Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Evandro Monza SR
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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Bom...devagar e sempre...esse é o lema...kkkk

Semana passada, dei uma outra aspirada geral por dentro, e pincelada geral em tudo quanto é fresta do assoalho, portas, porta-malas e caixas de ar.

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Feltrão que vai atras do encosto do banco traseiro colado
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Lubrificação geral dos componentes internos das portas: canaletas, máquinas de vidro, fechaduras, limitadores de porta, dobradiças.
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Dá pra ver que tava faltando graxa...
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E agora...hora de passar o anti rust por dentro de portas e em qualquer outro canto que eu alcance...
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E depois, para mudar um pouco de atividade, fui colar os carpetes do porta-malas, que já estavam todos devidamente lavados e só esperando a hora de voltarem para o seu devido lugar.
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Feltro limpinho...depois, coloquei o carpete. O porta-malas já está pronto. Aconchegante! kkkkk
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Aproveitei e fui comprar carpete para fazer os tapetinhos internos.
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Esse carpete é muito parecido com o original! Felpudo
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Aproveitei e comprei um pouco de feltro
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Para reforçar esse feltro original, que tá meio desgastado
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E por fim...aquela espuma betumada que vai entre o assoalho e a parede corta-fogo, eu dei uma recuperada para ela não terminar de esfarelar, com tinta emborrachada
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Por fim, onde eu quebrei a manta asfáltica para trocar os tampões de borracha, eu coloquei tiras de manta asfaltica e depois cobri com tinta emborrachada.
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E... por fim, uns ultimos passa-fio para vedar tudo...espero sinceramente não ter água entrando no carro, já que perdi muito tempo procurando todos os possíveis pontos de entrada de água.
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E...nesse domingo, comecei a montar outros detalhes...

E, leigo como sou, levei a tarde inteira só com o porta-luvas e o CB...mas explico porque...hehehehe

Bom...primeiro vamos ao porta-luvas. Por que eu demorei tanto?

Eu fiquei analisando o porta-luvas em busca de marcas de atrito com outras partes do carro. Para que? Para aplicar fitas de espuma, feltro ou qquer outra coisa para eliminar ruídos.

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A espuma na parte de cima é original. Os feltros, eu os coloquei pq havia marcas dos chicotes roçando sobre o porta luvas
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Observem aqui que também coloquei essa fita de espuma mais densa em chicotes, terminais, etc, onde pudesse houver batida ou contato entre componentes. Coloquei em inúmeros outros lugares, mas se tirar foto de tudo vcs vão dormir em frente do monitor...

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Aqui uma novidade. Achei essa espuma (não é uma fita) com adesivo. É o mesmo padrão original aplicado em algumas partes do carro, como no porta-luvas. Ela é boa pois é muito fina, ideal para ser aplicada em peças de acabamento do painel, pois não dá volume e isola as partes.

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Aqui, apliquei numa parte onde havia marcas de contato entre o painel e o porta-luvas.
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Aproveitei e dei uma geral de limpeza e tratamento no painel, após colocar no lugar o porta-luvas
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E também em maçanetas internas. Ficaram novinhas
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Por fim, decidi colocar no lugar o CB...mas antes, fazer uma coisa que o Leocastro me disse: melhorar os contatos dos botões. Quem tem CB sabe a merdda que é esses contatos.

Bom, passei limpa contato aí...
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E colei papel aluminizado nos botões, para melhorar o contato.
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Daí, fui procurar o chicote, e não achava...

E...lembrei que para colocar o CB, vc tem que tirar o porta luvas, que eu já tinha montado! kkkkk :smt011

Bom, aproveitei para prender fios que estavam soltos. O sistema de conexão dos fios no terminal é interessante, pois não usa solda. É apenas por pressão. Isso devia aumentar a produtividade da empresa que produziu, mas acho que, sinceramente, é um sistema ruim.
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Aproveitei para dar uma lubrificada com silicone na gaveta do rádio...e por aí vamos fazendo uma coisa atrás da outra. Pequenas, mas que demoram.

E finalmente, o CB para compor a linda iluminação noturna verde desse painel
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Depois, andei no carro em ruas irregulares, e zero ruídos vindo do painel.

Agora tenho que caçar algum chicote mal preso dentro das portas que está fazendo ruído, mas aí é outra história...


É isso galera...espero fazer mais alguma coisa essa semana.

Abs!!!!


.
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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por Leocastro »

Evandro! Show que seguiu minha dica ai nos botões do CB, notou que é só encostar o dedo agora que ele já alterna as funções?!
Tá ficando top esse Barão! Quero dar uma volta nele, e, no próximo encontro, não venha saindo de fininho ein! kkkkk.
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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Leocastro escreveu:Evandro! Show que seguiu minha dica ai nos botões do CB, notou que é só encostar o dedo agora que ele já alterna as funções?!
Tá ficando top esse Barão! Quero dar uma volta nele, e, no próximo encontro, não venha saindo de fininho ein! kkkkk.

Leandro, ficou outra coisa. Zerado. Encostou o dedo já muda a função. Hora e temp externa estão ok, mas não testei outras funções ainda.
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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por Carlos A »

PARABENS EVANDRO O SERVIÇO QUE VC ESTA FAZENDO NOTA 10 , ELIMINAR OS RUIDOS DO CARRO E´UMA COISA PARA O DONO FAZER NENHUMA OFICINA IRIA FAZER COM TANTA DEDICAÇAO GOSTO DE ACOMPANHAR SEU TOPICO APRENDO BASTANTE , SEU 500EF IRA SER BEM SILENCIOSO E AGRADAVEL DE DIRIGIR DEPOIS DE PRONTO FAZ UM COMPARATIVO COM A MERCEDES O BARAO ESTA FICANDO FILE ABRAÇOS :D
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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Carlos A escreveu:PARABENS EVANDRO O SERVIÇO QUE VC ESTA FAZENDO NOTA 10 , ELIMINAR OS RUIDOS DO CARRO E´UMA COISA PARA O DONO FAZER NENHUMA OFICINA IRIA FAZER COM TANTA DEDICAÇAO GOSTO DE ACOMPANHAR SEU TOPICO APRENDO BASTANTE , SEU 500EF IRA SER BEM SILENCIOSO E AGRADAVEL DE DIRIGIR DEPOIS DE PRONTO FAZ UM COMPARATIVO COM A MERCEDES O BARAO ESTA FICANDO FILE ABRAÇOS :D
Valeu Carlos!!!!

Eu tenho uma certa obsessão por silêncio dentro do carro...kkkkkk...acho que isso é para compensar os anos de Fusca ! kkkkkk

Sem dúvidas, a montagem final tem que ser feita pelo dono, ou por alguem que entenda o que o dono quer. Eu estou tentando melhorar o que eu fiz no Hugo, que também montei por dentro e tomei bastante cuidado. Isso porque realmente quero me sentir em 1990, dentro de um 500EF novo. Esse sempre é o meu objetivo, tentar sentir o prazer de dirigir agora os carros que quis dirigir naquela época mas nem em sonho eu teria condições. Vamos ver como fica!
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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Bom galera... depois de uma semana inteira procurando insanamente uma arruela trava para o Monza em CCS e lojas especializadas em ferragens, eu fui achar a tal de arruela trava no desmanche de um amigo.

Embora eu ache que não seja necessária, já que o volante gruda no eixo depois de apertar a porca, eu achei melhor tê-la lá no seu devido lugar. Vai que...

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Daí eu continuei os trabalhos nas portas.

Os chicotes são presos nessas linguetas da estrutura da porta. Mas elas não são em quantidade suficiente, pois pode-se observar que é possível que conectores e cabos batam na lata ou mesmo no vidro ao se dirigir em pisos irregulares.
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Então, decidi ver os possíveis pontos onde cabos e conexões possam causar ruído. E os envolvi com fita de espuma para eliminar atritos entre eles e os prendi com enforca gato na estrutura.

Me surge a dúvida de que seria possivel essas espumas reterem umidade por um período logo após uma chuva e causar corrosão. Mas fazendo o balanço entre os dias de chuvas que vou pegar com o carro, que serão poucos, e o prazer com um silêncio total, eu escolhi a segunda alternativa.

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Depois de fazer esses ajustes, eu apertei todos os parafusos de todos os mecanismos, e, surpreso, havia parafusos meio soltos.

E depois de tudo isso, hora de fechar as portas com o plástico.

Usei uma fita dupla face, que é o que usavam na montadora, pelo que vi dos restos de fita nas portas.

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E coloquei os papelões traseiros...

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Daí cortei um plástico para a porta do motorista, usando o plástico da porta do passageiro. Amanhã fecho as portas dianteiras...
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Só não terminei hoje pq depois de colocar os papelões nas portas traseiras, eu pus uma cadeira no quintal e fiquei olhando para o Monza com as portas abertas.

E depois, eu fechei as portas e fiquei sentado dentro dele, olhando para as portas traseiras montadas.

Sim...é coisa de louco mesmo...hehehehehe

Até os próximos ups.

Abs a todos



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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por Leocastro »

Já fiz isso de sentar na garagem e ficar olhando pra ele! Sem contar que quando o comprei, passei a madrugada mexendo nele!
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eduardo_saura
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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por eduardo_saura »

hahaha é muito gostoso ficar parado olhando nossa criação, e melhor ainda se for tomando uma rsrs

Belo trabalho Evandro!
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