Bom dia amigos
Olhem o que aconteceu com essa mangueira (ver foto)
gostaria de saber o nome dela pra que serve e se tem conserto ou so outra!!
obrigado
esses tipo de coneçao antiga nao se usa mais na engenharia automotiva atual, justamente por isso. oque te aconteceu foi um descolamento da prensa. isso pode causar ate incendio se cair perto do alternador como os cara fizeram ali na fabrica. nao vale apena arrumar isso por varios motivos.
1° vao te cobrar caro uma nova prensagem em loja de hidraulica. tu vai precisar desmontar tudo. é caro e talvez a empresa nao se responsabiliza por crimpagem em material usado!
2° vai estar na mesma, o problema pode voltar
3° se notar a mangueira fica roçando ali e isso nao é bom
a melhor forma é trocar toda a linha por mangueiras especiais(não paralela pra injeção) sao mangueiras meio que caras, mas essas sao especiais. e colocar 2 espigões na TBI, assim nao tem emenda como fizeram ae na fabrica, e nao corre risco de vazamento ou descolamento de terminal.
Mais uma pergunta!!
qual a metragem que devo comprar para trocar todo o sistema??
qual o diâmetro da mangueira e qual marca devo comprar??
mais uma vez muito obrigado!
O meu eu troquei a mangueira de alimentação que vai no TBI pois a original estava toda ressecada e dando MUITO vazamento, tive que cortar a mangueira rígida pra poder ir nas lojas "especializadas" em mangueiras pra pedir que fizessem uma igual, acontece que nenhuma loja quis, pois não queriam se responsabilizar. Sem alternativas quase eu e meu pai fomos numa loja especializada em mangueiras e eles tinham uma mangueira própria pra combustível da Goodyear e que aguenta uma pressão superior a de trabalho do Monza, ele tirou a crimpagem da mangueira original e colocamos com braçadeiras pois ele não tinha os componentes pra fazer a crimpagem na loja, e também garantiu que mesmo que tivesse não teria a mesma resistência daquele original do Monza.
E a braçadeira fica tão firme quanto.
Nessa parte da mangueira rígida, ela é prensada com uma anilha cônica, em casa de hidráulica é só levar a anilha velha que eles dão uma nova, custa baratinho... E é só recolocar e boa... Não tem necessidade de trocar nada.. A anilha prensa esse cabo no momento que rosquear a porca no terminal da mangueira flexível. Super de boa isso... Esse sistema é usado em alimentação de gases para fornos de tratamento térmico, e aguentam pressões muito mais elevada que a do Monza.
O maior problema aí é encontrar uma mangueira que aguente o combustível...
Entendo a colocação do Rafaelo, e ele tem razão no que diz respeito, mas se não tem dinheiro pra investir numa atualização agora, faça o que te falei que vai servir perfeitamente, essa conexão por pressão é muito comum... Aí quando puder e tiver real interesse de colocar algo mais moderno como o Rafaelo falou, tu faz...
Romulo, antes de mais nada procure uma casa que é especializada em mangueiras hidraulicas e fluidos combustivel da tua regiao, se possivel corte um pedaço da mangueira velha e leve a te eles e explique o caso, certamente nao vao crimpar coisa usada(a nao ser uma empresa obscura), mas explique que queres trocar todo o sistema por abraçadeiras e eles vao entender.
e peça pra eles que tu quer por alcool, entao eles vao ver no catalago qual a mangueira especial pra isso. e informe a pressao de trabalho 2 BAR, certamente eles nao vao ter pra apenas 2 BAR ate pq nao existe, entao eles vao te passar uma com min 10 BAR ou maior, que é o padrao da categoria da mangueira.
ja a bitola é conforme a que voce tem no carro, tem que medir o diametro interno e externo da mangueira e ver qual mangueira é apropriada, e tem que comprar um espigao com rosca isso acha em ferragens, porem a rosca tem que ser a mesma da TBI. é so trocar, bem simples, lembro que eu ja fiz isso quando tinha o antigo 1.6 adaptado com injeção EFI. vale lembrar que isso é bem mais caro a troca do sistema completo, seria a melhor opçao pra nunca mais se incomodar. se tiver condiçoes ok, senao faça o que o Vinicios disse, so troque uma parte da mangueira e reutilize o terminal com uma nova crimpagem.
cada linha vai 4 metros. 8 metros faz todo o sistema. e se quer algo mais profissional, é utilizar os mesmo terminais na TBI, porem mandar crimpar eles com a mangueira nova, evitando o uso de espigoes... porem o custo vai subindo cada vez mais. é aquilo! qualidade tem preço. ao meu ver seria o melhor. tirando aquela emenda original na zona de perigo, e certamente um pouco inutil. ja a TBI tambem tem rsrsrs
a ideia do Vinicius é interessante e barata certo ponto, eu particularmente prefiro ter o menos conexao possivel como é o padrao hoje dos carros, que alias nem retorno(linha) tem mais . tudo pra evitar vazamento e incêndios. o retorno hoje é dentro do tanque junto com o regulador de pressao. so tem uma linha... oque nao vem o caso, é so pra explicar que o pessoal tenta evitar vazamentos involuntários.
existem essas 2 saidas profissionais, qualquer outra é adaptaçao,enjambre, etc nao faça emendas com mangueira velhas, ou tente reaproveitar a mangueira, essa ja esta mascada e velha(tem vida util esses materiais de alta exposiçao como combustivel)
teria uma outra, eu ja digo que nao recomendo isso! nao quero me responsabilizar. é corta o terminal, re aproveitar a mangueira, e usar um espigao emenda, e por abraçadeira comum. essas adaptações nao sou adepto. mas é uma alternativa de baixo custo e de risco alto, pq pode vazar e cair no alternador,motor etc.
Estou tendo o mesmo problema no meu carro, um EFI 2.0 gasolina.
Pelo que entendi Rafaelo, a melhor forma seria colocar a mangueira direta sem nenhuma emenda, colocando os espigões direto na TBI ??