coy escreveu:...
Atenção que este oleo é apenas para a caixa de marchas manual.
4 por coyrj, no Flickr
Leia mais sobre como trocar o oleo de caixa clicando aqui
Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina
- coy
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza Club
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: GNV
- Injeção: EFi
Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina
Para o cambio use 2 litros de óleo Ipiranga isafluid 556, será interessante esta troca afinal vc não sabe como era a manutenção deste carro.
Editado pela última vez por coy em 15 Fev 2014, 11:47, em um total de 1 vez.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
MARCONI ALBERT
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
duvido muito que tenha força,especialmente em campo aberto e parafuso dessa massa toda, o mais indicado é um queimador glp, compre um, é muito importante ter um, o queimador é barato, e o butijao 5kg nao custa mais de 20 reais. oque vai gastar de luz e tempo, no a gas faz rapido e com mais eficiencia.Fariaswolf escreveu:eu tenho soprador térmico, vai até uns 700º, bem, é oque diz a caixa. ajuda pra remover os parafusos das travessas?
bobagem isso, coisa de monza! precisa sim, a engenharia de hoje indica a troca a cada tempos, isso vem da epoca do omega,vectra,astra,etc e na atual, afinal oleo é oleo e tem validade e durabilidade como qualquer oleo, nao acredite tudo que esta no manual do monza.Fariaswolf escreveu:mais duas: o óleo do cambio, no manual diz que não precisa trocar, nem o da bomba da direção. o que eu faço, troco os dois?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Modelo: - SELECIONE --------
Coy,
pode deixar, vou trocar o óleo da caixa também. uma pena que é vendido em embalagens de 500ml, fazem de tudo pra comprar vários produtos pequenos... no opala, usava SAE90, 1 litro saia 9 reais.
-----------------------------------
Rafaelo, o problema nao é o GLP, eu tenho um aqui, tenho o botijão, o problema é ligar ele lá na garagem, no subsolo, e a vizinhança ver eu com um maçarico perto do carro deles.
mas eu vou tentar, só não garanto que vou conseguir.
é complicado trocar o fluido da direção, sem o motor no lugar? ou precisa dele girando a bomba pra fazer isso?
--------------------------
perguntas, perguntas:
- meu carro tem uma vibração excessiva na hora que está saindo... treme muito. todos os coxins foram trocados por novos. pode ser coxins de marca ruim? toda vibração é passada pra carroceria.
- embreagem, troco agora? já fiz o teste de deixar o cambio em terceira, e soltar o pé da embreagem, demorou uns 2 segundos pra morrer, procedimento do manual LUK.
uma coisa que eu reparei no tópico do Coy, ele mostra a junta do cabeçote podre, com um furo.
se vcs repararem uma coisa, a junta do monza, tem só um furinho pra passar a agua por ali. isso não pode ser melhorado, rasgando esse furo e liberando o fluxo de agua pro cabeçote?
reparem:
e não, o correio não me entregou os pistões hoje, ficou pra segunda.
pode deixar, vou trocar o óleo da caixa também. uma pena que é vendido em embalagens de 500ml, fazem de tudo pra comprar vários produtos pequenos... no opala, usava SAE90, 1 litro saia 9 reais.
-----------------------------------
Rafaelo, o problema nao é o GLP, eu tenho um aqui, tenho o botijão, o problema é ligar ele lá na garagem, no subsolo, e a vizinhança ver eu com um maçarico perto do carro deles.
é complicado trocar o fluido da direção, sem o motor no lugar? ou precisa dele girando a bomba pra fazer isso?
--------------------------
perguntas, perguntas:
- meu carro tem uma vibração excessiva na hora que está saindo... treme muito. todos os coxins foram trocados por novos. pode ser coxins de marca ruim? toda vibração é passada pra carroceria.
- embreagem, troco agora? já fiz o teste de deixar o cambio em terceira, e soltar o pé da embreagem, demorou uns 2 segundos pra morrer, procedimento do manual LUK.
uma coisa que eu reparei no tópico do Coy, ele mostra a junta do cabeçote podre, com um furo.
se vcs repararem uma coisa, a junta do monza, tem só um furinho pra passar a agua por ali. isso não pode ser melhorado, rasgando esse furo e liberando o fluxo de agua pro cabeçote?
reparem:

e não, o correio não me entregou os pistões hoje, ficou pra segunda.
-
- MODERADOR
sei, bom, tenta no soprador, senao liga o queimador. nao esqueça de dar umas paulada na cabeça do parafuso com martelo, mais de leve apenas pra quebrar a tensao superficial, faça isso com ele aquecido.Fariaswolf escreveu: Rafaelo, o problema nao é o GLP, eu tenho um aqui, tenho o botijão, o problema é ligar ele lá na garagem, no subsolo, e a vizinhança ver eu com um maçarico perto do carro deles.
sobre fluido da direção nao sei te responder nunca tive contato com isso. alguém vai te ajudar.
pode ser disco embreagem empenado, plato, rolamento. poderia ser os coxim mais se trocou nao deve ser... veja com ela esta a embreagem, meça ela, ve se o plato ta tudo certo sem avarias, volante idem, qualquer indicio de azulamento,risco tem que trocar tudo e retificar o volante. nosso gol ta iqual, ao sair treme todo e nos trocamos a embreagem nova e deu isso logo apos, nao sabemos se montaram errado ou ela venho com defeito, so sei que esta assim a muito tempo ate gastar ela vai ficar assim, oque ja deve estar quase perto. algo empenado deve estar.Fariaswolf escreveu: - meu carro tem uma vibração excessiva na hora que está saindo... treme muito. todos os coxins foram trocados por novos. pode ser coxins de marca ruim? toda vibração é passada pra carroceria.
sobre a junta é assim, tem o modelo com mais furos, nao tem problema algum usar a do monza antigo ou a nova moderna, so nao pode abrir furos aleatoriamente pq é ele que controla o fluxo pro cabeçote se abrir demais nao da pressao e nao sobe a agua.
-
estive lendo o tópico do Coy, Rafaelo, vc recomenda usar graxa de aluminio ou cobre nos parafusos do cabeçote. 100 pilas um pote....
eu, uma vez fiz uma graxa, peguei a base da graxa de rolamentos (azul) e joguei um tubo inteiro de grafite. ela ficou preta, mais densa. não dá pra fazer o mesmo no caso dos parafusos do cabeçote, "ralando" aluminio na graxa?
faço sim pra retirar os parafusos.
eu vou tirar as torres também, vou dar um trato nelas superficial, só uma limpeza, caixa de roda, etc.
----------------------------------
então cara, essa vibração na verdade, é mais ou menos assim...
- carro em uma subida, não tão inclinada, uma subida normal, vc bota a primeira, acelera até uns 1100 1200rpm, e tenta sair, ele dá aquela tremida de motor fraco, e a rotação cai quase a ponto de morrer, aí tem que pisar em meia embreagem, acelerar mais 1300/1500rpm, e ai vai saindo devagar com ele. dessa forma não vibra.
mas a vibraçao, no caso, se fosse embreagem, o pdal da embreagem também vibraria, correto?
o cara não pode ter usado coxins duros demais, de marca paralela?
eu, uma vez fiz uma graxa, peguei a base da graxa de rolamentos (azul) e joguei um tubo inteiro de grafite. ela ficou preta, mais densa. não dá pra fazer o mesmo no caso dos parafusos do cabeçote, "ralando" aluminio na graxa?
faço sim pra retirar os parafusos.
eu vou tirar as torres também, vou dar um trato nelas superficial, só uma limpeza, caixa de roda, etc.
então cara, essa vibração na verdade, é mais ou menos assim...
- carro em uma subida, não tão inclinada, uma subida normal, vc bota a primeira, acelera até uns 1100 1200rpm, e tenta sair, ele dá aquela tremida de motor fraco, e a rotação cai quase a ponto de morrer, aí tem que pisar em meia embreagem, acelerar mais 1300/1500rpm, e ai vai saindo devagar com ele. dessa forma não vibra.
mas a vibraçao, no caso, se fosse embreagem, o pdal da embreagem também vibraria, correto?
o cara não pode ter usado coxins duros demais, de marca paralela?
-
- MODERADOR
tem que colocar, tu pode achar por bisnaga que é mais em conta , loctite é caro porem tem muito ali dentro. pode fazer com grafite, nessa situação que a graxa nao chega a mais de 150°(bloco motor no max 100°) da pra fazer, apesar que nao fica iqual é melhor que oleo de motor puro ou graxa.Fariaswolf escreveu:estive lendo o tópico do Coy, Rafaelo, vc recomenda usar graxa de aluminio ou cobre nos parafusos do cabeçote. 100 pilas um pote....
é exatamente isso que acontece com problema de embreagem, nosso gol é o mesmo, meia embreagem e acelerar senao apaga. pode ser coxim ruim de marca, mais nao creio que seja.
-
Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)
bom, saiu pra entrega denovo, aguardando aqui pra liberar fotos pra vcs.
rafaelo, não pode ser volante espelhado, e a embreagem dá umas "quicadas" no volante liso, causando a vibração?
por acaso algum monzeiro que esteja com o carro rodando, poderia fazer esse teste de vibração?
rafaelo, não pode ser volante espelhado, e a embreagem dá umas "quicadas" no volante liso, causando a vibração?
por acaso algum monzeiro que esteja com o carro rodando, poderia fazer esse teste de vibração?
-
- MODERADOR
Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)
problema se fosse volante empenado daria em qualquer situaçao vibração. mesmo nao acomplando a embreagem, especialmente se aumenta-se a rotaçao como por exemplo ponto morto e acelerar, o desbalanceamento passaria pro carro todo.
quando desmontar a embreagem e plato um lado estara mais gasto. meça com paquimetro que vai descobrir, e é bom passar o volante no torno pra deixar novo.
quando desmontar a embreagem e plato um lado estara mais gasto. meça com paquimetro que vai descobrir, e é bom passar o volante no torno pra deixar novo.