Qual é nome desse Parafuso

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Qual é nome desse Parafuso

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

jorgeAP escreveu:Vou ter que discordar de você Carlos, parafusos com cabeça TORX tem 6 pontas tipo estrela,tanto macho quanto femea, no caso da 1° imagem mostrada o parafuso dele é estria mesmo, pois tem mais de 6 pontas, a medida do soquete que deve estar errada mesmo. Possivelmente é em polegadas!
Está correto, não prestei a atenção.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Rafaelo escreveu:tanto faz a cabeça dele, o que interessa ae é a dureza e a rosca. no monza é apenas M6 8.8? pode ser usado 10.9 nessa aplicaçao tb. posteriormente nos familia 2 FPG ficou M8 10.9 como mostro a imagem abaixo.
estranho ser apenas M6 pra suportar alternador, DH,AC. lembro que no meu motorzinho 1.6 so com super alternador 35A era 4X6mm

no meu é M8(8mm metrico) vide.
Imagem

possivelmente esses parafuso sao polegadas por isso rodou em falso, e isso me parece ter saido da capa da biela movel rsrsrsrs
Rafaelo, é isso mesmo cara, aí tem 4 parafusos M6... também achei eles bem pequenos, ou sub-dimensionados para segurar a polia no lugar... Mesmo ela tendo a chaveta, quem segura a polia no lugar é os parafusos... Eu me espantei quando vi que eram M6... Jurava que eram M8 como no seu caso... Como o meu GLS não tem A/C vou manter os M6 mesmo... mas se tivesse eu trocaria eles...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

nossa que erro de projeto esse... 4 x M6 é muito pouco pro o conjunto. bom, tanto é que a resposta ta ae nos familia 2 FPG, "agora" é M8 10.9 e o mais incrivel que é a mesma engrenagem do monza 96, e a polia tambem é quase a mesma. talvez esse modelo seja M8, mas o antigo M6 foi mal calculado mesmo. no meu antigo caso 1.6 ate poderia ser, so um "alternador" de 35A nao gera torque, mas os monza mais novos com tudo conectado a ela M6 os cara vacilaram.

a chaveta nao segura o torque mesmo, ela so está ali devido a engrenagem pq so tem um parafuso ae pode girar em falso. se notar na minha polia ja nao tem rasgo pra chaveta por se inutil, os 4 parafusos já fazem o serviço de segurar mesmo estando soltos alguns, no meu coloquei porca travante, assim os parafusos nao escapam e a manutençao é mais facil do que trava quimica. ja que nao precisa aquecer o local.

ate onde sei todos familia 2 desde 2002 é M8, se tem antes nao sei.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Carlos A. Freire
MODERADOR

Esses parafusos em alguns casos tem cabeça alen 6mm e outros 13mm. Não sei dizer exatamente qual modelos ou ano de fabricação usam cada tipo de parafuso.
Posso estar enganado, mas os modelos com A/C usam 13mm, como meu Monza GLS 96 e o Classic 90 de um amigo. Já os Monza SL/E 91 e o SL/E 87 que tive, o SL/E 92 e o Club 94 de amigos usam parafusos Alen e não tem A/C.

O meu Monza GLS 96 também não tem chaveta para polia de acessórios. Porém os parafusos são fora de centro, o que impossibilita a montagem em outra posição, para evitar erro na marcação do ponto de avanço inicial.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

Carlos,

o meu tem chaveta e é Allen 6mm
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por pablopttm »

Carlos A. Freire escreveu: Posso estar enganado, mas os modelos com A/C usam 13mm, como meu Monza GLS 96 e o Classic 90 de um amigo. Já os Monza SL/E 91 e o SL/E 87 que tive, o SL/E 92 e o Club 94 de amigos usam parafusos Alen e não tem A/C.

Abs,

Carlos Freire
Matou a charada. Pq quando o sextavado é 13mm a rosca é M8 . Se fosse M6 a rosca, o sextavado seria 10mm .
O parafuso allen quando é M8 a rosca, usa-se a chave 6mm . E quando a rosca é M6, usa-se a chave 5mm.
Vamos esperar mais opiniões a respeito.
Abs
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
Carlos A. Freire
MODERADOR

waldir escreveu:Carlos,

o meu tem chaveta e é Allen 6mm

Então Waldir, mencionei o tipo de parafuso conforme ter ou não A/C, que não tenho certeza dessa informação. Com relação a Chaveta, o meu não tem, e todos outros que usam alen, como mencionei, não tem A/C. Não me lembro do Classic 90 do meu amigo, que tem A/C, parafuso 13mm, mas não me lembro se tem chaveta.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

pessoal tanto faz a cabeça na aplicaçao ali, se é allen M8(chave 6) ou estriado M8 ou sextavado M8(chave 13) ou Torx M8, o importante é a rosca ser compativel com o cubo, em todos esses casos continua sendo M8(8mm diametro parafuso).

achei que voces estavam se referindo a rosca allen 6mm, por isso estranhei, agora voces falando de chave caiu a fixa rsrsrsr. é que sempre quando fala em mm de um parafuso automaticamente estamos se referindo a rosca e nao a chave ae confundiu as ideias rsrsrs. o Pablo esta certo. chave allen 8 ja é pro M12 e assim por diante.

no meu originalmente é Torx M8, mas coloquei allen por ser mais barato, a caixinha pedia muito, e os meus 4 M8 10.9 tinha novos de reposiçao.

a polia de acessorios dos FGP oque inclue o meu N20XF nao possui marcação de ponto na polia, nao se pode verificar ponto inicial nele ja que nao usa distribuidor, e tb é fora de centro, so entra de uma forma, oque tem é uma marcaçao de "alinhamento de pistao" pra ajudar na montagem do motor. a minha polia é como a do Carlos s/rasgo de chaveta. inclusive a engrenagem é a mesma(trapezoidal)

os parafuso do amigo do topico sao M8 é so trocar por esses e que sejam 8.8 ou 10.9
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder