexer na cilindrada nao é facil, qualquer decimo é um ganho expressivo.
nem um nem outro. o torque so nasce se tiver carga no motor(grande volume de ar aspirado) ou seja quando a borboleta esteja >50% aberta
da uma olhada nesse meu video, repare a pressao do motor quando eu piso no acelerador testando a rapida...
ENGINE MAP
0 kpa = vacuo absoluto(espaço sideral)
22 a 35 kpa é vacuo de lenta
95 a 100 kpa é carga total do motor(aqui ja gera torque)
repara a % da abertura da borboleta do lado ali na THROTTLE POSITION
repara quando eu tiro o pe o vacuo aumenta absurdo de 5 a 10 kpa... é a inercia dos gases puxando o MAP ou melhor a mistura :smt023
porem é um torque ultra rapido né na aceleraçao rapida...
bom isso te ilustra, quando ele ta no chao gerando carga ele ta gerando torque ao mesmo tempo.
serio que falaram isso? 1h com ele na lenta vai criar ondulaçao, e desgaste excessivo dos aneis e cilindro. nossa cara! sempre pergunte se tem duvida, nao vai atras disso. sim, andar na rua normalmente, sem pisar pra lixar e nem andar feio velho. normal mesmo
tu que sabe... eu nao faria isso. se tu mesmo disse que vai demorar pra montar esse carro, ate la tu ja tem ele :smt023 o problema é quem garante que ta calibrado o controlador? é complicado isso. 190,00 e tu nem se incomoda.
Rafaelo escreveu:devido a taxa de compressao e avanço, no turbo é mais facil devido a taxa dinamica que sobre muito forte. o aspirado é sempre igual, entao é mais dificil. torque em aspirado sem mexer na cilindrada nao é facil, qualquer decimo é um ganho expressivo.
nem um nem outro. o torque so nasce se tiver carga no motor(grande volume de ar aspirado) ou seja quando a borboleta esteja >50% aberta
da uma olhada nesse meu video, repare a pressao do motor quando eu piso no acelerador testando a rapida...
ENGINE MAP
0 kpa = vacuo absoluto(espaço sideral)
22 a 35 kpa é vacuo de lenta
95 a 100 kpa é carga total do motor(aqui ja gera torque)
repara a % da abertura da borboleta do lado ali na THROTTLE POSITION
repara quando eu tiro o pe o vacuo aumenta absurdo de 5 a 10 kpa... é a inercia dos gases puxando o MAP ou melhor a mistura :smt023
porem é um torque ultra rapido né na aceleraçao rapida...
bom isso te ilustra, quando ele ta no chao gerando carga ele ta gerando torque ao mesmo tempo.
serio que falaram isso? 1h com ele na lenta vai criar ondulaçao, e desgaste excessivo dos aneis e cilindro. nossa cara! sempre pergunte se tem duvida, nao vai atras disso. sim, andar na rua normalmente, sem pisar pra lixar e nem andar feio velho. normal mesmo
tu que sabe... eu nao faria isso. se tu mesmo disse que vai demorar pra montar esse carro, ate la tu ja tem ele :smt023 o problema é quem garante que ta calibrado o controlador? é complicado isso. 190,00 e tu nem se incomoda.
Boas povo;
fiz o teste da luz (usei aquelas lanterna police), passou no teste, não entrou luz alguma, quando eu apertei a valvula pra abrir, iluminou igual xenon o duto, então todos estão OK :smt023
consegui colocar o gargalo da bomba no lugar, usando a prensa caseira, fiz 2 videos hoje.
é sério que me falaram pra deixar o carro ligado sim, e ir dar uma volta a pé, e voltar depois de 1 hora!
óbvio que não ia fazer isso, mas perguntei pra saber a veracidade disso, tenho um certo medo de amaciar carro e cagar tudo logo agora no começo.
é recomendavel NÃO colocar nenhum aditivo no motor em fase de amaciamento, né? B12, Molykote, Power Racing, etc.
isso eu reparei no meu, quando eu tava em uma descida por ex., quando eu tirava o pé do acelerador, e deixava o carro ir sozinho, o vacuo do ponteiro subia, então quer dizer que com 50% de borboleta, o motor ja deu o maximo de torque, mais do que isso é disperdiçar potencia/torque?
mas tbm o torque do aspirado é mais linear do que do turbo, né?
coloque num tutorial essa tecnica do gargalo, realmente fica ate melhor. eu fiz isso nas minhas bucha de eixo... usei rosca de metro M8 e soquetes da certinho mesmo.
Fariaswolf escreveu:é sério que me falaram pra deixar o carro ligado sim, e ir dar uma volta a pé, e voltar depois de 1 hora!
óbvio que não ia fazer isso, mas perguntei pra saber a veracidade disso, tenho um certo medo de amaciar carro e cagar tudo logo agora no começo.
alguem que nao goste de ti. cuidado com essas amizades
Fariaswolf escreveu:é recomendavel NÃO colocar nenhum aditivo no motor em fase de amaciamento, né? B12, Molykote, Power Racing, etc.
somente oleo novo.
Fariaswolf escreveu:e como que eu sei quando amaciou?
quando terminar a limadeira e o consumo excessivo. la pelos 5000 km ele vai estar mais solto, e acima dos 10,000 km completamente assentado. não esqueça quando der 1000 km filtro e oleo precisa trocar.
Fariaswolf escreveu:isso eu reparei no meu, quando eu tava em uma descida por ex., quando eu tirava o pé do acelerador, e deixava o carro ir sozinho, o vacuo do ponteiro subia, então quer dizer que com 50% de borboleta, o motor ja deu o maximo de torque, mais do que isso é disperdiçar potencia/torque?
Fariaswolf escreveu:mas tbm o torque do aspirado é mais linear do que do turbo, né?
pior que nao... os turbo atuais estao estao tao linear quando aspirados. hoje ambos partem de baixo 1800 com quase todo torque entregue perto do final
(comando variavel)
(comando variavel + turbo)
muito bom, nao esqueça de colocar oleo na galeria dos mancais ali por cima da face do bloco. isso evita arranhar. e fecha ele muito bem ate montar pra nao cair sujeira em nenhum lugar.
Os oleos lubrificantes de hoje ja tem aditivos, detergentes, despersantes etc , testados e desenvolvidos para o uso deste óleo.
Adicionar outro aditivo não sei se não poderia causar uma reação química (afinal existe química no óleo) e ao invés de ser bom para o motor passar a ser prejudicial a longo prazo, sem contar que vc vai “engrossar “ o óleo.
Foi só minha opnião
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
coy escreveu:Os oleos lubrificantes de hoje ja tem aditivos, detergentes, despersantes etc , testados e desenvolvidos para o uso deste óleo.
Adicionar outro aditivo não sei se não poderia causar uma reação química (afinal existe química no óleo) e ao invés de ser bom para o motor passar a ser prejudicial a longo prazo, sem contar que vc vai “engrossar “ o óleo.
Foi só minha opnião
não exatamente Coy, o aditivo não é pra engrossar o óleo, o B12, Power Racing, Molykote, Militec, são tratadores / condicionadores / anti atrito, o único que conheço que tem capacidade de "embuchar" as folgas do motor é o Prolonga.
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recebi umas peças hoje, ja da pra terminar a torre, montar o vira e lacrar o cambio.
o cara quer 120 reais em um o'ring pro cambio, aquele o'ring gigante que vai na flange do diferencial.
eu comprei dois kits de o'rings e vieram o'rings grandes, acho que pra bomba d'agua, mas ele encaixou perfeitamente nessa flange. posso usa-lo ou tem perigo?
um o'ring que nao achei em lugar algum também, foi o o'ring do retentor do eixo piloto do cambio. o meu aparentemente está bom, sem trincas ou ressecados, mas é ... arriscar pois é triste de trocar depois. alguma sujestão? silicone preto ou aquele "creme" branco semi-secativo?