
Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina
- rafael_club
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Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)
farias tava vendo a mecanica do seu carro e reparei vc troco o cilindro mestre e o servo freio?parece bem novos 

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Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)
meu povo, tudo certo??
perguntinhas:
se eu levar esse kit de mangueiras dos links, eu terei todas as mangueiras necessárias do aquecimento do coletor, flauta à bomba, e aquecimento interno?
eu não me lembro como é lá atrás, por baixo do coletor.
a mangueira principal do radiador, superior e inferior, e a mangueira do reservatório de expansão ao radiador, eu vou trocar depois, pois essas são faceis de trocar, e estão boas ainda.
as de trás, do aquecimento, tubo, termostatica, estão rachando e vazando.
as mangueiras e tubos:
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=9389
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=15288
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=13304
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=13310
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=15876
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=3939
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=6636
alguém sabe também as medidas dos selos do bloco e cabeçote? eu vou aproveitar e comprar na nafil.
não, pior que não.
eu só dei uma borrifada com APC e um pano depois de agir, ficou assim!
http://www.lojamastercleaner.com.br/per ... litro.html
o APC não é ácido, é alcalino, não agride guarnições nem borrachas.
abs
perguntinhas:
se eu levar esse kit de mangueiras dos links, eu terei todas as mangueiras necessárias do aquecimento do coletor, flauta à bomba, e aquecimento interno?
eu não me lembro como é lá atrás, por baixo do coletor.
a mangueira principal do radiador, superior e inferior, e a mangueira do reservatório de expansão ao radiador, eu vou trocar depois, pois essas são faceis de trocar, e estão boas ainda.
as de trás, do aquecimento, tubo, termostatica, estão rachando e vazando.
as mangueiras e tubos:
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=9389
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=15288
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alguém sabe também as medidas dos selos do bloco e cabeçote? eu vou aproveitar e comprar na nafil.
fala Rafael!rafael_club escreveu:farias tava vendo a mecanica do seu carro e reparei vc troco o cilindro mestre e o servo freio?parece bem novos
não, pior que não.
eu só dei uma borrifada com APC e um pano depois de agir, ficou assim!
http://www.lojamastercleaner.com.br/per ... litro.html
o APC não é ácido, é alcalino, não agride guarnições nem borrachas.
abs
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Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)
cacete, dá pra sair formado com esse cara! oloco meu, manja demais!Rafaelo escreveu:tambem, mais é mais sucessivo a pico de tensao e ruidos oque causa queima, isso era no antigo sistema, nao é preciso adaptar, esses dissipadores sao de eletronica e informativa ja vem com fita adesiva, é so colocar atras, deu muito resultado o dissipador aquece bastante e ao ligar a ventoinha do radiador esfria automaticamente. custa barato e faz em 2 min a instalaçao do dissipador.
da impressao mais nao é. sistema HEI é desafado e nao se usa mais desde 1980. começou errado esse sistema que opera no limite por isso que queima facil por tensao alta. o H é de alta em ingles ele é um sistema de mais alta tensao que os antigos distribuidor, senao me engano sao 38k ate tenho um documento ingles sobre. contra o platinado sem comparaçoes, o HEI original é ate um certo ponto seguro, porem nao é confiavel. uma hora ele queima. coloque ele entao, so lembre*se que vai perder uma porta. se for MS2 tem de "sobra"
tem muita vantagem, so tem beneficio e sao todos comprovados, senao nao seria 98% dos carros do mundo feitos com essa engenharia atual, fora que a produçao pra empresa é zero o custo. literalmente zero comparado a fundição do aluminio, o plastico é injetado e sai aos kilos da extrusora...
tem uma coisa, a bomba DH vai bater no coletor adm, tu tem que trocar o reservatório e a bomba DH pelo modelo monza externo, como monza mpfi antigo que o reservatorio vai na parece corta fogo.
sim, é mais facil de apelidar ele assim. a palavra plastico é generico, nao define absulutamente nada, nylon 6.6 é um "plastico" de engenharia, diferente do plastico da Tupperware hahaha. viu como parece tudo igual dizendo plástico heheheh
alias, o monza desde 82 ja usava o tal "plastico" PAxGF (tampa do radiador,tubo distribuidor agua). hoje se expandiu pra tudo. meu cavalete agua é de nylon por exemplo.
Farias, o "problema" do EFI como no carburador é que a mistura ocorre no coletor, o coletor aquecido a 70° oque fica com o motor quente, o alcool a se chocar com o coletor quente evapora ajudando a misturar bem e isso ganha-se economia, se tu tirar o aquecimento o motor vai fica fraco. nao tem perigo, se grilar vai la no distribuidor e reduza o ponto.
o barulho característico "monza" é unico, mesmo que tu ponha um 16V ou 2.4 8V ou 1.6. ja viu kadett o som? muito parecido com o monza e usa o mesmo motor. vectra? totalmente diferente do monza, s10 nem se fala. tudo é devido a configuraçao(curvas,comprimento,diametro,silencioso) de cada carro, o meu monza tem som de monza muda quase nada devido o sistema especial.
entao tentar imitar um som de outro carro é impossivel. cada caso é um caso, o carro tem limitação na mudança de ronco.
parece ser F18 mais nao posso confirmar nao deu pra ver a janela de manunteçao. espia la fica do lado do bloco e bem no meio do cambio bem ali na flange do bloco.
entre a caixa de roda e caixa de ar, ou na ponta da caixa de ar, é onde solda as chapas.
legal, em breve vai estar trabalhando, é bom se agendar antes como esta fazendo pra nao ter erro. dae nao tem contra tempo, e ter isso é a pior coisa hehehe ja passei por isso e é bem chato.
então beleza, descartado o HEI, vou ficar de olho se encontro algum bosch original, mas usadinho no forum dos kadetteiros, quem sabe fisgo um por baixo valor! eu acho que tenho esses dissipadores de eletronica aqui em casa, vou dar uma olhada, se tiver amanhã mesmo já meto lá.
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sobre o coletor, o coletor plástico não tem aquecimento nenhum, nem a agua, nem a ar, correto?
então isso é bom ou ruim? pq vc disse que no caso do EFI, é bom pois o alcool evapora e já entra misturado lá na câmara e tem economia... mas o MPFI, tem os bicos quase atirando na cabeça das valvulas, um jato de alcool frio, aonde vai ocorrer essa mistura pra entrar tudo homogenizado?
pq se observar pelo lado leigo, é um ... coletor monstruoso, apenas pra puxar "ar", sem mistura nenhuma. o certo não seria os bicos estarem bem em cima do coletor, pra ocorrer uma mistura TOP, e já chegar tudo pronto lá?
conta pra gente!
- jesuino b ferreira
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Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)
34 mm,alguém sabe também as medidas dos selos do bloco
do cabeçote posso olhar,mas somente amanha cedo.
posto aqui :smt023
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Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)
Jesuino, valeu, fico aguardando!jesuino b ferreira escreveu:34 mm,alguém sabe também as medidas dos selos do bloco
do cabeçote posso olhar,mas somente amanha cedo.
posto aqui :smt023
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Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)
se achar o hall do kadett otimo, senao vai de HEI mesmo, existe o hall distribuidor do corsa EFI so nao confirmo se entra sem adaptaçao ao familia 2. era de ir num desmanche e comparar com qualquer distribuidor monza que achar.Fariaswolf escreveu:então beleza, descartado o HEI, vou ficar de olho se encontro algum bosch original, mas usadinho no forum dos kadetteiros, quem sabe fisgo um por baixo valor! eu acho que tenho esses dissipadores de eletronica aqui em casa, vou dar uma olhada, se tiver amanhã mesmo já meto lá.
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nada, MPFI nao necessitas aquecer o ar. é oco, passa apenas o ar. antigamente(TB mecanica) dos antigos C20NE MPFI a TB era aquecido, mais aquilo foi um fracasso total, tanto de vazamento como de entupimento quanto de funcionabilidade. nao esquenta o ar, e quando aquece, aquece o ar onde nao precisa(aquece o ar com o motor quente e nao para de aquecer) :smt005 ou seja se torna um estorvo.Fariaswolf escreveu: sobre o coletor, o coletor plástico não tem aquecimento nenhum, nem a agua, nem a ar, correto?
tanto é que logo foi abandonado em meados de 97 ate os dias de hoje aquecimento de TB em MPFI. acho que o cara que projetou viajou total, se esqueceu da transferencia termica do cabeçote ao coletor de aluminio que tem o mesmo papel, sei la uma coisa muito estranha isso. tanto é que arranquei da minha TB nova isso heheheh
MPFI nao tem funçao aquecer o ar, o jato sai no pe da valvula evaporando o alcool,depois a valvula abre sugando o ar e o vapor e se mistura ali mesmo por isso é chamado MPFI(P de port) , EFI é importantíssimo aquecer o ar e o combustivel pra nao condensar e gotejar no coletor, isso torna o motor muito fraco e gastao. o vacuo nao suga o vapor e sim condensação nas paredes do coletor. tenho um documento tecnico que fala sobre isso, bem interessante.Fariaswolf escreveu: então isso é bom ou ruim? pq vc disse que no caso do EFI, é bom pois o alcool evapora e já entra misturado lá na câmara e tem economia... mas o MPFI, tem os bicos quase atirando na cabeça das valvulas, um jato de alcool frio, aonde vai ocorrer essa mistura pra entrar tudo homogenizado?
um coletor é mais que um simples cano dobrado, o coletor grande é pra manter vacuo(vide sala de plenum) isso deixa o motor melhor em baixa pq estoca vacuo, se notar ITB(aquelas cornetinha de moto e motor e alta rotaçao) nao tem estocagem de vacuo em baixa, uma bost-a com ele frio e em baixa rpm, nunca um carro de passeio vai ter isso vai contras as regras de economia e torque em baixa, o torque se evapora rsrsrsrs assim. entao quanto "maior" coletor mais estável fica.Fariaswolf escreveu: pq se observar pelo lado leigo, é um ... coletor monstruoso, apenas pra puxar "ar", sem mistura nenhuma. o certo não seria os bicos estarem bem em cima do coletor, pra ocorrer uma mistura TOP, e já chegar tudo pronto lá?
a mistura no MPFI é como te falei, so vai ocorrer ao abrir a adm ainda dentro da porta e outra parte no cilindro ao ser puxado, ou seja nao a perdas no MPFI como no EFI. ja que logo é a compressao. no EFI a mistura tem que passar pelo caminho mais longo(coletor) é mais demorado.... dae perde a eficiência com esse atraso.
pelo contrario, se fizer isso se perde a mistura pq ela fica ociosa no coletor ou demora pra ser sugada... ou ainda pode condensar quando frio especialmente o coletor aluminio que gela. tenta desativar o aquecedor e o ar quente do EFI no dia frio mesmo na gasolina ele fica falhando ou oscilando e nao deixa a RPM lisa estaqueada no alvo, é pq o coletor nao aqueceu e esta sugando gota em vez de vapor.
por isso que o MPFI nao precisa de aquecimento e isso explica tua pergunta anterior. ja que a mistura é dentro do cilindro evapora e mistura tudo la rapidamente.
no MPFI a valvula adm ta quente(mesmo com o motor frio, o overlap,compressao,explosao aquece ele em 1min de motor ligado) ao enguiçar cai na cabeça e evapora. se tu ver o funcionamento do meu motor E100 em dias de 13° tu fica espantado tamanha estabilidade da RPM, nao oscilada nada parece que esta a 100°. quando chegar o inverno faço um video. ano passado tava montando ainda.
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Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)
.
Na questao do coletor que o Fariaswolf falou, nao precisa de combustivel dentro do coletor por N motivos, no sistema EFI assim como nos carburados, ele nao emulsiona o suficiente (mistura de combustivel em forma de gas com o ar) e precisa "percorrer" o coletor emulsionando pra chegar na camara bem misturado, porem os veiculos de 4 bicos possuem uma tecnologia tao avançada que seria quase equivalente aqueles umidificadores de ar que "pegam" a agua e vibram ela com uma frequencia tao alta que a agua c "quebra" formando uma nuvem, o combustivel é "jogado" dentro da camara tao pulverizado, que ao c misturar com o ar que vem do coletor emulsiona instantaneamente, ja ficando pronto pra "explodir" dentro da camara.
isso é o basico a respeito de coletor, existe uma infinidade de circunstancias, variaveis que impactam nesta "pulverizaçao" do combustivel, atraves de todo o sistema de admissão para alcançar uma mistura estequiométrica perfeita (proporçao, temperatura)
O coletor de admissao é muito importante quanto a comprimento, e no carro tudo é muito relativo, um coletor "longo" favorece em baixa, mas em alta seria melhor ele mais curto,(volume de reserva de ar) por isso ja conseguiram desenvolver coletores variaveis, (V.I.S) que funcionam igual a comandos variaveis (V V T I), que tem a mesma regra: existe um formato que fica bom em alta e um formato que fica bom em baixa, hoje ja existem sistemas que fazem este "dimensionamenteo" de acordo com a "demanda" c adequando as muitas condiçoes de uso, para alcançar a tao sonhada combinaçao desempenho x consumo !!
Tem muito material sobre o assunto, tem este, por exemplo:
http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... COObsw0rT0
abraço
Na questao do coletor que o Fariaswolf falou, nao precisa de combustivel dentro do coletor por N motivos, no sistema EFI assim como nos carburados, ele nao emulsiona o suficiente (mistura de combustivel em forma de gas com o ar) e precisa "percorrer" o coletor emulsionando pra chegar na camara bem misturado, porem os veiculos de 4 bicos possuem uma tecnologia tao avançada que seria quase equivalente aqueles umidificadores de ar que "pegam" a agua e vibram ela com uma frequencia tao alta que a agua c "quebra" formando uma nuvem, o combustivel é "jogado" dentro da camara tao pulverizado, que ao c misturar com o ar que vem do coletor emulsiona instantaneamente, ja ficando pronto pra "explodir" dentro da camara.
isso é o basico a respeito de coletor, existe uma infinidade de circunstancias, variaveis que impactam nesta "pulverizaçao" do combustivel, atraves de todo o sistema de admissão para alcançar uma mistura estequiométrica perfeita (proporçao, temperatura)
O coletor de admissao é muito importante quanto a comprimento, e no carro tudo é muito relativo, um coletor "longo" favorece em baixa, mas em alta seria melhor ele mais curto,(volume de reserva de ar) por isso ja conseguiram desenvolver coletores variaveis, (V.I.S) que funcionam igual a comandos variaveis (V V T I), que tem a mesma regra: existe um formato que fica bom em alta e um formato que fica bom em baixa, hoje ja existem sistemas que fazem este "dimensionamenteo" de acordo com a "demanda" c adequando as muitas condiçoes de uso, para alcançar a tao sonhada combinaçao desempenho x consumo !!
Tem muito material sobre o assunto, tem este, por exemplo:
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abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
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Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)
isso mesmo Deco, o coletor é quem mistura a Mistura, sabe quem é mais eficiente ainda? os injeção direta, cai na cabeça do pistao o jato e evapora bem melhor. se ganha muito, nao em potencia, alias, nem os mpfi SFI(seq) ganham ao contrario que alguns pesam. oque tem é um aumento na curva de torque em baixa e media rpm entre outras melhorias.DÉCO escreveu:Na questao do coletor que o Fariaswolf falou, nao precisa de combustivel dentro do coletor por N motivos, no sistema EFI assim como nos carburados, ele nao emulsiona o suficiente (mistura de combustivel em forma de gas com o ar) e precisa "percorrer" o coletor emulsionando pra chegar na camara bem misturado
a escala da eficiência volumétrica é do menos pra o mais eficiente.
* carburador
* EFI
* MPFI
* FSI/TSI/
http://www.bosch-tecnologiaautomotiva.c ... ion_1.html
verdade, o comando de variaçao venho justamente pra ajudar nisso.DÉCO escreveu:O coletor de admissao é muito importante quanto a comprimento, e no carro tudo é muito relativo, um coletor "longo" favorece em baixa, mas em alta seria melhor ele mais curto,(volume de reserva de ar) por isso ja conseguiram desenvolver coletores variaveis, (V.I.S) que funcionam igual a comandos variaveis (V V T I), que tem a mesma regra: existe um formato que fica bom em alta e um formato que fica bom em baixa, hoje ja existem sistemas que fazem este "dimensionamenteo" de acordo com a "demanda" c adequando as muitas condiçoes de uso, para alcançar a tao sonhada combinaçao desempenho x consumo !!
por exemplo:
um motor a 35°C precisa de mais combustivel que a 95°
um motor a 35°C gera menos torque que a 95°
boa parte da densidade do ar(mais frio mais peso o ar) outra parte por deficiência na evaporação do combustivel por tudo esta frio, inclusive o combustivel(sim ele aquece ao usar o carro). é ae que entra a variaçao na abertura das valvula
* motor frio atrasa totalmente a abertura, deixando o motor mais "trancado" nos gases, gerando mais calor, mais torque em baixa.
* motor quente adianta a aberta quando nao tem carga e a rotaçao sobe muito rapido. gerando mais potencia
* tem outras variaçoes nessa função que nao lembro, outra é motor em carga, outra por temp, outra por rpm, em fim...
seria uma polia commando regulavel "automatizada" o comando variavel.
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