Monza EFI não pega nem jogando combustivel direto.
-
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
Monza EFI não pega nem jogando combustivel direto.
Galera, estou com um pepino gigante. Preciso funcionar um motor 2.0 etanol que esta montado numa carcaça abandonada (comprei para servir de doador). O problema é o seguinte, ao acionar a chave, a bomba de combustivel funciona e não desliga após os 2 segundos. o injetor fica aberto direto e não para mais de mandar etanol pra dentro, sendo que o injetor não está travado, pois ao desligar a alimentação ele para de injetar. O pior de tudo é que, apesar de estar acontecendo tudo isto, ja vi este motor funcionando. Ja foi verificado o centelhamento e está ok. Decidi funcionar jogando gasolina direto no tbi, mas nem sinal de pegar. O distribuidor ja passeou de uma ponta a outra. Pelo que li aqui no fórum, tudo indica ser o bendito HEI o causador da bomba e do injetor trabalharem direto. Peço ajuda dos feras, pois pretendo vender o motor, mas preciso que ele esteja funcionando, mesmo que precariamente na base do combustivel direto (eta tempo que eu andava de fusca kkkk).
Amante incondicional de Monza
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Monza EFI não pega nem jogando combustivel direto.
nao acredito que seja problema do captador de rotaçao do HEI ou o próprio... esse problema parece ser muito mais serio como problemas na ECU em especial o microprocessador.
não vem o caso explicar detalhadamente, mas pro CPU saber que o motor está funcionando ele precisa pulsar a entrada da porta da CPU destinada a captaçao da rotação que vem do HEI. e o proprio nao entra em funcionamento senao pulsar. resumindo... se entrar 5v e ficar ligado direto nessa tensao o motor nao liga, e se entrar 0v o motor nao liga tb. so ativa o sistema se pulsar esse valor.
a impressao que se tem que ele ta travado "ligado". tente desligar a ECU do plug, revisar os ponto de aterramento da ECU, e por ultimo abre a mesma pra ver se tem algum problema de umidade e solda. posso estar enganado, nao acredito que esse sistema funcione de forma diferente que expliquei.
-------------------
desligue os 2 plug da ECU, procure o fio do HEI que é destinado ao pulso, ligue no positivo do multimetro na escala 12v e ligue o arranque e veja se pulsa a tensao. se pulsar ele ta funcionando e o problema é a ECU ou relacionado, se ficar sempre ligado nos 5v ou no 0v entao o problema é no HEI. nao troque as peças sem antes testar.
não vem o caso explicar detalhadamente, mas pro CPU saber que o motor está funcionando ele precisa pulsar a entrada da porta da CPU destinada a captaçao da rotação que vem do HEI. e o proprio nao entra em funcionamento senao pulsar. resumindo... se entrar 5v e ficar ligado direto nessa tensao o motor nao liga, e se entrar 0v o motor nao liga tb. so ativa o sistema se pulsar esse valor.
a impressao que se tem que ele ta travado "ligado". tente desligar a ECU do plug, revisar os ponto de aterramento da ECU, e por ultimo abre a mesma pra ver se tem algum problema de umidade e solda. posso estar enganado, nao acredito que esse sistema funcione de forma diferente que expliquei.
-------------------
desligue os 2 plug da ECU, procure o fio do HEI que é destinado ao pulso, ligue no positivo do multimetro na escala 12v e ligue o arranque e veja se pulsa a tensao. se pulsar ele ta funcionando e o problema é a ECU ou relacionado, se ficar sempre ligado nos 5v ou no 0v entao o problema é no HEI. nao troque as peças sem antes testar.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro SL (Nível 1)
Valeu mestre Rafaelo pelas explicações, vou fazer o teste no próximo dia 9 (feriado no estado de SP). O que acho estranho é que tem faísca. Desliguei o injetor e to mandando gasosa direto na boca, mas mesmo assim o motor não pega. Em teoria, se tem faísca e combustível, tem fogo....
-
- Membro SL (Nível 1)
- Estado: Santa Catarina-SC
- Modelo: Monza Barcelona
- Motor: 1.8
- Ano: 1992
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
e o estado das velas e cabos ja conferiu , pode ser tambem excesso de combustivel ai molha a vela e não pega também !!
ja passei por essa ultima com um chevette !!
-
- Membro SL (Nível 1)
Já foi conferido. O que não to entendendo é que, depois de muito tentar funcionar e tirar as velas trocentas vezes pra conferir se estavam encharcadas, vi que todas permaneciam sequinhas. Então joguei uma quantidade de gasosa considerável de uma só vez, em outra tentativa frustrada, retirei as velas novamente e qual foi minha surpresa? Velas secas, nem cheiro de gasosa.... :smt017 To pirando... O que vcs acham da possibilidade de pegar um sistema de ignição do Monza carburado e colocar neste motor, afinal, só preciso funcionar ele, não vou sair cantando pneusfreisleben2005 escreveu:e o estado das velas e cabos ja conferiu , pode ser tambem excesso de combustivel ai molha a vela e não pega também !!

-
- MODERADOR
João voces estao fazendo avaliaçao correta? pq antes tu tinha dito que o motor tava com injetor aberto e se ta aberto ele taria afogado a ponto de dar um grande calço hidraulico, mas agora tu disse que as velas estao secas! entao nao ta fazendo sentido as coisa.João Paulo Karaguá escreveu:Valeu mestre Rafaelo pelas explicações, vou fazer o teste no próximo dia 9 (feriado no estado de SP). O que acho estranho é que tem faísca. Desliguei o injetor e to mandando gasosa direto na boca, mas mesmo assim o motor não pega. Em teoria, se tem faísca e combustível, tem fogo....
faz tempo que nao mexo com sistema efi, mas oque lembro que o sistema hei pulsava as velas mesmo nao tendo conectado a ECU, é autonomo, somente o controle de avanço que depende da ECU. oque indica que ta funcionando o hei.
ta faltando a outra parte da pirâmide, Oxigênio. e o ar quem comanda é a ECU pelo IAC abrindo a passagem de ar pro momento arranque. pelo visto nao ta abrindo para o ar entrar, indicando algum problema na ECU. esses comportamentos estao bem criticos que nao me parecem ser o HEI defeituoso, a nao ser que a avaliaçao nao esteja precisa, eu estou me baseando pelo oque tu esta nos informando.
tente pisar levemente no pedal e deixa segurado e gira o arranque colocando meia tampa de alcool, que é pra pegar e apagar logo em seguida.
nao tem como trocar o sistema, sao 2 mundo diferentes.
-
- Membro SL (Nível 1)
Rafaelo, desculpe pois acabei me expressando mal. O momento que disse ter verificado as velas secas foi em dia diferente ao do dia em que vi o injetor direto. O que me referi é que as velas ficaram secas mesmo eu tendo jogado gasosa direto na tbi.Rafaelo escreveu:João voces estao fazendo avaliaçao correta? pq antes tu tinha dito que o motor tava com injetor aberto e se ta aberto ele taria afogado a ponto de dar um grande calço hidraulico, mas agora tu disse que as velas estao secas! entao nao ta fazendo sentido as coisa.
Quanto ao oxigenio, no momento em que eu jogava gasosa direto, a borboleta estava aberta, pois estava controlando "na mão" atraves das roldanas...Rafaelo escreveu:tente pisar levemente no pedal e deixa segurado e gira o arranque colocando meia tampa de alcool, que é pra pegar e apagar logo em seguida.
-
- MODERADOR
será que nao quebrou o comando? ou será que o comando esta fora de sincronia? pq ta muito estranho isso. se tem ar,comb,faisca era pra dar pelo menos umas explosão fora de tempo ou no tempo e pelo visto nao ta acontecendo isso.
tente nao abrir muito a borboleta senao nao vai pegar, tem que ter bastante vacuo no motor especialmente esse sistema efi.
tente nao abrir muito a borboleta senao nao vai pegar, tem que ter bastante vacuo no motor especialmente esse sistema efi.