Relé Ventoinha Liga/desliga sem parar
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akiow
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Relé Ventoinha Liga/desliga sem parar
Boa noite galera,
Andei pesquisando o defeito aqui no forum, porem não achei nada igual aos defeitos.
Tenho um monza 94, EFI com AC.
O problema é que o relé da Ventoinha quando o AC esta desligado fica ligando e desligando sem parar.
Isso depende meio que da vibração do carro ou algo parecido.
Quando ligo o AC ele entra o 1º estagio da ventoinha normal como regra e tudo ocorre normal.
Quando desligo o AC começa a estalação de relé sem parar.
O curioso é que sem ligar o AC ele entra a ventilação normal na hora, faz todo o ciclo sem problemas.
É o ventilador desligar e começa de novo.
Comprei um sensor de temperatura pensando ser ele, testei ele fora plugado e o problema persiste.
por sorte posso devolver o mesmo.
Esse problema vem des de quando o carro foi comprado a mais de 5 anos.
Porem vem piorando agora, pois essa ligada do ventilador PESA no sistema do carro, e acaba atrapalhando tudo, marcha lenta, painel etc.
Ja levei o carro a um monte de eletricistas. A maioria não queria colocar a mão
Outros falaram que iriam resolver e não resolvia, e pior esse defeito não aparece na leitura com aparelho.
o ultimo me cobrou uma facada e não resolveu nada.
Infelismente na minha cidade não tenho acesso a bons profissionais.
Alguem teria alguma ideia do que pode ser ?
Pretendo gravar um video mostrando o defeito.
Abraços..
Andei pesquisando o defeito aqui no forum, porem não achei nada igual aos defeitos.
Tenho um monza 94, EFI com AC.
O problema é que o relé da Ventoinha quando o AC esta desligado fica ligando e desligando sem parar.
Isso depende meio que da vibração do carro ou algo parecido.
Quando ligo o AC ele entra o 1º estagio da ventoinha normal como regra e tudo ocorre normal.
Quando desligo o AC começa a estalação de relé sem parar.
O curioso é que sem ligar o AC ele entra a ventilação normal na hora, faz todo o ciclo sem problemas.
É o ventilador desligar e começa de novo.
Comprei um sensor de temperatura pensando ser ele, testei ele fora plugado e o problema persiste.
por sorte posso devolver o mesmo.
Esse problema vem des de quando o carro foi comprado a mais de 5 anos.
Porem vem piorando agora, pois essa ligada do ventilador PESA no sistema do carro, e acaba atrapalhando tudo, marcha lenta, painel etc.
Ja levei o carro a um monte de eletricistas. A maioria não queria colocar a mão
Outros falaram que iriam resolver e não resolvia, e pior esse defeito não aparece na leitura com aparelho.
o ultimo me cobrou uma facada e não resolveu nada.
Infelismente na minha cidade não tenho acesso a bons profissionais.
Alguem teria alguma ideia do que pode ser ?
Pretendo gravar um video mostrando o defeito.
Abraços..
- coy
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Re: Relé Ventoinha Liga/desliga sem parar
Verifica os pontos de aterramento.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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akiow
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Re: Relé Ventoinha Liga/desliga sem parar
Então eu achei um ponto de terra folgado perto do chicote do sensor de temperatura,coy escreveu:Verifica os pontos de aterramento.
Apertei ele hoje, porem o problema persiste.
Amanha vou checar os pontos de aterramento, mais não sei de muitos.
poderia me falar de algum em especial ?
O que eu apertei hoje fica perto de uma junção aonde o chicote do sensor se uni com mais fios.
vou tirar fotos agora a noite e postar pra vocês.
E filmar o defeito tambêm.
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akiow
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Re: Relé Ventoinha Liga/desliga sem parar
Foto do Relé que esta estalando ( o preto.)

Fotos do sensor que cheguei a testar um novo fora..( sem colocar no bloco.)

Fotos do Terra que estava solto..

Uma pergunta o local do terra está certo ?
Em breve o video do defeito...

Fotos do sensor que cheguei a testar um novo fora..( sem colocar no bloco.)

Fotos do Terra que estava solto..

Uma pergunta o local do terra está certo ?
Em breve o video do defeito...
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akiow
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Re: Relé Ventoinha Liga/desliga sem parar
PS: O Defeito parece depender da vibração...
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akiow
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Re: Relé Ventoinha Liga/desliga sem parar
Ninguem ???
=/ c c
=/ c c
- Carlos A. Freire
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Re: Relé Ventoinha Liga/desliga sem parar
Sem estar com carro presente para avaliações é difícil passar om diagnóstico preciso.akiow escreveu:Ninguem ???
=/ c c
Se eu fosse avaliar esse carro, faria uma revisão. Desde ponto da correia dentada, ponto de avanço inicial, verificaria coxins de motor e câmbio (tem muita porcaria sendo vendida e por isso não adianta ser novos), mediria a pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível, com scanner verificaria como estão trabalhando os sensores (não adianta verificar apenas códigos de falhas armazenados), verificaria a compressão dos cilindros (não pode haver diferença de mais de 10% entre eles) e depois de corrigido os problemas, com analisador de gases verificaria o índice de CO no escapamento.
Abs,
Carlos Freire
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São Paulo-SP
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akiow
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Re: Relé Ventoinha Liga/desliga sem parar
Praticamente tudo que você falou já foi verificado, agora pra piorar o relé do AC está esquentando excessivamente, como nunca coloquei muito a mão nele, não sei se ele já esquentava, ou foi quando um eletricista que citei acima mudou algo e fez alguma "cagad$%" afff...
O jeito é pegar o diagrama e verificar mesmo, desisto de levar carro em mecanico.
vou pesquisar, se eu descobrir o que é posto a resposta aqui...
O jeito é pegar o diagrama e verificar mesmo, desisto de levar carro em mecanico.
vou pesquisar, se eu descobrir o que é posto a resposta aqui...
Carlos A. Freire escreveu:Sem estar com carro presente para avaliações é difícil passar om diagnóstico preciso.akiow escreveu:Ninguem ???
=/ c c
Se eu fosse avaliar esse carro, faria uma revisão. Desde ponto da correia dentada, ponto de avanço inicial, verificaria coxins de motor e câmbio (tem muita porcaria sendo vendida e por isso não adianta ser novos), mediria a pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível, com scanner verificaria como estão trabalhando os sensores (não adianta verificar apenas códigos de falhas armazenados), verificaria a compressão dos cilindros (não pode haver diferença de mais de 10% entre eles) e depois de corrigido os problemas, com analisador de gases verificaria o índice de CO no escapamento.
Abs,
Carlos Freire