Dúvida sobre quilometragem. SL/E 89.
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Estado: Santa Catarina-SC
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Dúvida sobre quilometragem. SL/E 89.
Pessoal, boa tarde.
Sou novo aqui no fórum, mas já acompanho há anos.
Temos em casa um Monza SL/E 89, cuja história vocês podem conhecer neste tópico:
viewtopic.php?f=2&t=31929
Este carro era do meu avô e está na família há pelo menos uns 20 anos. Ele marca atualmente 38.700 km no hodômetro, que até hoje eu acreditava serem 138.700 km. Isto pois o estado geral do carro indicava isso. Por tristes coincidências, esse Monza sofreu 4 batidas no tempo que esteve com meu avô, o que piorou muito seu visual externo e fez sumir as peças originais de acabamento, como vocês podem ver na foto.
Acreditava, pois tive uma conversa com meu pai sobre o carro, e ele me garantiu que o carro, embora não parecesse, tinha apenas os 38k indicados no painel. Segundo ele, quando meu tio adquiriu esse carro nos anos 90, ele só tinha 10 mil km, tendo feito 3 revisões na concessionária até então. Meu tio sempre o utilizou como 2º carro e o vendeu para meu avô em meados dos anos 2000. Da mesma forma, meu avô pouco o utilizava, a maioria das vezes para comprar algo na cidade ou ir à missa.
Foi feita uma extensa revisão nesse carro em 2010, (ele estava com 136 k à época), onde foi trocada a suspensão inteira, freios, correia dentada e outras peças. Felizmente, as peças antigas ficaram guardadas na casa dos meus avós, e hoje fui lá dar uma olhada, a fim de confirmar o relato do meu pai.
O que observei nas peças trocadas foi:
• Rolamento tensor da correia dentada: Ainda original gm, fabricado no Canadá.
• Amortecedores: Os 4 Monroe, com logo GM e ACDELCO gravados.
• Diversas borrachas da suspensão com código GM
Quanto ao estado atual do carro, observa-se:
• Servofreio GM e cilindro mestre de freio varga, aparentemente original.
• Reservatório de expansão e tampa ( a preta ainda), ambos originais gm
• Presença do adesivo original na tampa de óleo.
• Tudo d’água (aquele que costuma quebrar) original com logo GM
• Diversas mangueiras do radiador GM
• Motor não fuma ou faz barulho, mas tem vazamento severo de óleo.
Finalmente, meu pai afirma que o motor nunca foi aberto ou que a embreagem tenha sido trocadas.
Acho que 138 mil km são razoáveis para a duração dessas peças. Mas se considerarmos que esses 138 k foram feitos em 27 anos, é de se impressionar que o tensor da correia dentada, os amortecedores e as mangueiras tenham resistido por tanto tempo.
O que vocês acham pessoal? Poderia eu ter um Monza com apenas 38k na garagem? Ou meu relato seria mais uma confirmação da robustez mecânica da nossa amada barca? :smt017
Que outras peças poderiam ser verificadas a fim de sanar minha dúvida?
Peço que deixem suas nobres opiniões.
Um grande abraço e desculpem pela bíblia.
Bruno.
Sou novo aqui no fórum, mas já acompanho há anos.
Temos em casa um Monza SL/E 89, cuja história vocês podem conhecer neste tópico:
viewtopic.php?f=2&t=31929
Este carro era do meu avô e está na família há pelo menos uns 20 anos. Ele marca atualmente 38.700 km no hodômetro, que até hoje eu acreditava serem 138.700 km. Isto pois o estado geral do carro indicava isso. Por tristes coincidências, esse Monza sofreu 4 batidas no tempo que esteve com meu avô, o que piorou muito seu visual externo e fez sumir as peças originais de acabamento, como vocês podem ver na foto.
Acreditava, pois tive uma conversa com meu pai sobre o carro, e ele me garantiu que o carro, embora não parecesse, tinha apenas os 38k indicados no painel. Segundo ele, quando meu tio adquiriu esse carro nos anos 90, ele só tinha 10 mil km, tendo feito 3 revisões na concessionária até então. Meu tio sempre o utilizou como 2º carro e o vendeu para meu avô em meados dos anos 2000. Da mesma forma, meu avô pouco o utilizava, a maioria das vezes para comprar algo na cidade ou ir à missa.
Foi feita uma extensa revisão nesse carro em 2010, (ele estava com 136 k à época), onde foi trocada a suspensão inteira, freios, correia dentada e outras peças. Felizmente, as peças antigas ficaram guardadas na casa dos meus avós, e hoje fui lá dar uma olhada, a fim de confirmar o relato do meu pai.
O que observei nas peças trocadas foi:
• Rolamento tensor da correia dentada: Ainda original gm, fabricado no Canadá.
• Amortecedores: Os 4 Monroe, com logo GM e ACDELCO gravados.
• Diversas borrachas da suspensão com código GM
Quanto ao estado atual do carro, observa-se:
• Servofreio GM e cilindro mestre de freio varga, aparentemente original.
• Reservatório de expansão e tampa ( a preta ainda), ambos originais gm
• Presença do adesivo original na tampa de óleo.
• Tudo d’água (aquele que costuma quebrar) original com logo GM
• Diversas mangueiras do radiador GM
• Motor não fuma ou faz barulho, mas tem vazamento severo de óleo.
Finalmente, meu pai afirma que o motor nunca foi aberto ou que a embreagem tenha sido trocadas.
Acho que 138 mil km são razoáveis para a duração dessas peças. Mas se considerarmos que esses 138 k foram feitos em 27 anos, é de se impressionar que o tensor da correia dentada, os amortecedores e as mangueiras tenham resistido por tanto tempo.
O que vocês acham pessoal? Poderia eu ter um Monza com apenas 38k na garagem? Ou meu relato seria mais uma confirmação da robustez mecânica da nossa amada barca? :smt017
Que outras peças poderiam ser verificadas a fim de sanar minha dúvida?
Peço que deixem suas nobres opiniões.
Um grande abraço e desculpem pela bíblia.
Bruno.
- Felipe Lichirgu
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: Paraná-PR
- Ano: 1993
- Injeção: EFi
Re: Dúvida sobre quilometragem. SL/E 89.
Bruno,
boa noite.
Lí o seu tópico e o que tenho a dizer é o seguinte.
Como já é sabido, o hodômetro da maioria dos carros mais antigos da GM (exceto os com painel digital) só marca 5 (cinco) casas decimais, praticamente impossibilitando de se saber a quilometragem real do carro, principalmente quando é adquirido de segunda mão.
Enfim, só tem uma peça que pode atestar se o seu carro, realmente, tem somente 38 mil km: CORREIA DENTADA, já que o manual do proprietário indica o momento da troca com 80 mil km, se não me falha a memória.
Como você disse no tópico que ainda tem as peças que foram trocadas no carro, se tiver a Correia dentada, em sí, veja se ela é original GM e tenta achar se tem alguma referência de data ou ano nela.
Quanto a tampa do radiador, as originais duram muito tempo, principalmente se estiver utilizando o etileno-glicol certinho no sistema.
Agora assim, não quero dizer que é impossível que seu carro tenha somente 38 mil km - conheço um Monza 92, que só virou os 30 mil km há pouco tempo, e um 93 que tem 75 mil km, ambos proprietários são de idade avançada já -, mas é provável que ele esteja na casa dos 138 mil km.
Mas vou lhe dizer, o Monza é o tipo do carro que se você cuidar bem dele, com 100 mil km o carro tá novo ainda (motor, suspensão, carroceria, eletrica, etc..), o meu já tem 230 mil km e é todo original ainda (motor STD, pintura, interior) e vai longe, uso ele todos os dias, só que assim, o carro é meu praticamente a vida inteira dele rsrsrsrs. O GLS 96 do Carlos Freire, daqui do fórum, que também tem o carro desde novo praticamente, deve estar beirando os 300 mil km (pelo que ele relatou em algumas postagens recentes, no ano passado), originais e em perfeito estado de conservação.
Att.,
Felipe Lichirgu.
boa noite.
Lí o seu tópico e o que tenho a dizer é o seguinte.
Como já é sabido, o hodômetro da maioria dos carros mais antigos da GM (exceto os com painel digital) só marca 5 (cinco) casas decimais, praticamente impossibilitando de se saber a quilometragem real do carro, principalmente quando é adquirido de segunda mão.
Enfim, só tem uma peça que pode atestar se o seu carro, realmente, tem somente 38 mil km: CORREIA DENTADA, já que o manual do proprietário indica o momento da troca com 80 mil km, se não me falha a memória.
Como você disse no tópico que ainda tem as peças que foram trocadas no carro, se tiver a Correia dentada, em sí, veja se ela é original GM e tenta achar se tem alguma referência de data ou ano nela.
Quanto a tampa do radiador, as originais duram muito tempo, principalmente se estiver utilizando o etileno-glicol certinho no sistema.
Agora assim, não quero dizer que é impossível que seu carro tenha somente 38 mil km - conheço um Monza 92, que só virou os 30 mil km há pouco tempo, e um 93 que tem 75 mil km, ambos proprietários são de idade avançada já -, mas é provável que ele esteja na casa dos 138 mil km.
Mas vou lhe dizer, o Monza é o tipo do carro que se você cuidar bem dele, com 100 mil km o carro tá novo ainda (motor, suspensão, carroceria, eletrica, etc..), o meu já tem 230 mil km e é todo original ainda (motor STD, pintura, interior) e vai longe, uso ele todos os dias, só que assim, o carro é meu praticamente a vida inteira dele rsrsrsrs. O GLS 96 do Carlos Freire, daqui do fórum, que também tem o carro desde novo praticamente, deve estar beirando os 300 mil km (pelo que ele relatou em algumas postagens recentes, no ano passado), originais e em perfeito estado de conservação.
Att.,
Felipe Lichirgu.
FelipeLichirgu
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
O meu tem 165 mil Km, só foi trocado cabeçote mas a parte debaixo é zera... e mesmo que tenha que fazer qualquer coisa farei, pois eu uso e tiro proveito do carro, o problema é quando não se usa e da problemas... aí sim...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Prezado Felipe,Felipe Lichirgu escreveu:
Felipe Lichirgu.
Com certeza, o carro que é bem cuidado recompensa o dono, independente da km. Sobre o aditivo, pelo menos desde 2010 sei que é usado.
A correia estava lá, mas eu não notei nada nela, pq estava muito suja. Hoje dei uma limpada, e ela revelou singelamente a sua identidade! :smt005
Está meio apagado, é claro, mas pode-se notar um pedaço da escrita AC Delco e do código de referência.

Símbolo da Gates, que provavelmente fabricava a correia para a GM

Aqui, um detalhe com o estado da correia velha e o tensor que foi trocado:

Tensor

Mesmo não tendo encontrado uma data na correia, posso te garantir que se esse carro sofreu uma troca de correia, foi antes dos 10 mil km. Com 10 mil ele foi comprado da 1ª dona pelo meu tio e desde então, conhecemos o histórico dele.
Apesar do carro ter sido pouco usado, meu avô morava na zona rural e provavelmente não cuidou do carro nos seus últimos anos. Se somar isso com as 4 batidas que ele levou (nada grave, mas precisou de repintura) e os funileiros ruins, acho que dá pra entender porque eu nunca tinha cogitado ele ter menos de 138 mil.
Abraço!
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Vr Silva.vrsilva escreveu:O meu tem 165 mil Km, só foi trocado cabeçote mas a parte debaixo é zera... e mesmo que tenha que fazer qualquer coisa farei, pois eu uso e tiro proveito do carro, o problema é quando não se usa e da problemas... aí sim...
Sem demérito algum às Monzeiras mais rodadas! Meu Monza tendo 38 ou 138k, continua com o mesmo monte coisa para fazer! A diferença é que os (agora) 38k dele foram sofridos.
Ademais, o que mais me desperta carinho em um carro são as emoções que eu vivi nele! Se vc não usar, nunca vai ter o que se lembrar sobre o carro. Eu mesmo só não uso porque, apesar de ele ser 99% meu, oficialmente ainda está em inventário judicial. Aí da medo de usar ou investir dinheiro, pois às vezes a família pode ser "imprevisível". Felizmente, ninguém da valor pro carro... kkk.
É ... ver ele acumulando poeira há uns 3 anos debaixo de um cobertor.
É questão de estar com o documento no meu nome, que teremos mais um tópico de restauração aqui no fórum.
Grande abraço.
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
Na torcida pra que tudo de certo... Eu não duvido que ele tenha mesmo os 38 mil Km e deve ter mesmo pelo que está dizendo tudo está levando pra essa hipótese...
Mas é isso que tu falou... O meu eu peguei com menos de 130 mil Km, e ainda assim, considero um carro pouco rodado pois, peguei ele com 17 pra 18 anos de uso... Ou seja, muito pouco rodado, num uso comum de hoje em dia em que as pessoas rodam em média 12 mil Km por ano, era pra ele estar com mais de 200 mil Km, e mais que 130 mil Km ele não tem porque? Porque tem muita coisa original estourando na minha mão, se tivesse com os 230 mil Km possíveis, tais coisas já teriam sido trocadas... E se tiver isso, diria que, "puxa que carro bem usado e muito bem cuidado"...
Ou seja, tanto faz... Importante é usar mesmo..
Mas é isso que tu falou... O meu eu peguei com menos de 130 mil Km, e ainda assim, considero um carro pouco rodado pois, peguei ele com 17 pra 18 anos de uso... Ou seja, muito pouco rodado, num uso comum de hoje em dia em que as pessoas rodam em média 12 mil Km por ano, era pra ele estar com mais de 200 mil Km, e mais que 130 mil Km ele não tem porque? Porque tem muita coisa original estourando na minha mão, se tivesse com os 230 mil Km possíveis, tais coisas já teriam sido trocadas... E se tiver isso, diria que, "puxa que carro bem usado e muito bem cuidado"...
Ou seja, tanto faz... Importante é usar mesmo..
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
- Felipe Lichirgu
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: Paraná-PR
- Ano: 1993
- Injeção: EFi
Bruno!bruno_bertha2008 escreveu:Prezado Felipe,Felipe Lichirgu escreveu:
Felipe Lichirgu.
Com certeza, o carro que é bem cuidado recompensa o dono, independente da km. Sobre o aditivo, pelo menos desde 2010 sei que é usado.
A correia estava lá, mas eu não notei nada nela, pq estava muito suja. Hoje dei uma limpada, e ela revelou singelamente a sua identidade! :smt005
Está meio apagado, é claro, mas pode-se notar um pedaço da escrita AC Delco e do código de referência.
Símbolo da Gates, que provavelmente fabricava a correia para a GM
Aqui, um detalhe com o estado da correia velha e o tensor que foi trocado:
Tensor
Mesmo não tendo encontrado uma data na correia, posso te garantir que se esse carro sofreu uma troca de correia, foi antes dos 10 mil km. Com 10 mil ele foi comprado da 1ª dona pelo meu tio e desde então, conhecemos o histórico dele.
Apesar do carro ter sido pouco usado, meu avô morava na zona rural e provavelmente não cuidou do carro nos seus últimos anos. Se somar isso com as 4 batidas que ele levou (nada grave, mas precisou de repintura) e os funileiros ruins, acho que dá pra entender porque eu nunca tinha cogitado ele ter menos de 138 mil.
Abraço!
Observando aqui a correia dentada que estava no seu carro, posso lhe dizer que ela é BEM antiga! rsrsrsrs Principalmente, pelo grafismo da 'logo' da AC Delco, que é bem simplória, condizente com a impressão da época.
Mas enfim, arrume o que tem pra arrumar nele e curta o carro.
Att.,
Felipe Lichirgu.
FelipeLichirgu
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Felipe e VrSilva.
Grato pelo feedback de vocês.
No mais, impressiona essa correia ter ficado inteira durante esse tempo todo, preservando inclusive a grafia! Saudades da GM gravata azul!
Ao moderador, acho que pode trancar o tópico.
Att.
Bruno.
Grato pelo feedback de vocês.
No mais, impressiona essa correia ter ficado inteira durante esse tempo todo, preservando inclusive a grafia! Saudades da GM gravata azul!
Ao moderador, acho que pode trancar o tópico.
Att.
Bruno.