Hoje é minha vez de contribuir com este fórum que é muito rico em informações dos nossos queridos carros.
Vou contribuir com minha experiência que obtive desmontando a bomba da direção hidráulica do meu Monza, ocorreu o seguinte, no semestre passado mandei arrumar vazamentos do sistema de direção hidráulica do meu Monza e eles repararam somente a caixa de direção dizendo que, não vale a pena mexer na bomba, que não fica bom, que o correto é comprar uma nova, e até se sujeitaram a ir atrás de uma pra mim.
Porém eu já havia gasto mais de R$600,00 na revisão da caixa de direção e não queria gastar mais nada naquele mês com o carro.
Ocorria que, a bomba funciona perfeitamente, porém apresentava vazamentos. E na internet é muito pouca informação que tem à respeito de bombas hidráulicas automotivas, porém tem um vídeo no canal da DHB que mostra a desmontagem de uma bomba de um Agile, e a do Monza, é muito semelhante com suas características próprias...
Sem mais, vamos ao tutorial de desmontagem...
Antes de tudo, compre o kit de reparos, eu comprei desta loja no link à seguir:
http://www.dinamardistribuidora.com.br/ ... 191254.htm
- Retirar o reservatório que fica acoplado através de duas presilhas nas laterais, é muito simples, eu não tirei fotos mas é só usar uma chave de fenda pra puxar a trava e com um martelo bater para que a trava saia do local.
Bomba já sem o reservatório, esse soquete irei usar para prensar na morsa de modo que a pressão alivie para retirada do anel de retenção da tampa.

- Neste orifício fica um dos anéis pequenos que faz a vedação entre a carcaça da bomba com o reservatório.

- O outro anel de vedação pequeno fica no regulador de pressão, a troca é realizada retirando essa conexão sextavada, prender bem a bomba na morsa e retirar essa conexão, retirar vagarosamente pois abaixo tem uma outra peça e uma mola, só por precaução pra não perder nada... Só trocar esse anel e pode remontar caso haja a necessidade de limpeza faça-a.

Vamos a desmontagem da bomba em si agora.
Veja que eu prendi a bomba na morsa desta maneira.

Porém eu fiz de maneira errada, pois eu fechei a morsa no soquete fazendo força na tampa, até aí tudo bem, mas o outro lado eu fechei a morsa no eixo, e o eixo faz força contra a tampa, o correto é colocar alguma peça nos lados da bomba para a morsa pegar na carcaça e não no eixo, na montagem eu fiz da maneira correta pois não era possível montar fazendo força no eixo, e foi bem mais tranquilo, se tiverem um parafuso comprido o suficiente que de rosca na carcaça da bomba pode usar também, a força aplicada na morsa é pequena.
Dado uma pequena pressão na morsa já é possível retirar o anel de retenção da tampa.

Vire a bomba para facilitar a retirada completa.

Retire a tampa virando a bomba para baixo, mas cuidado para não cair peças internas da bomba, se ver que a tampa já saiu o suficiente que seja possível puxar ela volte a bomba numa posição deitada para não correr o risco de cair as aletas do rotor interno.

Pode ocorrer como ocorreu comigo de a mola de compressão e essa parte traseira vir junto na tampa, pois são encaixados na tampa.
Na parte interna da tampa vai um anel de vedação, é o mais fino.
Retirar o anel de pressão e o fundo de apoio, caso tenha dificuldades um arame dobrado na ponta pode ajudar a retirada.

Note que as cavidades das peças são simétricas e há dois pinos guias, se você girar as peças elas encaixarão da mesma maneira, só não pode montar a peça virada de face contrária. Nesta peça que há entorno do rotor central, tem duas cavidades simétricas e há também uma cavinha rasa, ela deve ficar do lado da tampa, pois o outro lado não há essa marca, esse é o único cuidado que deve ser tomado na montagem.
Retirar o anel trava do eixo para a remoção do mesmo.

Veja nesta foto que o último anel de vedação vai no corpo da bomba, deixe para trocar no final se preferir.
Anel retirado


Retirar a carcaça fixa do rotor, o rotor do eixo e também as 10 aletas do rotor e também os dois pinos guia.

Agora é só puxar o eixo fora.

Aproveite e faça uma limpeza das peças.

E também da carcaça, se não trocou o anel de vedação maior anteriormente troque-o agora.

No kit vem um retentor do eixo, eu não tirei fotos, mas é simples, use uma chave de fenda bem grosa para a retirada do retentor antigo, e para a colocação do novo, colocar com auxilio de uma peça de apoio reto junto com a morsa como se faz com rolamentos, assim o retentor novo entra alinhado e sem danos do que se for colocar na pancada e também colocar óleo para facilitar a colocação.
Trocado todos os reparos é só fazer o processo inverso de remontagem... Muito simples...
Se sua bomba está ruim sem força, neste mesmo site vende o kit de troca dos componentes internos.
Viram como é simples?
As lojas ditas especializadas onde tem "profiças" na área cobram muito caro para realizar esse procedimento que não gasta nem uma hora pra fazer... E eles só querem empurrar as "remanufaturadas" deles porque eles ganham muito dinheiro nessa troca...
Ahh!! Ia me esquecendo, já ouvi falar em algum lugar dizendo que no fundo do reservatório há uma grade para filtrar o óleo... isso é mito, não tem nada... Tem sim uma grade de filtragem no regulador de pressão... Mas que no meu caso estava bem limpo.
Há também quem prefira dar um banho de tinta na bomba, eu não fiz na minha, mas estou pensando em fazer. Aí fica novinha com boa aparência.
No meu caso o óleo da DH estava caindo no suporte e escorrendo no alternador e nas aletas dele, e nisso jogava óleo pra todo lado, tinha muito óleo com terra na longarina e estruturas ali do cofre, isso não é legal pois junta umidade e consequentemente começa a enferrujar o carro em pontos críticos.
Espero que tenham gostado e que aproveitem...