ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
gabri_hawk
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Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo

Mensagem não lida por gabri_hawk »

Savio Almeida escreveu:Melhor que medir com o multímetro entre as escovas é medir diretamente no coletor, pois as escovas tocam mais do que um enrolamento por vez. Para isso o induzido tem que estar fora do motor.

Cada enrolamento é individual e começa numa sapatinha do coletor e termina na sapatinha do lado oposto. Sapatinhas são aquelas fitas de cobre que ficam de comprido em volta do coletor. O coletor é aquele tamborzinho cheio destas sapatinhas de contato em uma das pontas do induzido, e onde ocorrem os contatos das duas escovas, uma de cada lado.
Foi exatamente o que disse , o que você chama de "coletor" eu chamo de "comutador" e, é claro ,é medido com a tampa fora ou induzido fora , e óbvio sem as escovas . :wink:

Imagem
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gabri_hawk
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Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo

Mensagem não lida por gabri_hawk »

Amigo Dmagno , o que acontece na verdade é que por se tratar de um motor de baixa tensão e corrente alta , ele tem enrolamentos relativamente pequenos. A resistência ôhmica dele ao multímetro é realmente muito baixa e acho muito pouco provável que ,caso haja alguma alteração nesse motor que eleve o consumo , você o detecte com o ohmímetro. Vai ser sempre muito próximo de 0 ohms.

Indo um pouco mais a fundo , todo indutor se opõe a variações bruscas de corrente produzindo o que se chama de força contra-eletromotriz . Essa força induz uma corrente no sentido inverso a corrente de operação. Lembre-se que cada bobina do seu induzido é acionada muitas vezes por segundo pelas escovas o que gera correntes contra-eletromotrizes o tempo todo. Essa corrente em sentido inverso diminui a corrente de operação da bobina , na prática elevando a sua resistência. Assim , embora a resistência "estática" que você mediu com o ohmímetro seja baixíssima , a resistência "dinâmica" (motor em funcionamento) é bem mais alta .

Aqui vai uma explicação detalhada : http://www.dsee.fee.unicamp.br/~sato/ET515/node18.html

Um abraço , Gabriel Cavalcante .
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dmagno
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Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo

Mensagem não lida por dmagno »

gabri_hawk escreveu: acho muito pouco provável que caso haja alguma alteração nesse motor que eleve o consumo , você o detecte com o ohmímetro.
Concordo.

Eu vou montar o ventilador no local e medir o consumo diretamente no fusível, quem sabe o problema não está na questão da baixa qualidade do mesmo (fusível).

Que bom achar pessoas com um ótimo entendimento na área e boa vontade em ajudar como vocês. Isso enriquece (e diferencia) em muito este fórum.
dmagno
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Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo

Mensagem não lida por dmagno »

Instalei o motor no lugar e realizei as medidas de corrente diretamente no fusível de 30A (coloquei as ponteiras do amperímetro no lugar do fusível).

Resultados:

Chave seletora na posição I: 3A
Chave seletora na posição II: 7A
Chave seletora na posição III: 11A
Chave seletora na posição IV: 17A
Chave seletora na posição IV + AR CONDICIONADO: 20A (no Kadett (não sei no Monza) este mesmo fusível tanto é para a ventilação interna como para o ar-condicionado (imagino o compressor).

Removi do local a caixa de fusíveis para uma inspeção visual. O fio que sai do fusível vai para um relé. Tudo esquenta bastante, fio, fusível e relé na velocidade IV.

Achei interessante o seguinte fato: tateando com a mão todos os fios da caixa do fusível, encontrei um que esquenta até mais do que este do ventilador interno. Ele vai para o relé do ventilador do arrefecimento. Não medi a sua corrente de consumo, mas a julgar pela temperatura dele, deve estar acima dos 20A.

Bom, em resumo, será que está tudo normal e a questão é o fusível de baixa qualidade? Estou pensando em comprar aquele térmico do Mercado Livre.
gabri_hawk
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Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo

Mensagem não lida por gabri_hawk »

Fusiveis quando em situaçao de excesso de corrente constante, abrem rápido. Quanto tempo o seu fusível leva para abrir se estiver com tudo ligado ? Ou ele assim como no meu caso se aquecia demais derretendo o plastico e forcando um mal contato na cx de fusiveis ?
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dmagno
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Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo

Mensagem não lida por dmagno »

gabri_hawk escreveu:Fusiveis quando em situaçao de excesso de corrente constante, abrem rápido. Quanto tempo o seu fusível leva para abrir se estiver com tudo ligado ? Ou ele assim como no meu caso se aquecia demais derretendo o plastico e forcando um mal contato na cx de fusiveis ?
Ele derretia e, por vezes, abria.

Instalei hoje pela manhã, no lugar do fusível original , aqueles fusíveis maiores que normalmente o pessoal usa em módulo de som, farol de milha e etc...de mesma amperagem (30A).

Imagem

Também, ao remover a caixa de fusível do lugar, observei algumas emendas nos fios deste circuito, então deixei o mínimo de emenda possível e apliquei solda. O soquete do fusível original estava todo derretido (na caixa de fusíveis).

Com o novo fusível a temperatura parece estar mais tranquila (mas ainda esquenta bem) e o mesmo não está derretendo e/ou abrindo, ao menos até agora.

Supondo que o consumo do ventilador esteja correto, que seja elevado (o que conforme documentação que postei acima pode ser realmente), espero então que o problema tenha sido resolvido! Vamos ver!
gabri_hawk
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Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo

Mensagem não lida por gabri_hawk »

Tá com cara de má qualidade do fusível mesmo ! Igualzinho comigo . Tomara que seja só isso . Abraço tô acompanhando :smt023
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dmagno
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Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo

Mensagem não lida por dmagno »

Até a presente data, normal!

:smt023
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