PRECISO DE RECEITA

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: PRECISO DE RECEITA

Mensagem não lida por TheRipper »

500EF escreveu:E por que motivo você quer alongar a relação desse jeito?

O monza tem torque máximo por volta dos 3.000, e a esta rotação, em quinta marcha, você estará viajando a uns 110 km/h.

Ou seja, perfeito para a velocidade máxima permitida na maioria de nossas estradas, justamente na faixa de rotação mais econômica do motor.

Além disso, se a 3000 você está a 110, a 6000 estaria a 220. :shock: Quer mais? Então providencia motor para empurrar, porque com 110 ~ 120 cv não vai dar não... hehehe
Discordo de a faixa de torque máximo ser a faixa de rotação mais econômica. É a faixa de maior eficiência volumétrica, no sentido de que consegue aspirar mais ar/combustível por ciclo, apenas isso. A faixa de maior economia é a menor rotação possível em determinada velocidade, ou seja, um câmbio tão longo que não deixasse o carro passar de 110km/h em WOT :wink:

Alongar o câmbio é bom pra carro turbo :D
Monzorel
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Monzorel »

TheRipper escreveu:Como o Diego disse, isso não tem nada a ver com potência, e com com relação de câmbio. O seu já é bem longo, o meu dá 100km/h a cerca de 3.150rpm!
Caraca meu !!!

eu ando com o meu a 100KM a 2.300rpm

tem coisa estranha ai nao tem nao !!!!

160KM a 4.000rpm
Monza 2.0 89/90 Gasolina GNV, DH, VE modulo de comforto ,PME, TE, Preto Memphis, Suspençao preparada, Freio a disco nas quatro rodas, Rodas aro 15 Girus Racing GR-370, Pneu 195/55/15, Xenon 8000k ante comando, Painel digital, Computador de Bordo Tela de DVD 7pg
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Monzorel escreveu:
TheRipper escreveu:Como o Diego disse, isso não tem nada a ver com potência, e com com relação de câmbio. O seu já é bem longo, o meu dá 100km/h a cerca de 3.150rpm!
Caraca meu !!!

160KM a 4.000rpm
MOnzorel,
Seu monza provavelmente é à álcool, por isso essa rotação.

Abraço.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por TheRipper »

Monzorel escreveu:
Caraca meu !!!

160KM a 4.000rpm
Não, é isso mesmo, meu Monza é um S/R 86 a álcool, e pra você ter uma idéia, o câmbio original dele era ainda mais curto, mas quebrou e o antigo dono não achou do mesmo modelo, então colocou um mais longo. Seu câmbio é longo demais, bom para consumo e ruído, bom para preparação turbo, mas péssimo para preparação aspirada.
RENATO.POA
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por RENATO.POA »

Boa Tarde aos amigos!

Faço mais uma pergunta, o que eu ganharia taxando o cabeçote, adotando um sistema de escamento menos restritivo e um novo coletor de admissão o que seria ideal para o meu monza 2.0 a gasolina ficar um pouco mais esperto e andar mais solto um comando novo talvez? nada muito violento, ou seja uma preparação aspirada leve!
Sofreria muita diferença no consumo em regime normal de trabalho?
Quanto de potência eu ganharia, em que situação eu sentiria a maior diferença?

No aguardo!
Abraço
Tira o olho do meu monzão...rsrsrsrsrs
Projeto de injeção programável: viewtopic.php?f=4&t=23399
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Vou inverter a pergunta... hehehe

Quanto você quer a mais e quanto pretende gastar?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
RENATO.POA
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por RENATO.POA »

Na verdadade 500EF até disponho de algum valor R$2.000,00 mas não queria nada tão absurdo para não alterar muito o consumo (última média deu 9,2km/l) e nem a vida útil do carro, mas ficar com ele mais esperto, áquelas alterações que eu coloquei ali, no que daria, elas?

Valeu!
Tira o olho do meu monzão...rsrsrsrsrs
Projeto de injeção programável: viewtopic.php?f=4&t=23399
BR MONZA
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por BR MONZA »

RENATO.POA escreveu:Desculpem a insistência mas eu tive um monza 1988 2.0 movido a álcool que andava nestas condições (100kM/h a 2.000rpm), eu gostaria de reprodusir esta situação neste que é a gasolina!
Claro que o carro a álcool tinha mais potência, o que pergunto é deixar o Monza movido a gasolina com a mesma potência do àlcool resolveria, por isto que solicito uma dica a respeito é possivel reproduzir tal situação o que precisaria ser feito?

Abraço
Com certeza o erro aí estava no velocímetro ou você usava uma roda imensa :D . O modelo 1988 2.0 a álcool tem a relação da quinta de 0,71:1 e diferencial de 3,94:1 (nos 1.8 e no seu -gasolina 2.0 -é 4,19:1), assim a 2000rpm você estaria somente a 79,5Km/h (com pneus originais). Na marcação correta ele teria que estar a 2500rpm. Alongar a quinta marcha, colocando 100Km/h a 2000rpm, num motor com torque menor (16,2Kgfm do Carburado a gasolina ante 17,3Kgfm do 1988 a álcool) e a rotação mais elevada (3500rpm ante 3000 do 1988) não é nada aconselhável, você vai literalmente matar a sua quinta marcha. No seu atual monza, a 2500rpm (de quinta marcha) sua velocidade real é aproximadamente 94Km/h. A relação original, tanto do 88 quando do seu Classic SE, é perfeita pra receber um kit turbo ou qualquer outra preparação que propicie um aumento em toda a curva de potência. Caso você pretendesse fazer uma preparação aspirada no motor, ganhando potência em alta e sacrificando a eficiência volumétrica em baixa, o ideal seria encurtar e "fechar" o câmbio. Neste caso. poderia usar o câmbio do Kadett GS ou dos Monzas SR.
:smt023
Boooooorn to be WiiiiiiiiiiiiiiiiiLLLLd!
Responder