Discordo de a faixa de torque máximo ser a faixa de rotação mais econômica. É a faixa de maior eficiência volumétrica, no sentido de que consegue aspirar mais ar/combustível por ciclo, apenas isso. A faixa de maior economia é a menor rotação possível em determinada velocidade, ou seja, um câmbio tão longo que não deixasse o carro passar de 110km/h em WOT500EF escreveu:E por que motivo você quer alongar a relação desse jeito?
O monza tem torque máximo por volta dos 3.000, e a esta rotação, em quinta marcha, você estará viajando a uns 110 km/h.
Ou seja, perfeito para a velocidade máxima permitida na maioria de nossas estradas, justamente na faixa de rotação mais econômica do motor.
Além disso, se a 3000 você está a 110, a 6000 estaria a 220.Quer mais? Então providencia motor para empurrar, porque com 110 ~ 120 cv não vai dar não... hehehe

Alongar o câmbio é bom pra carro turbo
