carburador de fusca no monza 2.0
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Re: carburador de fusca no monza 2.0
se o objetivo é esse entao ele poderia deixar a mistura do carburador original mais pobre. oque é um crime diga de passagem.
se esse pessoal conhece-se um pouco de engenharia mecanica nao precisaria fazer oque fizeram. infelizmente isso nao é de conhecimento e oficinas.
pq será que ele nao aumenta a taxa de compressao? te garanto que nao faz mal algum fazendo o calculo correto e se o problema é dinheiro vai custar uns reais apenas. é so pensar um pouco que tem saida mais profissional do que esse tipo de coisa feita sem conhecimento como colocar um carburador mais estreito sacrificando potencia e torque.
alias, essa conta nao fecha, pq se o motor fica mais fraco ele fica mais gastao pq tem o peso que nao mudou... ou seja da elas por elas.
o monza carburado tem um baixo índice de eficiência termica, uma pela baixa taxa(gasolina)* e a outra parcela é pela igniçao fraca bobina asfatica. ja é sabido que a melhoria nesses 2 itens melhora o consumo e a potencia e o custo nao é alto. temos exemplos aqui mesmo nesse fórum.
monza com taxa 8.8:1 atualmente é muito baixo devido o alto nivel de alcool e que falar do monza fase 1 de apenas 8:0(eu ja tive um e nao quero ter mais) isso é terrivel., ja era baixo na epoca que lançaram, hoje esses motores nao tem o mesmo rendimento(potencia/torque). hoje temos aspirados gasolina com taxa de 10.3:1(ideal pra epoca atual) como o I30. e os VHC com alcool a quase 13:1 sao excelentes 1.0
tao simples e o pessoal complica.... uma pena.
se esse pessoal conhece-se um pouco de engenharia mecanica nao precisaria fazer oque fizeram. infelizmente isso nao é de conhecimento e oficinas.
pq será que ele nao aumenta a taxa de compressao? te garanto que nao faz mal algum fazendo o calculo correto e se o problema é dinheiro vai custar uns reais apenas. é so pensar um pouco que tem saida mais profissional do que esse tipo de coisa feita sem conhecimento como colocar um carburador mais estreito sacrificando potencia e torque.
alias, essa conta nao fecha, pq se o motor fica mais fraco ele fica mais gastao pq tem o peso que nao mudou... ou seja da elas por elas.
o monza carburado tem um baixo índice de eficiência termica, uma pela baixa taxa(gasolina)* e a outra parcela é pela igniçao fraca bobina asfatica. ja é sabido que a melhoria nesses 2 itens melhora o consumo e a potencia e o custo nao é alto. temos exemplos aqui mesmo nesse fórum.
monza com taxa 8.8:1 atualmente é muito baixo devido o alto nivel de alcool e que falar do monza fase 1 de apenas 8:0(eu ja tive um e nao quero ter mais) isso é terrivel., ja era baixo na epoca que lançaram, hoje esses motores nao tem o mesmo rendimento(potencia/torque). hoje temos aspirados gasolina com taxa de 10.3:1(ideal pra epoca atual) como o I30. e os VHC com alcool a quase 13:1 sao excelentes 1.0
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Re: carburador de fusca no monza 2.0
Conversando com meu mecânico, ele disse que o Monza (Classic SE 90) que pretendia pegar fazia no máximo 7km/l na gasolina. Eu sabia que dava para melhorar a parte de ignição, mas achava que a taxa estava em um nível aceitável. Mas 8,8:1 realmente é pouco. Dá para subir facilmente para 10:1 sem azia.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: carburador de fusca no monza 2.0
8.8:1 é nada pra os padroes da epoca, ja era ruim desde lá, hoje nem se fala com esse combustivel adulterado. hoje em dia é a mesma coisa que queimar dinheiro no escapamento, o poder energético se vai pro ralo ou melhor pro escape
. a gasolina comum de baixa tem propriedade quimica ate 13,3:1 de compressao sem problema(é claro projeto original pra isso, nao é o caso do monza)
usando o que vem no monza 10 ate 10.5:1 fica excelente sem grilar, sem esquentar, e com mais potencia e torque que antes e consumindo menos combustivel tambem.
como disse antes, o pessoal é muito leigo nessas mecanicas aqui no brasil, existe uma marca de rebaixamento permitido pelo fabricante no próprio cabeçote que muita gente acha que é enfeite, ate ja mostrei isso aqui por diversas vezes, inclusive explicando como verificar a taxa atual do motor. a fabrica estipulou -1.5mm permitidos(profundidade da marca). se rebaixar isso ja se atingi 10:1 na gasolina. e se for injetado 9.2:1(cabeçote STD) passa dos 10.5:1 facilmente.
o unico inconveniente que o cabeçote acaba sendo limitado a retifica posterior. mais com a economia que ficaria se paga um cabeçote e ainda sobra dinheiro em todo esse tempo andando.

usando o que vem no monza 10 ate 10.5:1 fica excelente sem grilar, sem esquentar, e com mais potencia e torque que antes e consumindo menos combustivel tambem.
como disse antes, o pessoal é muito leigo nessas mecanicas aqui no brasil, existe uma marca de rebaixamento permitido pelo fabricante no próprio cabeçote que muita gente acha que é enfeite, ate ja mostrei isso aqui por diversas vezes, inclusive explicando como verificar a taxa atual do motor. a fabrica estipulou -1.5mm permitidos(profundidade da marca). se rebaixar isso ja se atingi 10:1 na gasolina. e se for injetado 9.2:1(cabeçote STD) passa dos 10.5:1 facilmente.
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Re: carburador de fusca no monza 2.0
Rafaelo, desculpe-me no atraso da resposta...
Então, se eu pegasse um Monza carburado (igual ao que estava pensando), colocasse os pistões do motor EFI e fatiasse o cabeçote "no tudo que dá", poderia rodar tranquilamente ainda? Mesmo sem os recursos do controle de ignição?
Então, se eu pegasse um Monza carburado (igual ao que estava pensando), colocasse os pistões do motor EFI e fatiasse o cabeçote "no tudo que dá", poderia rodar tranquilamente ainda? Mesmo sem os recursos do controle de ignição?
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Re: carburador de fusca no monza 2.0
Jose, tudo é uma questao de calcular pra determinar uma taxa de compressao, não posso te afirmar que "tirar tudo oque tem la" é o correto, nao sabemos os valores. ta faltando informaçao pra agente calcular a taxa infelizmente não temos.
entao nao temos como saber qual seria a taxa pretendida, tu tem que ter os valores das peças primeiro, so depois calculamos e projetamos uma taxa de compressao especifica, rebaixar cabeçote discriminadamente pode dar problema. se tirar toda a marca de retifica do cabeçote pode ser muito como pode nao ser. se tu me retornar com os valores posso calcular a taxa dita ideal pra gasolina de 30% alcool atual. se por pistao injetado 9.2 + rebaixar toda a margem de segurança atingi mais que 10.5:1 oque pode começar a incomodar pra padrões de ajuste STD.
veja isso:
pistao gasolina 2.0 - 9.2:1 taxa modelo injetado(EFI,MPFI antigo,powertech 2.0 gasolina)

pistao gasolina 2.0 - 8.8:1 taxa modelo carburado fase 2

reparou que o pistao 2.0 gasolina injetado é menor a camara? se tu por esses pistoes no teu cabeçote original STD no motor carburado vai subir a taxa sem mexer no volume da camara do cabeçote. por isso que se precisa calcular antes de sair fatiando e trocando as peças.
-----------------
obs: hoje mesmo subi no forro e peguei umas peça do monza pra montar oque tava faltando e me deparo com o carburadorzinho simples no canto comido pelo pó kkkkkkk e lembrei do topico aqui, fui fuçar nele e lembrar do mecanismo que ja tinha bravamente deletado da cabeça, e realmente tem uma valvula desafogadora que funciona pelo vacuo tb. se tiver muito puxado o afogador a valvula corrigi a posição, e se acelerar ou melhor entrar em carga ela abre um pouco a passagem de ar progressivamente. so pra deixar claro :smt023 atirei num canto denovo pq começou a bater uma depressão e um estado de angustia, malditos tempos
entao nao temos como saber qual seria a taxa pretendida, tu tem que ter os valores das peças primeiro, so depois calculamos e projetamos uma taxa de compressao especifica, rebaixar cabeçote discriminadamente pode dar problema. se tirar toda a marca de retifica do cabeçote pode ser muito como pode nao ser. se tu me retornar com os valores posso calcular a taxa dita ideal pra gasolina de 30% alcool atual. se por pistao injetado 9.2 + rebaixar toda a margem de segurança atingi mais que 10.5:1 oque pode começar a incomodar pra padrões de ajuste STD.
veja isso:
pistao gasolina 2.0 - 9.2:1 taxa modelo injetado(EFI,MPFI antigo,powertech 2.0 gasolina)

pistao gasolina 2.0 - 8.8:1 taxa modelo carburado fase 2

reparou que o pistao 2.0 gasolina injetado é menor a camara? se tu por esses pistoes no teu cabeçote original STD no motor carburado vai subir a taxa sem mexer no volume da camara do cabeçote. por isso que se precisa calcular antes de sair fatiando e trocando as peças.
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obs: hoje mesmo subi no forro e peguei umas peça do monza pra montar oque tava faltando e me deparo com o carburadorzinho simples no canto comido pelo pó kkkkkkk e lembrei do topico aqui, fui fuçar nele e lembrar do mecanismo que ja tinha bravamente deletado da cabeça, e realmente tem uma valvula desafogadora que funciona pelo vacuo tb. se tiver muito puxado o afogador a valvula corrigi a posição, e se acelerar ou melhor entrar em carga ela abre um pouco a passagem de ar progressivamente. so pra deixar claro :smt023 atirei num canto denovo pq começou a bater uma depressão e um estado de angustia, malditos tempos

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Re: carburador de fusca no monza 2.0
de repente,não sei pois não sou especialista nos motores GM,se quer economizar então adapte o carburador do monza 1.6.o bura 1.8 e 2.0 não sei se tem diferença,então deixo a duvida para os colegas responderem...
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Re: carburador de fusca no monza 2.0
edder vai trocar 6 por seis. o problema esta na deficiência volumétrica. se colocar o solex simples de 35mm no 2.0 seria o mesmo que andar com apenas 1 estagio no 2E o motor ficaria fraco, e pra min isso é um tipo de crime. tirar potencia em prol de economia nao é negocio, que acaba-se acelerando mais pra compensar a perda de potenciaedder225 escreveu:de repente,não sei pois não sou especialista nos motores GM,se quer economizar então adapte o carburador do monza 1.6.o bura 1.8 e 2.0 não sei se tem diferença,então deixo a duvida para os colegas responderem...

existem 3 maneiras de manter economia sem tirar o carburador do motor. na ordem de custo
1° aumento de taxa(aumento eficiencia termica)
2° aumento potencia centelha(aumento eficiencia termica)
3° troca cabeçote por um de alta eficiência como o fase 3 roletado.(aumento eficiência volumétrica)
se juntar as 3 seria o melhor.
todos os 3 casos aqui no forum tem exemplos positivo pra economia e potencia melhor oque vinha da fabrica.
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Re: carburador de fusca no monza 2.0
Neste caso vc não lucraria mais colocando o carburador do monza 1.6,do que tentar adaptar um de wolks?Não sei se é viável no modelo 2.0,se não for talvez possa usar o bura do 1.8(não sei se há diferença para o bura do 2.0)sei que há adaptadores de coletor onde vc coloca um carburador simples em um coletor de entrada dupla...