Felipe
Um carburador, para funcionar bem em todos os regimes do motor, precisa:
Estar com a bóia regulada, para manter sempre o nível correto de combustível na cuba;
Todas as passagens internas desobstruídas;
Todos os ciclês nas medidas certas para o modelo do carro (gasolina ou álcool, ano de fabricação...);
Nenhuma folga no eixo da borboleta, que causa entrada falsa de ar;
Nenhum empeno na tampa do carburador, que causa vazamento de combustível, principalmente em ladeiras;
Injetor de combustível com o pistão ou diafragma (varia de acordo com o carburador) em bom estado;
Regulagem da marcha lenta.
Essa regulagem se faz atuando em 2 lugares, não adianta atuar só em um deles.
Inicialmente regula-se a rotação, girando o parafuso que serve de batente da borboleta,
depois ajusta-se a mistura, no parafuso que existe para isso.
Se ao mexer na mistura o motor acelerar, volta-se para o parafuso do batente e regula-se ele novamente.
De novo mexe-se na mistura..
Tudo isso com o motor quente, e no momento em que se achar a posição ideal, volta-se um quarto de volta o parafuso da mistura, para que a mistura fique um tiquinho rica.
Esse tiquinho (só um tiquinho mesmo) é previsto na marcha lenta.
Quando eu regulava marcha lenta de motores de avião era fácil saber se a mistura estava rica...quando estava saía uma língua de fogo de quase 1 metro no escapamento.
Em Monza claro que não acontece isso. Avião não tem silencioso, os gases queimados saem direto do motor para a atmosfera. :smt023
Só lembrando: quando se aperta o parafuso da mistura (sentido dos ponteiros do relógio), ela fica mais pobre. Quando se afrouxa o mesmo, ela fica mais rica
Abs