transformação de carburado para injeção eletrônica
-
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: transformação de carburado para injeção eletrônica
Não entendo muito do assunto,mas em modelos caixote não seria melhor(menor custo,também) colocar a injeção do 500EF que seria do mesmo modelo do que adaptar a do modelo tubarão?
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
.
Boa noite nobres monzeiros, como foi pedida a opiniao, vou dar a minha :
No caso do Motok como ele ja ta com tudo na mao, talvez valha a pena a "transformaçao" de 2E para EFI, mas nao c iluda, nao é serviço da "noite pro dia" tem muita coisa pra ser feita, muita coisa pra ser instalada, sensor VSS, sensor na bomba de oleo, reles, fios, suportes, ligaçoes eletricas e REALMENTE c usar o coletor com cabeçote do EFI vai facilitar sua vida, e eu por experiencia propria (só que inversa) jamais "tentaria" usar coletor 2E em EFI, vai dar trabalho pra "afinar" .
Nao deve haver difernça de desempenho em relaçao ao 2E, c houver vai ser minima, talvez uma "resposta" mais rapida.
NO CASO de quem ainda nao tem "em maos" todo o sistema EFI, nao vale a pena, pois inevitavelmente o trabalho vai ser grande e a diferença vai ser pouca, o trabalho nao compensa o resultado, e c o "bendito" MODULO HEY começar a dar trabalho, você vai "sonhar" com o honesto 2E.
AGORA c quiser fazer um sistema MUITO BOM, que vai dar uma diferença ABSURDA em todos os sentidos, gasta um pouco mais e instala ja logo uma IE PROGRAMAVEL MS, direto com sonda lambda, nao usa roda fonica nem outros sensores, menos trabalho e MUUUUUUITO mais resultado.
C nao me engano (quem entende bem teria que confirmar), é possivel instalar uma programavel com um modulo TBI (1 bico, EFI).Com a programavel, o custo deve ficar baixo e o resultado tambem muito bom (logico que nao vai ficar igual uma MPFI 4 bicos) mas deve ficar bom, eu inclusive vou estudar o assunto para instalaçao no meu.
gostaria de dizer que sou meio "leigo" em IE, defendo muito os carburadores 2E, só trocaria o meu 2E por uma programavel, muito menos trabalho e um resultado que acredito que seja realmente SURPREENDENTE, afinal, é possivel "montar" varios mapas, alguns para maximo desempenho e outros para maxima economia, e alem disso ainda da menos trabalho do que as EFI (tenho muito respeito pelas MULTEC 700).
Boa noite nobres monzeiros, como foi pedida a opiniao, vou dar a minha :
No caso do Motok como ele ja ta com tudo na mao, talvez valha a pena a "transformaçao" de 2E para EFI, mas nao c iluda, nao é serviço da "noite pro dia" tem muita coisa pra ser feita, muita coisa pra ser instalada, sensor VSS, sensor na bomba de oleo, reles, fios, suportes, ligaçoes eletricas e REALMENTE c usar o coletor com cabeçote do EFI vai facilitar sua vida, e eu por experiencia propria (só que inversa) jamais "tentaria" usar coletor 2E em EFI, vai dar trabalho pra "afinar" .
Nao deve haver difernça de desempenho em relaçao ao 2E, c houver vai ser minima, talvez uma "resposta" mais rapida.
NO CASO de quem ainda nao tem "em maos" todo o sistema EFI, nao vale a pena, pois inevitavelmente o trabalho vai ser grande e a diferença vai ser pouca, o trabalho nao compensa o resultado, e c o "bendito" MODULO HEY começar a dar trabalho, você vai "sonhar" com o honesto 2E.
AGORA c quiser fazer um sistema MUITO BOM, que vai dar uma diferença ABSURDA em todos os sentidos, gasta um pouco mais e instala ja logo uma IE PROGRAMAVEL MS, direto com sonda lambda, nao usa roda fonica nem outros sensores, menos trabalho e MUUUUUUITO mais resultado.
C nao me engano (quem entende bem teria que confirmar), é possivel instalar uma programavel com um modulo TBI (1 bico, EFI).Com a programavel, o custo deve ficar baixo e o resultado tambem muito bom (logico que nao vai ficar igual uma MPFI 4 bicos) mas deve ficar bom, eu inclusive vou estudar o assunto para instalaçao no meu.
gostaria de dizer que sou meio "leigo" em IE, defendo muito os carburadores 2E, só trocaria o meu 2E por uma programavel, muito menos trabalho e um resultado que acredito que seja realmente SURPREENDENTE, afinal, é possivel "montar" varios mapas, alguns para maximo desempenho e outros para maxima economia, e alem disso ainda da menos trabalho do que as EFI (tenho muito respeito pelas MULTEC 700).
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
- coy
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza Club
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: GNV
- Injeção: EFi
Deco, seu sumido, me deichou confuso.
A MS não usa roda fonica?
E como se informa o tempo de injeção?
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
MARCONI ALBERT
-
- Membro 500EF (Nível 9)
.coy escreveu:Deco, seu sumido, me deichou confuso.
Entao Coy, eu "acho" que nao usa nao, mas realmente agora fiquei em duvida :smt017 , daqui a pouco quem entende bem de IE tira esta nossa duvida, como disse, sou meio leigo no assunto, mas nao perco a oportunidade de dar meus palpites quando pedem

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
- coy
Kkkkkk tomara que apareçam logo, vc me deichou curioso.
Deco isto aqui é um forum e por causa de palpites temos muita informação boa.
Abraços
Deco isto aqui é um forum e por causa de palpites temos muita informação boa.
Abraços
MARCONI ALBERT
MARCONI ALBERT
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Injeção: MPFi
nao vale apena tecnologia de 1975, se acha é caro, esse sistema é muito primitivo em funcionamento, nao tem precisão na queima, ainda analogico(sem uso microcontrolado das CPU) e nao possui nenhum recurso que possibilite ter um motor equilibrado como sonda,sensor temp do ar,controlado digitalmente com precisão absoluta. seria um erro colocar isso, nao vou me entrar em detalhes pq nao usar. motivos sao diversos.edder225 escreveu:Não entendo muito do assunto,mas em modelos caixote não seria melhor(menor custo,também) colocar a injeção do 500EF que seria do mesmo modelo do que adaptar a do modelo tubarão?
a multec 700 nao esta muito longe da tecnologia, foi a primeira IE comercial digital da GM de 1980(originalmente feita pra V8 americano e que foi adaptada pro motor familia 2 GM) tambem tem varias limitaçoes mais é melhor que a le*jetronica e que um carburador sem duvida. é a melhor opçao em custo beneficio, mais nao quer dizer que seria a melhor opçao de eficiencia.
a melhor opçao é oque sempre falo aqui, ECU de engenharia programavel(projetada pra o motor em questao) e a megasquirt. pode ser usada sem nenhuma adaptaçao se quiser, vai depender do bolso da pessoa e quem esta a fazer o trabalho.
usar ECU de outros carros sempre se adapta, nao é o caso do monza desde que se mude tudo.
----------------------
é melhor opçao desde que se tenha acesso, a ECU megasquirt é uma ECU feita pra engenheiros e experts em motores devido sua ampla funcionabilidade e flexibilidade, eu mesmo tirei maximo de proveito do N20XF muito superior que o de fabrica. alem que ela tem instruções de hardware pra ser usada em qualquer motor monza, alias pra qualquer motor. ate motoserra, ate um carro atual comando variavel e sequencial.DECO escreveu: AGORA c quiser fazer um sistema MUITO BOM, que vai dar uma diferença ABSURDA em todos os sentidos, gasta um pouco mais e instala ja logo uma IE PROGRAMAVEL MS, direto com sonda lambda, nao usa roda fonica nem outros sensores, menos trabalho e MUUUUUUITO mais resultado.
vai depender do que pretendem fazer, se querem usar o sistema multec 700 original somente trocando a ECU pode tb... é so trocar o plug e fazer a engenharia nova e original pra essa aplicaçao.
se querem usar o distribuidor carburado pra captar o sinal de rotação pode tb. se ja tem motor injetado com roda fonica é so configurar a ECU pra roda fonica facilmente olhem meu exemplo uso tudo original sem adaptação.
a ECU MS2 tem mais de 25 tipos de igniçao e captaçao de rotaçao em sua programaçao. atende quase todo os motores ate os dias de hoje fabricado, legal né? o sistema do monza é o mais comum, sistema VR, está lá pra quem queira usar e adequar ao projeto. tem ate configuraçao pronta pro HEI GM original oque se aplica as multec 700, como disse, "somente" trocando a ECU.
no meu N20XF que uso ele todo original, meu sistema é Hall roda fonica 60-2 e centelha perdida original tb bem mais atual que no monza. é so ligar os fios aos sensores e fazer a programação na ECU megasquirt. "facinho" assim, o difícil é a engenharia de programaçao do motor pra tomar vida e tirar o maximo da eficiencia.
pq usar a MS? pq se pode tirar a melhor eficiencia e beneficios do motor programando conforme oque se pretende. alguem conhece algum familia 2 alcool 2.0 que faça consumo de motor gasolina? pois é, esse meu faz. 1.5/l hora medido com queima real e nao por uso de computador. alem que é limpa a queima igual as normas atuais. tudo graça a MS. e oque dizer da partida fria em menos de 3 segundos a 11.5C° de primeira no alcool? nao conheço nenhum carro atual com essa tecnologia desse motor que faça isso.
pra que por algo ultrapassado no carro nao é mesmo? problema é achar alguem que faça isso. ae começa a limitar mesmo
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro 500EF (Nível 9)
.
Mas afinal Rafaelo nesta IE programavel MS pode ser usada apenas com sonda lambda ? sem a "necessidade" de roda fonica?
Nao ficou muito claro pra mim a sua resposta a respeito do uso ou nao da roda fonica,(o resto eu entendi) voce quis dizer que é possivel a MS receber esta informaçao do distribuidor ? é isso ?
abraço
Mas afinal Rafaelo nesta IE programavel MS pode ser usada apenas com sonda lambda ? sem a "necessidade" de roda fonica?
Nao ficou muito claro pra mim a sua resposta a respeito do uso ou nao da roda fonica,(o resto eu entendi) voce quis dizer que é possivel a MS receber esta informaçao do distribuidor ? é isso ?
abraço
- coy
Deco, pelo que entendi ela pode ser usada ate com o sistema Efi, recebendo o sinal da bobina impulsora( que substitui o sensor de rotação).
Correto Rafaelo?
Correto Rafaelo?
MARCONI ALBERT
MARCONI ALBERT