Buchas Borflex presta?

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Buchas Borflex presta?

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, se colocar um coxim mais duro do AT, como você mesmo disse, não vai transmitir mais vibrações para carroceria?
pela lógica não Carlos, se fosse o caso, transmissão automática aconteceria isso e sabemos que nao é verdade. ou ainda no monza A que tem 4 coxim e usam o mesmo peso tanto manual como automatico(caixa + motor) transmitiria mais vibraçao e nao é o caso tb, fica mais estavel e com menos vibraçoes. o monza B sao apenas 3 pontos que ligam motor/caixa a carroceria e isso força demais cada um, em especial o frontal direito que é o solitario, se cair ele cai o motor.

so pra tu ter uma ideia, meu carro ta no cavalete ok, nao esta apoiado em borracha do pneu ou na mola, é metal contra metal ou seja é mais evidente qualquer vibraçao que tenha, e o motor ligado em lenta ou alto giro ou mesmo aceleraçao rapida onde gera muita inercia. com os 4 coxim nao trasmite nada de vibraçao pro carro, e olha que minhas peças(acabamento) estão apenas encostadas e tudo meio que atirado la dentro, parece que ta no chao sobre pneu de tao macio o funcionamento. ate mostrei num video como o motor nao mexe nada isso com motor em situaçao desfavorável com ele gelado e alcool onde era pra chacoalhar tudo rsrsrs.
viewtopic.php?f=20&t=30773

como 3 apoio é pouco e nos sabemos disso na pratica(o leocastro teve problemas do tipo, onde o monza A dele era "menos vibrante" em relaçao ao atual senao me engano oque me contou), seria melhor usar coxim mais duros devido pelo peso ser muito pra apenas 3 apoios(sao 61 kg por apoio no monza B, contra 45kg no monza A). na verdade a vibraçao so acontece pq tem pouco area de transferencia e o material é macio, dae nao dissipa na carroceria e o motor vibra demais. se colocarem do AT vao notar uma melhora significativa tanto na duraçao como na vibraçao. podem testar, isso é usado em motores com muito torque também essa técnica de troca.

Carlos A. Freire escreveu:Para veículos sem A/C poderia colocar dos modelos com A/C que penso ter uma diferença menor.
me parece que é so nas molas que tem diferença Carlos, nos coxim ou é manual ou é automatico senao me engano.
Carlos A. Freire escreveu:O que mais sofre mesmo é o coxim dianteiro direito, perto das correias. Depois do traseiro do câmbio. Mas o dianteiro direito dura em média 40.000 a 50.000km. Ele começa a arriar, depois as mangueiras do compressor do A/C ficam próximas ou encostando no suporte da bandeja, ou arria e vai para trás, encostando o centro na longarina, passando a vibração do motor para carroceria. Para quebrar mesmo, dura mais do que indiquei, mas eu troco assim que ficam arriados.
Para esses coxins eu uso original GM, se não tiver eu procura Axios. Nesses 15 anos com carro só uma vez que não coloquei GM e foi Axios, hoje está tudo GM.
exato, é o coxim solitario, se agente remover ele o motor cai. portanto ele tem uma maior carga sobre ele, se tirar o da caixa frontal o motor nao cai, ou o traseiro da caixa. o problema é a distribuiçao não equilibrada. se notar o motor N20XF tem um apoio bem no meio do motor nas correias por ali. dividindo mais a transferência... coisa que no monza B nao tem por limitação técnica na epoca, teria que mudar a carroceria pra implementar um apoio no meio do motor.

os meus 4, 2 deles sao originais ainda de 1982 em otimo estado e nao precisam de troca, mesmo tendo o carro 105k na epoca que estacionei ele, sao Axios de fabrica com logo tipo GM. ja trocamos os 2 dianteiros por Axios tambem em 1998. incrivelmente estao todos bons ate os dias de hoje com o motor novo e a mostra no video acima. vale apena investir em peça de primeira, so comprar Axios que vai esta comprando peça genuina GM nao muda em nada sao a mesma coisa. a nao ser o lado psicológico rsrsrs pq vai estar comprando uma caixa escrita GM
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Rafaelo, tem diferença entre os coxins para modelos com e sem ar condicionado. Sei muito bem disso, pois já troquei muitos coxins de meus Monza, de amigos e da família. Além dos códigos serem diferentes, usam uma listra colorida laranja nos modelos com A/C.

Penso que se o coxim for projetado para aguentar mais peso por conta da transmissão, sem esse peso todo ele ficará mais duro. Na minha cabeça é como usar um coxim de má qualidade, que fica duro e transmite vibrações sem mesmo estar arriado ou quebrado. Não sei não... Até ter certeza e fazer testes eu não colocaria um coxim com aplicação errada, para não prejudicar o conforto visando durabilidade.

Uma coisa que percebo é que a GM projeta mal os coxins e não é só do Monza. Toda linha sente um pouco de vibração do motor. Carros de outras marcas quase não se sente, mesmo em veículos de entrada. A Fiat até o Uno transmite menos vibração que o Monza e outros carros Chevrolet.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por rafael_club »

é acho que vou ir comprando as buchas da axios mesmo geral fala bem da marca,e tbm colocar uma coisa pra dar dor de cabeça e gera outro custo de manutenção é dificil :D
Rafaelo
MODERADOR

Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, tem diferença entre os coxins para modelos com e sem ar condicionado. Sei muito bem disso, pois já troquei muitos coxins de meus Monza, de amigos e da família. Além dos códigos serem diferentes, usam uma listra colorida laranja nos modelos com A/C.
acabei de ver no catalago, tem mesmo, porem é so onde esta o peso extra(compressor). eu tinha olhado os outros por isso nao vi...
Carlos A. Freire escreveu: Penso que se o coxim for projetado para aguentar mais peso por conta da transmissão, sem esse peso todo ele ficará mais duro. Na minha cabeça é como usar um coxim de má qualidade, que fica duro e transmite vibrações sem mesmo estar arriado ou quebrado. Não sei não... Até ter certeza e fazer testes eu não colocaria um coxim com aplicação errada, para não prejudicar o conforto visando durabilidade.
mas é esse o objetivo, deixar mais rígido pra arriar menos e vibrar menos. como disse antes 190kg pra 3 apoio é ridículo, foi mal feito isso. um coxim mole faz o motor vibrar ainda mais e durar menos é logico, absorvendo menos a inércia do motor(aquele negocio que o motor vai pra frente ao acelerar, e volta ao desacelerar) e portanto vibrando mais o carro ou o motor, um coxim com mais peso suportado ja saturado de peso é facil saber oque acontece. agente sabe que 4 é melhor que 3.

ao meu ver nao vai ficar mais desconfortável, pelo contrario, vai melhorar e diminuir o desgaste, com 3 apoios apenas nao é o bastante, entao se deixa mais duros. motor que se mexe com muita variaçao, vibra mais o escape,semi eixos,etc a diferença é bastante pra 4 apoios onde fica mais rígido, temos depoimentos aqui mesmo que confirma isso em pratica. o meu motor se tentar mexer ele com a mao ou tentar socar ele nao se mexe de tao duro que fica no cofre e nem por isso o carro vibra, pelo contrario, nem sei oque é vibração, como disse antes, a minha situaçao é a pior possivel em termos de absorçao de vibração ta em cima do ferro direto no chao e tem um motor muito forte, e nao sinto absolutamente nada de vibraçao e sao 4 apoios bem mais duro que apenas 3, ou seja era pra ter mais vibraçao ne? pois é. entao julgo correto ser mais rígido. experimentem colocar pra ver. acho que ja tinha falado pro leandro isso a tempos atras, quando trocar colocar do AT pra tentar proteger mais esse pobre coxim ja saturado de fabrica, no caso dos monza B to me referindo, pq o monza A os 4 sao suficientemente capas de suportar 190kg.
Carlos A. Freire escreveu: Uma coisa que percebo é que a GM projeta mal os coxins e não é só do Monza. Toda linha sente um pouco de vibração do motor. Carros de outras marcas quase não se sente, mesmo em veículos de entrada. A Fiat até o Uno transmite menos vibração que o Monza e outros carros Chevrolet.
o monza A que tem 4 coxim é ate bom Carlos, o problema foi apenas no monza B com apenas 3 apoios mal distribuídos. podem tentar colocar um com mais rigidez, na "pior" da situação ele vai durar mais e nao menos como o outro macio :wink:
Carlos A. Freire
MODERADOR

Rafaelo eu tive o Monza A, minha família tiveram e amigos também, inclusive veículos 0km. É pouco melhor que o B mas não muito e passa também um pouco de vibração, como passa os Vectra Zafira e outros veículos, coisa que carros populares de outras marcas não fazem ou fazem menos. Mesmo Vectra, Astra e demais veículos, com mais pontos de apoio e mais coxins perto do 2.000rpm sente a vibração do motor.

Quando tinha o SL/E 91 e logo que comprei o GLS 96 no final dos anos 90, até o coxim traseiro do câmbio tinha diferença para modelos com e sem A/C, depois unificaram. Repare que até hoje vem mais de um código gravado nele. Como ocorre com coxim dianteiro direito, vem todos os códigos gravados e o que diferencia no momento da venda é a listra com a cor que identifica o código.

Um vez usei as molas dianteiras do modelo automático e gostei muito. Deixou o carro bem firme, depois troquei molas e amortecedores e esqueci desse detalhe e voltei a aplicação dele mesmo.
Até as molas tem aplicação diferente para modelos com e sem ar condicionado e transmissão manual ou automática.

O fato é que o coxim dianteiro direito do Monza B dura pouco, mesmo usando peças originais ou paralela de boa qualidade e o motivo já explicou. Nos modelos sem A/C se percebe menos, pois o não tem compressor e mangueiras do A/C para esfregar na carroceria, o que ocasiona furos nas peças se deixar assim, aumentando o prejuízo.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR

Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo eu tive o Monza A, minha família tiveram e amigos também, inclusive veículos 0km. É pouco melhor que o B mas não muito e passa também um pouco de vibração, como passa os Vectra Zafira e outros veículos, coisa que carros populares de outras marcas não fazem ou fazem menos. Mesmo Vectra, Astra e demais veículos, com mais pontos de apoio e mais coxins perto do 2.000rpm sente a vibração do motor.
ah sim, todo motor passa um pouco, no nosso omega 3.0 nem sente nada, no i30 muito menos, ja no gol se sente mais que os demais. mas cada projeto é diferente, oque quero dizer que no caso do monza um coxim a mais é melhor que um a menos, e mesmo assim o motor ficou mais "duro" no cofre e nem por isso vibra mais, pelo contrario parece ser o contrario mas nao.... por isso que dei a dica de por um coxim mais duro ali no coxim dianteiro, aquele que ta mal localizado. tentem, o maximo que vai acontecer é durar mais o coxim rsrsrsrs o carro nao vai virar uma britadeira, podem apostar. tem o modelo com AC e mais duro, e tem o modelo com AT mais resistente ainda. fica acriterio de cada um, se eu tivesse um monza desse nem perderia tempo, colocaria logo o mais resistente, melhor do que ta trocando com maior frequência.

Carlos A. Freire escreveu: Quando tinha o SL/E 91 e logo que comprei o GLS 96 no final dos anos 90, até o coxim traseiro do câmbio tinha diferença para modelos com e sem A/C, depois unificaram. Repare que até hoje vem mais de um código gravado nele. Como ocorre com coxim dianteiro direito, vem todos os códigos gravados e o que diferencia no momento da venda é a listra com a cor que identifica o código.
sim, eu fui ver pelo catalago CEPchev e nao vi diferença nos demais em codigo, apenas no frontal direito onde esta o compressor. nesse tem 2 modelos com códigos diferentes.

Carlos A. Freire escreveu: Um vez usei as molas dianteiras do modelo automático e gostei muito. Deixou o carro bem firme, depois troquei molas e amortecedores e esqueci desse detalhe e voltei a aplicação dele mesmo.
Até as molas tem aplicação diferente para modelos com e sem ar condicionado e transmissão manual ou automática.
pois é, da diferença pra melhor e se aliar a par de amortecedor a gas ele fica super estavel sem perder o conforto(o monza tende a bicar o chao com facilidade por ser mole demais e baixo o carter), é oque sempre falo pro pessoal aqui, o monza tem alguns aspecto mal projetado como todo carro tem, nao podemos esquecer que é um projeto obsoleto ja na epoca 1980 e pouca coisa se fez pra melhor ate 96. a suspensão do monza é mole demais, pode notar que a maioria das atualizações se deram nas fase do monza. como falei tempos atras da barra anti torçao que no modelo fase 1 era muito ruim, e tem gente que acha ruim o fase 2.
Carlos A. Freire
MODERADOR

Já usei o amortecedor a gás e não gostei. O carro ficou muito duro. Nas rodovias e com peso ficou muito bom, mas nas ruas esburacadas aqui da capital paulista perdeu o conforto. Por isso não usei mais o amortecedor pressurizado a gás.
Ando nas duas versões de Monza, até tive todas e na minha opinião o modelo de 91 em diante é melhor e mais firme. A direção mesmo hidráulica é mais pesada que os modelos até 90, a suspensão mais firme, houve sim mudanças. Gosto mais ainda dos modelos de 93 em diante, quando mudou os bancos, console, alavanca de câmbio... A posição do condutor para dirigir também é melhor que os modelos até 92.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR

Carlos A. Freire escreveu:Ando nas duas versões de Monza, até tive todas e na minha opinião o modelo de 91 em diante é melhor e mais firme. A direção mesmo hidráulica é mais pesada que os modelos até 90, a suspensão mais firme, houve sim mudanças. Gosto mais ainda dos modelos de 93 em diante, quando mudou os bancos, console, alavanca de câmbio... A posição do condutor para dirigir também é melhor que os modelos até 92.
acho que tu nao entendeu oque quis dizer Carlos. me refiro ao desenho tecnico basico do projeto.

aconteceram atualizações apenas na parte tecnica, mudança nao. resumindo, melhoraram oque ja existia.
Responder