Herança de Familia

Você é novo na comunidade? Seja bem-vindo e apresente-se... :-)
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Herança de Familia

Mensagem não lida por Robson Lott »

Opa!

Nossa, cara... que história interessante! Imagino o VALOR que esse carro pra vc. Não financeiro, lógico!
Eu teria um 1992 Barcelona 2.0 alcool que meu avô teve. Mas em 2001 ele teve um destino que não sei qual, e não peguei/não me lembro da placa dele pra caça-lo. Senao, eu o resgataria por questões de história! ;-)

Eu conheci o Monza MPFI e me apaixonei por ele por um acaso daí do RJ! Era um exemplar de 2o. dono, retirado do 1o. dono diretamente com faturamento de fábrica, tanto que a placa era de São Caetano do Sul, que tinha em torno de seus 52.000km e era irmão gêmeo do meu! A filha do dono tava vendendo ele por um preço acessível, mas um colecionador ai do RJ mesmo o comprou, deu um "banho de botique" e o revendeu por 20.000 reais para outro colecionador de Passos-MG. Foi ai que minha paixão/desepero/sonhos de ter um parecido surgiu! E após ler bastante sobre essa ECU, me apaixonei mais ainda! Ela é toda "no braço", não tem interface de conexão com computador/scanner por conta disso.

E graças à Deus consegui encontrar esse exemplar, que obviamente não é de coleção - e nem tenho nenuhuma vontade que seja! Mas resgatei esse do Sul do Brasil, em Arroio dos Ratos/RS e o trouxe pra Minas Gerais. Então agora é questão de voltar pro Brasil e aproveitaaaaaaar muuuuuuuuuuuito ele!

Essa injeção é, diríamos, interessante. É artesanal e brinco que é um carburador de 4 bicos. Isso pq a GM reaproveitou o sistema de injeção da Bosch chamada LE-Jetronic analógica colocada no Monza Classic SE 500 EF em 1990, em seguida no Classic SE "tubarão" em 1991 e depois no Kadett GSi em 1992, no qual recebeu junto à linha Monza modelo 1992 um módulo de ignição digital, conhecida como EZ-K.

Por bem ou por mal, essa injeção é a que mais pode trazer potência para esse motor nessa época. Eram 121cv e 17,7Kgmf, números bem interessantes para o porte do carro. Só que em 1993 a GM trouxe a Motronic 152 para o Vectra-A com um sistema muuuuuuuuito mais moderno e aprimorado, porém já com um toque de restrição da potência para adequar ao que o Contran já estava reduzindo os níveis de CO pros modelos mais novos.

Então infelizmente a Motronic não consegue extrair tanta potência como a LE-Jetronic, por capar a potência em prol de ser mais "limpa"...

Eu tb tô mto curioso pra comparar, apesar de que há muuuuuuuuitas variáveis que fazem o EFI ser tão boa e tão proveitosa que a MPFI, na minha opinião. Não tem uma melhor que a outra, tem uma mais adequada para um propósito que a outra, correto! Eu tive um Monza Class 1993 que era EFI, mas ja tem tanto tempo que eu não me lembro do comportamento dele pra comparar com o MPFI.

Foi mal ai o OFF Topic! ;-)

Grande abraço....... e não se esqueça das fotos!!!

Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
edinulio
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por edinulio »

Seja bem vindo Rodrigo! Sei como é ter um Monzao há tanto tempo. O meu faz parte da minha há 19 anos. Meu amado Pai que se foi em 2013, tempos atrás me presenteou com ele ainda em vida, cuido dele como se fosse um membro da família.

Abraço :smt023
SL/E 1990 Vinho,Rodas Diamantadas,Sonzão,Faróis de Neblina,Lâmpadas Super Brancas,Interior em couro.FOTOS ATUALIZADAS EM 2015 viewtopic.php?f=33&t=6984&p=392521#p392521

VÍDEO viewtopic.php?f=34&t=32434&p=392054#p392054
Rodrigo e Carla
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Rodrigo e Carla »

Obrigado pela explixação Robson muito boa Tenho vontade de andar em um MPFI para ver seu comportamento se é parececido essas coisas tenho um vectra tambem um otimo carro logico meu amor pelo monza nem se compara com o vectra me disfaço facil do vectra a qualquer momento agora do monza jamais e digo o comportamento do vectra e do monza são bem parecido a puxada do motor o deslizar ao andar não sei se por conta do mesmo motor 2.0 familia 2 da gm pode ser
Rodrigo e Carla
Membro GL (Ní­vel 2)

Obrigado Edinulio pelas boas vindas sua historia é bem parecida com a minha belo exemplar o seu 1990 tenho vontade de adquirir um futuramente desse modelo pois acho as linhas de monza tambem bem classicas e bonitas meu tinha teve um modelo 1989 classic que era vinho não me lembro bem o nome da cor que vinha com o interior vinho achava lindo aquilo nunca mais vi um parecido
Robson Lott

Rodrigo,

Não me leve a mal, é apenas uma sugestão: Tente pontuar as frases, cara... as vezes fica difícil de entender o q q vc tá querendo dizer por falta de pontos e vírgulas! eheheheh!!!

Claro que é como comentei: tb tô mto curioso pra comparar, apesar de que há muuuuuuuuitas variáveis que fazem o EFI ser tão boa e tão proveitosa que a MPFI, na minha opinião. Não tem uma melhor que a outra, tem uma mais adequada para um propósito que a outra, sabe... então, acho que a dirigibilidade deva ser parecida. Mas eu adoro a ECU (pelo pouquiiiiiiissimo que conheço e pouquiiiiiiiissima experiência, espero não estar enganado!) analógica de 4 bicos q tem no meu Monza. Acho ela interessantíssima e espero futucar nela até!!! :-D

Só mesmo colocando um do lado do outro pra "tirar a prova"! Mas aí tem que ter braço! :-)

O Vectra é o >1996, correto? Qual é o modelo? É 2.0 8v de motor? Creio que o Vectra tenha mais dinâmica, mas em termos de desempenho, como ambos tem-se "põe aqui e tira dalí", acho que vão ter o mesmo comportamento comparativo!

Agora, conta mais sobre esse Classic SE 1989 com interior Vinho Chateau! Esse acho que nenhum participante ativo do forum tem ou teve! ;-)

Abraços! E MANDE FOTOS!!!

Imagem
Rodrigo e Carla
Membro GL (Ní­vel 2)

Rsrsrsrs. Desculpa pela falta de pontuação, sou militar então dizem por ai que somos meio burros sabe rsrsrsrsrsrs.
O vectra que eu falei é o modelo 2.0 8v do ano de 2010 mesmo com 140 cavalos o comportamento dele é muito parecido com o do monza.
Agora o monza que eu te falei com o interior vermelho foi do meu tio nunca mais vi um exemplar igual a não ser em pesquisas do google e ja achei um vendendo na internet por 25.000 tirando isso nunca mais vi um de perto
Robson Lott

Imagina, Rodrigo!!! :-) Foi só uma observação, mas tem nada a ver com ser militar não, poxa! ;-)

Cara, esse motor é o que recebeu mais aprimoramento pra que chegue nesses 140cv!! Esse sim eu sou curioso pra conhecer. Porém esse Vectra é A/T? Uma pena (ou uma boa felicidade!) de vc ter tido a percepção de que o comportamento dele com o Monza são equiparados... Isso dá um gostinho bom de andar no velho GM, hein?!

Ah, sim... Eu vi esse vinho chateau anunciado... um carro muito interessante!

Abraços,
Robson

Imagem
Rodrigo e Carla
Membro GL (Ní­vel 2)

Fala amigo Robson como vai espero que bem.
O vectra não é automatico não é o 2.0 elegance cambio manual mesmo o carro é uma maravilha muito gostoso de dirigir tambem sua 5° marcha é tão longa quanto a do nosso bom e velho monza talvez ate mais pois ja coloquei 160 nele com o rpm em apenas 4.000 giros . Enfim concerteza nesse motor a gm se superou conseguir tirar bons 140 cv do nosso bom e velho conhecido 2.0 familia 2 foi incrivel pena que a tecnologia que temos hoje em dia não era tanta na epoca do nosso monzão mas mesmo assim nosso monza é uma maquina incrivel. Tem muitos amigos meus que se impressionam com o desempenho do monza e dizem nossa esse carro anda muito e essas coisas pois as pessoas tem mania de o comparar com carro de velho carro do vovô e sim ele pode ate ser carro de velho mas desemprenho do monza não se discuti so quem tem sabe oque é pisar no pedal da direita e sentir o corpo colando no banco enfim é isso.
E em relação ao vectra não sei se vc ja andou mas se vc andar ira perceber pelo menos eu sou muito observador ate os trancos que são dando no calço do motor são indenticos rsrsrssrsr
Responder