Nossa, cara... que história interessante! Imagino o VALOR que esse carro pra vc. Não financeiro, lógico!
Eu teria um 1992 Barcelona 2.0 alcool que meu avô teve. Mas em 2001 ele teve um destino que não sei qual, e não peguei/não me lembro da placa dele pra caça-lo. Senao, eu o resgataria por questões de história!

Eu conheci o Monza MPFI e me apaixonei por ele por um acaso daí do RJ! Era um exemplar de 2o. dono, retirado do 1o. dono diretamente com faturamento de fábrica, tanto que a placa era de São Caetano do Sul, que tinha em torno de seus 52.000km e era irmão gêmeo do meu! A filha do dono tava vendendo ele por um preço acessível, mas um colecionador ai do RJ mesmo o comprou, deu um "banho de botique" e o revendeu por 20.000 reais para outro colecionador de Passos-MG. Foi ai que minha paixão/desepero/sonhos de ter um parecido surgiu! E após ler bastante sobre essa ECU, me apaixonei mais ainda! Ela é toda "no braço", não tem interface de conexão com computador/scanner por conta disso.
E graças à Deus consegui encontrar esse exemplar, que obviamente não é de coleção - e nem tenho nenuhuma vontade que seja! Mas resgatei esse do Sul do Brasil, em Arroio dos Ratos/RS e o trouxe pra Minas Gerais. Então agora é questão de voltar pro Brasil e aproveitaaaaaaar muuuuuuuuuuuito ele!
Essa injeção é, diríamos, interessante. É artesanal e brinco que é um carburador de 4 bicos. Isso pq a GM reaproveitou o sistema de injeção da Bosch chamada LE-Jetronic analógica colocada no Monza Classic SE 500 EF em 1990, em seguida no Classic SE "tubarão" em 1991 e depois no Kadett GSi em 1992, no qual recebeu junto à linha Monza modelo 1992 um módulo de ignição digital, conhecida como EZ-K.
Por bem ou por mal, essa injeção é a que mais pode trazer potência para esse motor nessa época. Eram 121cv e 17,7Kgmf, números bem interessantes para o porte do carro. Só que em 1993 a GM trouxe a Motronic 152 para o Vectra-A com um sistema muuuuuuuuito mais moderno e aprimorado, porém já com um toque de restrição da potência para adequar ao que o Contran já estava reduzindo os níveis de CO pros modelos mais novos.
Então infelizmente a Motronic não consegue extrair tanta potência como a LE-Jetronic, por capar a potência em prol de ser mais "limpa"...
Eu tb tô mto curioso pra comparar, apesar de que há muuuuuuuuitas variáveis que fazem o EFI ser tão boa e tão proveitosa que a MPFI, na minha opinião. Não tem uma melhor que a outra, tem uma mais adequada para um propósito que a outra, correto! Eu tive um Monza Class 1993 que era EFI, mas ja tem tanto tempo que eu não me lembro do comportamento dele pra comparar com o MPFI.
Foi mal ai o OFF Topic!

Grande abraço....... e não se esqueça das fotos!!!
Robson Lott